No inglês, assim como no português, nos deparamos com vários sotaques diferentes. Dentre esses vários sotaques em inglês temos, por exemplo, o sotaque britânico, falado na Inglaterra, o sotaque irlandês, escocês, australiano, etc. Normalmente, nos filmes e séries temos mais contato com o sotaque americano. Mas, não pense que é impossível entender sotaques diferentes do que você está acostumado, é só nos expormos a essas variantes.

Uma dica importante para entender esses sotaques diferentes é lembrar que as palavras nunca andam sozinhas, elas estão sempre combinadas, e essas combinações são chamadas de chunks. Então, na hora de assistir um filme ou uma série, é importante tentar ouvir chunks, combinações de palavras mais comuns usadas por um nativo da língua. Coloque a legenda em inglês e perceba a pronúncia do chunk que foi dito. Se necessário, volte e assista mais uma vez. Anote os chunks percebidos e suas equivalências no aplicativo inFlux Lexical Notebook, assim você terá tudo na palma das suas mãos (o link para download no final desse post).

Veja um exemplo de como é a pronúncia do chunk my blazer meu blazer, no inglês falado na Irlanda.

I’m not wearing my blazer, end of story. Eu não vou vestir meu blazer, fim de papo.

E agora, além de praticar o listening, você pode relaxar assistindo uma série ou um filme. Então, vamos às nossas sugestões, todas elas estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Para treinar o sotaque australiano, você pode assistir a:

Glitch (Netflix), a série é um thriller e fala de 6 pessoas que morreram e misteriosamente voltam à vida.

https://vimeo.com/333844191

Se você quiser se familiarizar com o sotaque escocês, recomendamos:

Brave (Disney+), a animação da Pixar conta sobre a princesa Merida quer se recusa a casar-se com o primogênito de um dos quatro clãs.

https://vimeo.com/333843437

Outlander (Netflix), a série conta sobre Clair Randall, uma enfermeira que por meio de magia viaja no tempo e vai para o século 18, um período bastante turbulento na história da Escócia.

https://vimeo.com/333843542

Para treinar o sotaque irlandês indicamos as séries:

The Fall (Prime Video), a série fala sobre a oficial Stella Gibson, que tenta capturar um serial killer em Belfast.

https://vimeo.com/333843692

Derry Girls (Netflix), a série é ambientada nos anos 90 na cidade de Derry, na Irlanda do Norte e aborda os dilemas de cinco adolescentes durante os duros conflitos políticos da época.

https://vimeo.com/333843774

Caso você queria praticar o sotaque britânico, você pode assistir a:

Sherlock (Netflix), a série é baseada na obra de Sir Arthur Conan Doyle e retrata o famoso detetive Sherlock Holmes na Londres atual.

https://vimeo.com/333843904

The Crown (Netflix), a série biográfica fala sobre o reinado da Rainha Elizabeth II.

https://vimeo.com/333843977

Para treinar o sotaque Texano ou o sotaque do sul dos Estados Unidos sugerimos:

Histórias Cruzadas (The Help) (Telecine), o filme se passa nos anos 60 e conta a história de Skeeter, uma mulher que deseja se tornar escritora e começa a escrever sobre a história das mulheres negras da sociedade na qual ela vive.

https://vimeo.com/333844131


Agora é só aproveitar as sugestões e binge-watch as séries e os filmes, aproveite para baixar o inFlux Lexical Notebook para anotar tudo e depois contar para a gente o que você achou destes sotaques!

See ya!