Tradições de Ano Novo nos países hispanófonos

É tempo de festa, tempo de comemorar o início de um novo ano e cada um tem uma forma de fazer isso, um costume, um ritual. E isso também acontece nos países hispanófonos que são os países onde se fala espanhol. Hoje vamos te mostrar algumas tradições de Ano Novo em países como Espanha, Argentina, Chile e outros. Que tal aprender a falar sobre essas tradições em espanhol?

Antes de começar, acesse o aplicativo Cuaderno de Léxicos ou Lexical Notebook crie uma categoria para as tradições do Ano Novo e procure usar exemplos reais, pois isso te ajuda a assimilar o conteúdo e assim aprender espanhol de maneira prática com as combinações de palavras. 

Agora veja algumas tradições de Ano Novo nas frases abaixo, lembre-se de ouvir os áudios com bastante atenção na pronúncia, perceba o som que as palavras tem quando estão dentro da frase pois isso te ajuda a desenvolver a sua capacidade de compreensão auditiva.

Celebraciones de Año Nuevo Comemorações de Ano Novo

 


cena de Nochevieja ceia de Reveillon

 

La cena de Nochevieja debe ser en torno a una abundante mesa, para que el Año Nuevo sea de abundancia. A ceia de Reveillon deve ser em volta de uma mesa abundante, para que o Ano Novo seja de abundância.

 


brindis de Año Nuevo brinde de Ano Novo

 

El brindis de Año Nuevo se hace con vino espumoso y se cree que traiga suerte para el nuevo año. O brinde de Ano Novo se faz com espumante e se acredita que ele traga sorte para o novo ano.

 

Incluso, hay quien diga que trae suerte quebrar las copas después del brindis de Año NuevoInclusive, há quem diga que traz sorte quebrar as taças após o brindi de ano Novo.

 


espectáculos pirotécnicos shows pirotécnicos

 

A quien le gustan los fuegos artificiales es tradición ir a ver los espectáculos pirotécnicos. Para quem gosta de fogos artificiais é tradição ir ver os shows pirotécnicos.

 

Los espectáculos pirotécnicos empiezan al final del conteo regresivo. O shows pirotécnicos começam ao fim da contagem regresiva.

 


comer 12 uvas comer 12 uvas

 

Se cree que comer 12 uvas, una para cada campanada trae suerte para los 12 meses del Año Nuevo. Se acredita que comer 12 uvas, uma para cada badalada traz sorte para os 12 meses do Ano Novo.

 

Pero hay quien diga que comer 12 uvas ayuda a cumplir todos los deseos y proyectos del nuevo año. Mas tem quem acredite que comer 12 uvas ajuda a realizar todos os desejos e projetos do novo ano.

 


comer lentejas comer lentilhas

 

Te puedes comer un plato de buena suerte, o sea un plato de lentejasVocê pode comer um prato de boa sorte, ou seja um prato de lentilhas.

 

Pero se debe comer una cucharada de lentejas justo cuando el reloj indique el cambio de año y así el año nuevo será de abundancia y prosperidad. Mas deve-se comer uma colherada de lentilhas exatamente quando o relógio indique a troca de ano e assim o ano novo será de abundância e prosperidade.

 


Mas se o que você quer fazer no ano que está começando é viajar muito, então atenção as estas tradições, note que a frase começa sempre igual.

Si quieres hacer muchos viajes… Se você quer viajar muito você pode…

 

…toma una maleta y vete a dar unas vueltas por la cuadra.  …pegue uma mala e vá dar unas voltas na quadra.

 

…súbete a la mesa con una maleta en manos. …suba na mesa com uma mala nas mãos.

 

…párate en la puerta con la maleta en la mano. …pare na porta coma mala na mão.

 


Você já ouviu falar que temos que escolher a roupa íntima de acordo com o que esperamos do novo ano? Que tal conhecer o significado de cada cor para não perder a oportunidade de fazer a melhor escolha?

Conoce el significado del color de la ropa interior. Conheça o significado da cor da roupa íntima.

 

Blanco: paz, armonía y salud Branco: paz, harmonia e saúde

 

Anaranjado: entusiasmo y vitalidad Laranja: entusiasmo, vitalidade

 

Verde: esperanza, salud y protección Verde: esperança, saúde e proteção

 

Rojo: amor, pasión y fuerza Vermelho: amor, paixão e força

 

Amarillo: dinero, negocios y prosperidad Amarelo: dinheiro, negócios e prosperidade

 

Azul: racionalidad y equilibrio Azul: razão e equilíbrio

 

Rosa: romance y amor Rosa: amor e romance

 

Morada: espiritualidad Roxo: espiritualidade

 

Negra: lujo Preto: luxo

 

Seguem algumas dicas em forma de tradição para que o ano que está chegando seja maravilhoso:

Si el año anterior no fue bueno, recuerda de quemar el calendario y dejar para atrás todo lo malo. Se o ano anterior não foi bom, lembre-se de queimar o calendário e deixar para traz tudo de ruim.

 

Hoy es bueno estrenar algo, especialmente alguna prenda de ropa, eso te cargará de optimismo. Hoje é bom estrear algo, especialmente uma peça de roupa, isso te carregará de otimismo.

 

¡Feliz Año Nuevo!

 

Agora que você conhece o vocabulário das tradições de Ano Novo em espanhol, que tal contar para nós qual das tradições você mais gosta? Para isso revise o uso do verbo gustar no post: Usando o verbo gustar em espanhol.

Se tiver alguma dúvida, envie para nós através do Envie sua Dúvida ou deixe nos comentários.

¡Feliz Año Nuevo!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.