Usos do Present Continuous no Book 01

Todo aluno iniciante da inFlux que faz o Book 01 aprende a usar a língua inglesa do modo como ela é realmente usada no dia a dia. Isso significa que o objetivo no Book 01 é proporcionar aos alunos uma maneira direta de perceber a língua inglesa como ela é. O mesmo acontece nos demais livros da série. Afinal, o foco está na comunicação real com pessoas que falam inglês. As lições são voltadas para o aprendizado da língua de forma dinâmica, clara e rápida.

Assim, na Lesson 16 do Book 01 é apresentado um tempo verbal conhecido como Present Continuous. Infelizmente, muita gente acha que o segredo para dominar um tempo verbal é decorar tudo sobre ele. Mas, na verdade, o segredo para dominar um tempo verbal é saber usá-lo no momento correto e com as palavras certas. Isso é o que veremos a seguir em relação ao Present Continuous. Veja as sentenças abaixo:

I’m studying English now. (Estou estudando inglês agora.)
He’s taking a shower at the moment. (Ele está tomando banho no momento.)
They’re listening to music right now. (Eles estão ouvindo música agora.)
We’re playing games at the moment. (A gente está jogando vídeo game no momento.)

^D87353AEDF466F2B48E6DBF9CE7BF37F986C27EF5D2210B5E6^pimgpsh_fullsize_distr

Em todas as sentenças acima fica claro que as pessoas estão fazendo algo nesse exato momento. Ou seja, o que elas estão fazendo é agora e, portanto, elas talvez não possam parar para fazer outra coisa. Esse é um uso muito comum do Present Continuous: se você tiver de dizer que está fazendo algo agora, você deverá usá-lo sem problemas. Ou seja, agora você poderá dizer “I’m reading this English tip right now“, “estou lendo essa dica de inglês no momento“.

Mas no inFlux Book 01, na mesma Lesson 16, você aprende também que o Present Continuous pode ser usado para expressar coisas que acontecerão. Ou seja, ele é usado para expressar ações que faremos no futuro. Geralmente, coisas (compromissos, tarefas, viagens, reuniões, consultas) já agendadas, programadas, combinadas, etc. com antecedência. Veja os exemplos a seguir:

I’m traveling to Salvador next month. (Vou viajar para Salvador no mês que vem.)
We’re meeting her on Friday morning. (Nós vamos nos encontrar com ela na sexta de manhã.)
She’s throwing a party next week. (Ela vai dar uma festa na semana que vem.)
They’re going on a vacation in December. (Eles vão sair de férias em dezembro.)
He’s seeing the doctor tomorrow. (Ele vai ao médico amanhã.)

 

Muita gente costuma perguntar como saber a diferença. A dúvida geralmente acontece porque as pessoas prestam atenção apenas no meio da sentença. Isto é, elas prestam atenção no tempo verbal apenas e não na sentença inteira.

Veja bem! Nos primeiros exemplos dados no começo da dica, as sentenças terminam com expressões como “now“, “at the moment” e “right now“. Todas essas expressões indicam “agora“, “nesse momento“. Portanto, é assim que sabemos se as pessoas estão falando de algo que está acontecendo agora, nesse momento.

Já nas sentenças que indicam o futuro, foram usadas expressões de tempo que indicam o futuro: “next month“, “on Friday morning“, “next week“, “in December“. Ao lermos cada sentença percebemos que a pessoa está dizendo algo que ainda vai acontecer. Ou seja, elas estão se referindo ao futuro.

Em resumo, para saber a diferença você tem de saber usar as expressões que indicam o agora ou o futuro. Claro que dependendo do contexto, você às vezes não precisará usá-las. Mas, em uma prova, exame, concurso, vestibular, ENEM, etc., essas coisas ajudam você a entender melhor o que está sendo pedido. Além disso, para quem quer falar inglês isso também faz uma grande diferença. Pois, a pessoa não ficará preocupada com a regra gramatical, mas sim com o uso prático e real da língua. Portanto, a partir de hoje preocupe-se menos em decorar o nome do tempo verbal, ou as regras do tempo verbal; preocupe-se mesmo em aprender a usar isso na prática.

Essa é minha contribuição de hoje para o pessoal da inFlux. Espero que tenham gostado! E continuem preparando suas lições. Afinal, aprender inglês exige muito da sua motivação e vontade de aprender. Take care!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.