Um uso diferente do “I’d rather”

Hello!

Hoje trouxemos mais um post para te ensinar de maneira fácil uma estrutura que gera muitas dúvidas em diversos estudantes do idioma. Você provavelmente já se deparou com “I’d rather” quando alguém está expressando preferência entre uma coisa ou outra, certo?

O chunk que vamos te ensinar hoje é usado de maneira similar, mas difere na estrutura da frase, onde acaba gerando confusão em quem está aprendendo. Então, abra o seu Lexical Notebook para anotar o que aprender aqui. Faça suas anotações sempre em chunks para que elas sejam realmente efetivas na hora de revisar o conteúdo e praticar, afinal, anotar, revisar e praticar é crucial quando estamos aprendendo um idioma e o nosso app do Lexical Notebook conta com diversos recursos para te auxiliar nesta hora. Lá você consegue organizar suas anotações por categorias, criar seus próprios exemplos e ainda praticar com recursos como flashcards e quizzes. Let’s go!

Como mencionamos no começo, usamos “I’d rather” quando queremos demonstrar preferencia entre duas coisas como “I’d rather have pizza than hamburger” “Eu prefiro comer pizza do que hamburguer” mas, também podemos usar o I’d rather quando queremos dizer que preferíamos que alguém fizesse algo, como “Eu prefiro que você me conte a verdade” ou “Eu preferia que você ficasse aqui“, para isso, usaremos o chunkI’d rather (you)…”

I’d rather (you)… eu prefiro que (você)… / eu preferia que (você)…

 

Veja alguns exemplos:

I’d rather (you) told me the truth. Eu prefiro que (você) me conte a verdade. / Eu preferia que (você) falasse a verdade.

 

I’d rather (you) stayed here. Eu prefiro que (você) fique aqui. / Eu preferia que (você) ficasse aqui.

 

I’d rather (you) came with us. Eu prefiro que (você) venha com a gente. / Eu preferia que (você) viesse com a gente.

 

Notou que aqui o verbo que vem em seguida do rather é usado no passado em inglês mas não em português? Por isso, este é mais um dos diversos exemplos de porque aprender inglês com chunks é muito mais rápido e efetivo. Claro que você pode explicar essa estrutura de forma gramatical mas fica muito mais difícil se comunicar no dia a dia se você precisa lembrar de regrinhas para cada parte da frase que quer dizer não é? Os chunks são as combinações de palavras mais comuns em um idioma, ao aprender inglês por chunks você aprende o vocabulário de forma integrada, ou seja, ao invés de aprender Eu + prefiro + que + você, você aprende direto o chunk Eu prefiro que você e suas variações como Eu prefiro que você fique, Eu prefiro que você diga, Eu prefiro que você vá e assim vai. Com um pouco de prática, a partir do mesmo chunk você já é capaz de montar frases para diversas situações diferentes, aumentando a sua capacidade de comunicação exponencialmente. Então, não pense palavra por palavra, observe como o chunk funciona.

Sempre que quisermos dizer “eu prefiro que você...” ou “eu preferia que você…” em inglês, vamos usar “I’d rather you…” e em seguida um verbo no passado, observe no quadro abaixo algumas opções:

Vamos ver mais alguns exemplos com as opções do quadro. Perceba que podemos trocar a informação entre parênteses para adaptar a frase ao que desejamos dizer, por exemplo, podemos trocar “Eu preferia que (você) fosse” para “Eu preferia que (ela) fosse” etc.

I’d rather (you) didn’t tell them that. Eu prefiro que (você) não conte isso para eles. / Eu preferia que (você) não contasse isso para eles.

 

I’d rather (she) went home. Eu prefiro que (ela) vá para casa. / Eu preferia que (ela) fosse para casa.

 

I’d rather (you) cleaned your room. Eu prefiro que (você) limpe seu quarto. / Eu preferia que (você) limpasse seu quarto.

 

E, para terminar, mais alguns exemplos:

I’d rather (you) didn’t smoke here. Eu prefiro que (você) não fume aqui. / Eu preferia que (você) não fumasse aqui.

 

I’d rather (she) didn’t wear my dress. Eu prefiro que (ela) não use meu vestido. / Eu preferia que (ela) não usasse meu vestido.

 

Viu só como os chunks facilitam o seu aprendizado? Agora, tente criar seus próprios exemplos com o que aprendeu aqui no seu Lexical Notebook e não deixe de praticar!

Ficou alguma dúvida? Manda pra gente que te ajudamos!

Bye for now!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.