Mais do que ter ensino superior completo ou uma pós-graduação, hoje quem busca trabalhar em uma multinacional precisa ter o domínio do inglês. O motivo para essa exigência está no próprio perfil desse tipo de empresa, que costuma distribuir sua rede de produção por diversos países e, por isso, utiliza o inglês como língua universal.

Além de ter o certificado de uma escola de idioma, é importante praticar a língua para ganhar confiança. Isso é fundamental até para a entrevista de emprego, que costuma contar com etapas em inglês para testar, na prática, se o conhecimento é mesmo aquele que o candidato diz ter.

Por que é essencial ter domínio do inglês para conseguir uma vaga em uma multinacional?

Dominar o inglês na hora de se candidatar a uma vaga em uma multinacional significa estar inserido na sua cultura de trabalho. Esse perfil de empresa costuma ter a matriz em um país e atuar em diversos outros, justamente para buscar um mercado consumidor diferente, além de matéria-prima e mão de obra qualificadas.

Nesse processo de ultrapassar os seus limites territoriais, torna-se importante adotar uma língua padrão, que seja compreendida em todas as filiais. Caso contrário, é inviável que a comunicação flua. Essa é a principal razão para que os funcionários dominem o inglês e até outras línguas, em especial o espanhol no caso dos brasileiros, em função dos vizinhos latino-americanos.

Além dessa questão, há ainda a possibilidade de haver uma transferência entre sedes, fazendo com que se atue em uma filial cuja língua local não é a sua. Dessa forma, ter o domínio do inglês não somente fará com que você seja um candidato em potencial para essa mudança, como tornará a sua adaptação muito mais fácil.

Como as empresas testam o conhecimento em inglês 

Por se tratar de uma exigência que realmente influencia o dia a dia da empresa, o domínio do inglês costuma ser testado durante a seleção. Seja nas entrevistas presenciais ou via telefone, é comum que o profissional da empresa simplesmente mude o idioma para testar a capacidade de adaptação do candidato.

Essa é a melhor forma de eliminar as pessoas que passaram a informação errada no seu currículo e seguir com aqueles que realmente possuem a qualificação para a vaga.

Inclusive, caso a pessoa tenha o domínio também do espanhol, é importante que isso seja informado logo no início do processo seletivo. Esse amplo conhecimento em línguas é considerado um diferencial e tanto.

Pratique o seu inglês

Para trabalhar em uma multinacional, dominar o inglês significa saber falar, ouvir e também escrever na língua. Assim, além de ter certificado de uma escola de idiomas, é imprescindível praticá-lo.

  • Leia revistas, livros e materiais na internet em inglês;
  • Veja filmes com o áudio em inglês sem legenda;
  • Converse no idioma com amigos e familiares.

É necessário educar o cérebro para que o inglês se torne hábito e não uma segunda língua.

--

Agora que você sabe a importância de ter o domínio do inglês para trabalhar em uma multinacional, é hora de começar os estudos. Com o método de ensino da inFlux, é possível aprender inglês em 2 anos e meio!