Escolher o país, comprar a passagem e reservar o hotel são etapas importantes para quem está planejando uma viagem para fora do país. Conforme a data vai se aproximando, porém, outras preocupações começam a surgir, principalmente sobre como arrumar a mala para uma viagem internacional.

Em meio a tantas mudanças e regras, organizar a bagagem perfeita pode demandar paciência e muito cuidado aos detalhes. Afinal, é preciso escolher as roupas certas, levar os acessórios imprescindíveis e não ultrapassar os limites de peso estipulado.

Abaixo, elencamos algumas dicas de como arrumar a mala para uma viagem internacional.  Boa leitura.

1 – Não exagere no peso das malas

Para evitar contratempos no terminal de embarque, assim como minimizar as dificuldades caso seja necessário utilizar transporte público na chegada, a primeira dica de como arrumar a mala para uma viagem internacional é evitar deixar as malas pesadas demais.

O ideal é levar somente os itens indispensáveis e deixar para comprar algumas coisas durante a viagem. Dependendo do país, é possível encontrar vestuários, em geral com qualidade superior e mais baratos.

2 - Escolha as roupas conforme a estação do ano

É difícil saber como arrumar a mala para uma viagem internacional se não acompanhar a previsão do tempo do seu destino. Se a estação do momento no local é o verão, é indispensável levar peças leves, roupas de banho, protetor solar e até um boné. Um casaco para não ser pego desprevenido em um final de tarde também é uma boa pedida.

Caso seja inverno, procure montar alguns looks previamente, dando preferência a peças de cores neutras e que combinem mais facilmente entre si. Leve um casaco mais grosso e outro mais leve. Lembre-se que, caso o frio esteja pior do que o esperado, é possível adquirir outro durante a viagem.

Independentemente da estação, aposte em sapatos confortáveis.

3 – Fique atento ao limite de peso das malas

Em voos internacionais, o peso permitido para ser despachado é de até 32 quilos. Pode parecer bastante, mas é importante lembrar que algumas malas têm peso superior, limitando ainda mais a quantidade de roupas.

Além dessa mala, cada pessoa tem direito a levar uma bolsa ou uma mochila consigo. Na chamada bagagem de mão, é possível carregar os pertences pessoais e itens de valor, como aparelhos eletrônicos, documentos e dinheiro.

Ela costuma ser pesada ou medida na hora do check-in e também passa pelo raio-x no momento do embarque.

4 – Verifique como os objetos devem ser transportados

Por questão de segurança, alguns produtos são proibidos na bagagem de mão, como:

  • Objetos pontiagudos e cortantes, como alicate de unha, facas, agulha e lâmina de barbear;
  • Substâncias explosivas ou inflamáveis;
  • Equipamentos esportivos, como tacos de golfe e skate.

Quanto à bagagem despachada, o ideal é evitar transportar objetos de valor. Caso seja realmente necessário, é imprescindível declarar os bens ainda no check-in. Mediante o pagamento de uma taxa, a empresa passa a se responsabilizar pelas malas.

É importante conferir, antes de tudo, a lista completa de produtos proibidos e liberados para saber como arrumar a mala para uma viagem internacional e não ter problemas indesejados.


Agora que você já sabe como arrumar a mala para uma viagem internacional, aproveite para conferir outros artigos do blog da inFlux.