Um dos esportes que tem ganho muito espaço no Brasil é o futebol americano, no entanto, ao assistir a um jogo sem instrução pode ser um pouco confuso. Por esta razão, nesse post vamos aprender alguns termos básicos que podemos ouvir ao longo de uma partida. Vale ressaltar que muitos desses termos não possuem uma equivalência exata em português, e alguns deles foram adaptados do próprio inglês.


Entenda um pouco sobre a liga

A NFL (National Football League) é o nome da liga oficial de futebol americano que possui 32 times. A liga é separada por duas conferências com 16 times cada: NFC (National Football Conference) e a AFC (American Football Conference).

A final da NFL, conhecida como Superbowl é o resultado de uma temporada regular de 17 semanas e 3 semanas de playoffs, onde o melhor time da NFC joga contra o melhor time da AFC.

Agora, vamos aos termos.

To do a touchdown / To score a touchdown Fazer um touchdown

Touchdown é uma maneira de score a point [marcar um ponto] no futebol americano. A touchdown equivale a 6 pontos. Para score a touchdown, a equipe precisa cross the endzone [cruzar a linha no final do campo]. Após o time score a touchdown, o mesmo tem direito de attempt an extra point [tentar fazer um ponto extra] que geralmente é um chute entre as traves e vale um ponto.

Existem duas maneiras de do a touchdown:


Touchdown pass bola lançada / jogada aérea


Rushing touchdown corrida / jogada terrestre

To kick a field goal / To score a field goal Chutar um field goal / Fazer um field goal

Uma outra forma de marcar ponto no futebol americano é através de um field goal kick. Quando um time chega muito próximo da endzone e não consegue score a touchdown, a equipe tenta kick a field goal para score 3 points. O field goal pode ser good ou no good.

Good field goal


No good field goal


Line of scrimmage Linha de scrimmage

A linha de scrimmage é uma linha imaginária que se estende a partir da posição da bola. Assistindo o jogo na TV, essa linha é feita no computador e geralmente é azul. Nem o time de ataque nem o time de defesa podem cruzar essa linha antes da bola ser movida para começar a jogada.

Fumble (the ball) Fambar* (a bola)

*termo adaptado do inglês para o português

O ato de deixar a bola cair enquanto a jogada ainda está rolando é conhecida como fumble. O fumble só ocorre quando ele perde o controle da bola antes de tocar um joelho no chão. Se o time de defesa recover a fumbled ball [recupera uma bola fambada], ele tem o direito de atacar.


(To get an) Interception (Pegar uma) interceptação 

A pass [um passo] pego pelo time de defesa é chamado de interceptação. Após essa ação o time que estava defendendo tem direito de atacar.


To tackle atacar / taclear*

*termo adaptado do inglês para o português

A ação de derrubar o jogador que está com a bola se chama to tackle.


To sack / To be sacked Sacar / Ser sacado

A ação de derrubar o quarterback [lançador] antes de lançar a bola se chama to sack.

A fair catch Fair catch

O ato de catch the ball [pegar a bola] chutada e não tentar avançar se chama fair catch, o jogador pode avisar o juiz simplesmente sinalizando ou ajoelhando. Após essa movimentação o time de ataque não pode nem encostar nesse jogador.

Essa bola pode vir a partir de a punt [chute dado após 3 tentativas de avanço de 10 jardas do time de ataque sem sucesso] ou a kickoff [chute realizado para começar o jogo ou após cada marcação de ponto].

A fair catch

A punt

A kickoff

E para finalizar, gostaríamos de compartilhar esse vídeo rápido sobre dinâmica do futebol americano que é bastante esclarecedor!

Esperamos que tenham entendido um pouco sobre esse esporte tão popular dos Estados Unidos.

Take care, guys!