Por que com “chunks” o aprendizado do inglês é mais rápido e efetivo?

Quem busca aprender inglês geralmente tem uma demanda urgente como uma promoção no trabalho, uma prova de mestrado ou uma viagem. E normalmente o prazo já está apertado. Não é difícil uma pessoa procurar um curso de idiomas pensando: preciso falar inglês pra ontem!

Porém a realidade é muito complicada: os cursos mais rápidos não são completos e não atendem quem precisa dominar o inglês, e os cursos mais completos demoram 5, 6 até 8 anos.

Imagina você com essa urgência em aprender inglês de verdade e não ter garantia de que conseguirá alcançar o domínio da língua dentro do prazo que precisa. Além do investimento de tempo e dinheiro por anos, é um problema não ter certeza se você irá mesmo aprender.

Existe, porém, uma maneira eficaz e mais rápida de aprender a gramática, pronúncia e vocabulário do inglês e já começar a praticar a conversação, podendo ver resultados imediatos. Isso é possível quando aprendemos inglês através dos chunks.

Chunks é uma forma curta de chamarmos os chunks of language, ou itens lexicais.

Todos os métodos que ensinam um idioma são baseados em teorias – abordagens de ensino de línguas –  e a abordagem que de ensino que fala sobre aprender através de chunks é chamada de The Lexical Approach.

Nesta abordagem, desenvolvida pelo linguista inglês Michael Lewis, foi comprovado que 80% do que aprendemos e falamos em uma língua é formado de combinações de palavras e apenas 20% é de palavras soltas.

Vamos explicar melhor. Veja este exemplo em português. Leia e complete a frase abaixo:

Preciso te contar uma coisa, você pode ________________ um segredo?

Provavelmente você pensou na palavra “guardar”, isso?

Sabe por que você automaticamente pensou na palavra “guardar”? Porque quando se trata de uma língua, não falamos palavras soltas, mas sim combinações de palavras que chamamos de chunks.

Você já conhece o chunk “guardar segredo”, essa é uma combinação comum do português. Agora pense numa coisa: que tempo verbal está o verbo “guardar”? Mesmo que você saiba que ele está no infinitivo, quando você leu a frase você pensou: depois de “você pode” eu preciso utilizar um verbo no infinitivo ou apenas completou com a palavra que veio automático na sua cabeça?

Percebe que quando falamos nós não pensamos em gramática, mesmo que utilizamos ela corretamente.

E esse é o grande segredo de como estudar inglês através dos chunks. Quando você aprende combinações de palavras, você automaticamente lembra delas na hora de falar, ou até mesmo ouvir inglês. E como no português, você usa a gramática de forma correta, porém sem precisar pensar nisso.

Quando você aprende chunks não precisa mais ficar buscando na memória qual tempo verbal usar depois de uma palavra, ou qual preposição deveria usar, etc. Isso virá naturalmente.

Veja só:

Pense que quando você aprende os dias da semana em inglês, normalmente é apresentada uma lista: Monday, Tuesday, Wednesday, etc.

Porém numa conversa do dia a dia, não falamos palavras soltas, você não chegar pra uma pessoa e dizer: “Segunda!”

Agora “na segunda” – “on Monday” é um chunk que combinado com outros já cria frases com sentido. Veja só:

Vou fazer isso na segunda.

Eu te vejo na segunda.

Ele vai lá na segunda.

Ou até mesmo respondendo uma pergunta em um simples diálogo. Assim:

– Quando você vai lá?

– Na segunda-feira.

Agora você já sabe que “na segunda” é “on Monday”. Então temos:

I’ll do that on Monday.

 

I’ll see you on Monday.

 

He’ll go there on Monday.

 

A – When are you going there?

 

B – On Monday.

 

Se você quiser falar, por exemplo, “eu viajo na segunda”, você não precisa pensar qual preposição usar, não vai ter dúvida se é “in the Monday”, ou “at Monday”. Você já consegue dizer:

I’ll travel on Monday.

 

Então aprender inglês através de chunks é mais rápido e mais eficaz porque aprendemos a gramática através do vocabulário, e da forma que nosso cérebro utiliza a linguagem. Através destas combinações.

A partir de agora, se você quiser dar um boost no seu inglês, parar de decorar listas de palavrinhas e aprender chunks que realmente vão fazer a diferença no seu aprendizado com resultados imediatos, acesse os posts do inFlux Blog e comece hoje a aprender chunks e caminhar rumo à fluência do inglês!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.