Alguma vez você ouviu falar no certificado TOEIC? O Test of English for International Communication é um dos exames de proficiência em inglês mais importantes da atualidade. Este certificado possui fins profissionais tanto no Brasil quanto no exterior e seu exame mede os níveis de conhecimento de pessoas que almejam trabalhar fora do seu país.

O TOEIC é aceito em mais de 14 mil instituições internacionais e, recentemente, é uma exigência para contratação de trabalho em países cujo idioma oficial é o inglês e também na comunidade europeia.

O certificado serve também como nivelador do idioma para o mercado de trabalho brasileiro, podendo ser a chave para quem deseja se destacar profissionalmente ou conquistar a tão sonhada promoção. Veja, agora, algumas dicas para conquistar seu certificado TOEIC!


Como estudar para o TOEIC

Conheça o formato da prova

O primeiro passo para saber como estudar para o TOEIC é conhecer a estrutura da prova. Isso permite que você se prepare melhor.

Atualmente, ela possui 200 questões, sendo que 100 perguntas avaliam a sua habilidade de compreensão auditiva e as outras 100, seu vocabulário, gramática e compreensão de textos.

O tempo máximo de prova é de 2h50min, o que requer calma e uma boa organização.

Selecione os materiais adequados

Ter contato com o inglês de todas as formas possíveis é a resposta de como estudar para o TOEIC na prática, pois isso amplia o seu vocabulário. Ou seja, leia, escute música, assista filmes, converse e escreva no idioma.

É impossível saber previamente o tema da redação, por isso, é importante também que pesquise sobre a atualidade. Dê preferência a veículos de imprensa renomados, como The Washington Post e New York Times.

Na hora da prova, controle o nervosismo

O exame TOEIC deve ser realizado com calma. Deixe o nervosismo de lado!

É importante controlar o relógio durante a prova apenas para se organizar e não para ficar angustiado e se prejudicar.

Lembre-se que não se trata de um teste que pode reprová-lo, mas a pontuação conquistada revela seu nível de inglês.

Caso o resultado não seja satisfatório, é possível realizá-la novamente depois um mês. Com toda certeza, você desenvolverá métodos próprios de como estudar para o TOEIC depois de fazer o teste pela primeira vez.

Dicas úteis para o dia do teste

  • Descanse bem para manter a concentração;
  • Chegue ao local do teste com, pelo menos, 30 minutos de antecedência;
  • Traga documentos de identificação;
  • Tenha uma refeição balanceada;
  • Esteja preparado;
  • Comece a estudar o mais breve possível;
  • Faça testes simulados;
  • Leve, no mínimo, dois lápis nº 02 e borracha.

Como funciona a pontuação do TOEIC?

Além de saber como estudar para o TOEIC, é importante conhecer como funciona a sua pontuação. Os pontos são somados a cada resposta correta, sendo que o máximo que se pode atingir é 990.

O nível de conhecimento é descrito da seguinte forma:

  • 890 a 990 pontos: Profissionais que podem representar, sem a necessidade de um intérprete, suas empresas. Neste nível o profissional demonstra ter conhecimento o suficiente para negociar acordos e contratos com falantes nativos da língua inglesa.
  • 700 a 885 pontos: Profissionais que podem representar, sem a necessidade de um intérprete, suas empresas. Neste nível o profissional apenas contribui nas negociações de acordos e contrato com organizações e empresas que utilizam o inglês. Não possuem, porém, a autoridade final para o fechamento de negócios com falantes nativos da língua inglesa.
  • 545 a 695 pontos: Profissionais que participam ativamente em reuniões com empresas e organizações que utilizam o inglês.
  • 395 a 540 pontos: Profissionais que acompanham e apoiam outros profissionais da empresa que representam. Neste nível, o papel do profissional é apenas o de acompanhar outros membros com inglês mais fluente.
  • 250 a 390 pontos: Profissionais que, com a ajuda de recursos gramaticais/lexicais, têm contato ocasional e de curto prazo com falantes nativos da língua inglesa. De certa forma, apenas dão boas vindas aos visitantes (pessoalmente ou por telefone) e trabalham na redação/leitura de e-mails e correspondências em geral.

É importante destacar que a inFlux escolheu o TOEIC como parâmetro de avaliação para os seus alunos, sendo que a preparação para esse exame faz parte do Compromisso de Aprendizado da nossa escola de idiomas. Ao fim do curso, todo aluno inFlux faz gratuitamente o teste.

Como a inFlux é um centro autorizado aplicador do TOEIC, não alunos também podem realizar o teste em qualquer unidade inFlux, pagando o valor da prova.

Agora que sabe como estudar para o TOEIC, entenda suas diferenças em relação ao TOEFL neste artigo.

Aproveite também e acesse o conteúdo gratuito que temos no inFlux Blog para aprender mais sobre expressões, vocabulário, collocations, gramática, pronúncia e muitas outras dicas. E não deixe de baixar o Lexical Notebook, app gratuito que vai te ajudar a organizar seus estudos e fixar melhor o conteúdo.

Qualquer dúvida mande seu comentário aqui no Blog.