O que significa “binge-watching” em inglês?

Na quarentena um hábito que muitos adquiriram foi maratonar séries, animes ou sagas de filmes para aproveitar o tempo livre, quem nunca planejou começar uma série só para ver como era e quando viu tinha passado a tarde inteira assistindo e já estava no final da primeira temporada, não é?

Em inglês, para dizer maratonar algo ou assistir tudo numa tacada só/de uma vez só, usamos o verbo to binge-watch. 

Antigamente, só era possível fazer uma maratona de filmes ou séries se você locasse todos os DVDs ou mesmo fitas VHS daquela saga para assistir em casa ou, com sorte, pegar alguma programação especial nos canais de Tv a cabo, por isso, o termo binge-watching é consideravelmente recente e surgiu com o novo estilo de consumir filmes e séries que adquirimos após o surgimento de serviços streaming como Netflix, Amazon, CrunchyRoll etc. onde temos sagas de filmes e temporadas inteiras das séries a nossa disposição, para assistir no ritmo que acharmos melhor.

Mas, antes de entendermos melhor como usar esse termo em inglês, abra o seu Lexical Notebook para anotar o que aprender aqui e ter este conteúdo sempre na palma da mão para quando quiser praticar, afinal, sabemos que para realmente aprender algo novo no idioma não basta termos contato apenas uma vez, é importante anotar, revisar e praticar de diversas formas para que aquilo realmente seja aprendido e você consiga usar de maneira natural quando estiver se comunicando em inglês. Para que seu estudo seja realmente efetivo faça sempre suas anotações em chunks, as combinações de palavras mais frequentes no idioma. Ao aprender com chunks você não precisa se preocupar em decorar listar de palavras e depender de regras gramaticais para saber como montar as frases na hora de falar, o que sempre acaba gerando dúvidas e dificultando a comunicação no idioma. Com os chunks você já aprende o bloco pronto para ser usado, ou seja, aprende o vocabulário de forma integrada, com sua equivalência, diminuindo suas chances de erro e facilitando a comunicação.

Binge, em inglês, é usado para indicar que algo é consumido em excesso ou feito em grande quantidade em um curto espaço de tempo, como binge eating comer em excesso e binge drinking beber em excesso. E, como mencionamos acima, binge-watching vem sendo usado para dizer assistir tudo de uma vez só / maratonar alguma coisa. Veja:

to binge-watch (a TV show) maratonar (uma série) / assistir (uma série) de uma vez só / assistir (uma série) numa tacada só

 

Observe nos exemplos como podemos alterar o que está em parênteses para adaptar o chunk ao que você deseja dizer:

I’ll binge-watch some show this weekend. Eu vou maratonar alguma série esse final de semana.

 

I really like binge-watching animesEu adoro assistir animes de uma vez só.

 

Veja como fica mais simples aprender através dos chunks. Você aprende um bloco de palavras, nesse caso com uma parte que pode ser alterada. E a partir disso você pode montar muitas outras frases e expandir a sua fala. Acima vimos alguns exemplos falando de maratonar séries e animes. Veja mais alguns exemplos, em que mudamos a informação em parêntesis de to binge-watch (a TV show) maratonar (uma série) para maratonar (uma temporada), maratonar (uma saga) e maratonar (um canal no Youtube):

My friends and I will binge-watch Harry Potter during the holiday. Eu e meus amigos vamos maratonar Harry Potter durante o feriado.

 

I didn’t plan to, but I binge-watched 2 seasons of Brooklyn 99. Eu não pretendia mas eu assisti duas temporadas de Brooklyn 99 numa tacada só.

 

I binge-watched his whole Youtube channel in 3 days. Eu maratonei o canal inteiro dele no Youtube em 3 dias. 

 

Agora, veja algumas combinações comuns que fazemos com binge-watch/ binge-watching. Chamamos essas combinações de collocations, olha só:

to have a binge-watching party maratonar junto / se juntar para maratonar (algo)

 

to have a binge-watching session maratonar / assistir tudo de uma vez só / assistir tudo numa tacada só

 

to binge-watch in one go ver tudo de uma vez só / ver tudo numa tacada só

 

to binge-watch in a sitting / to binge-watch in one sitting ver tudo de uma vez só / ver tudo numa tacada só 

 
 

Veja alguns exemplos com essas collocations:

Why dont we have a Rick & Morty binge-watching party? Por que a gente não maratona Rick & Morty juntos?

 

We had a The Crown binge-watching session over the weekend. Nós maratonamos The Crown durante o fim de semana.

 

It’s a short season, you can binge-watch it in one go. É uma temporada curta, você consegue ver tudo numa tacada só.

 

I binge-watched Alice in Borderland in a sitting. = I binge-watched Alice in Borderland in one sitting. Eu assisti Alice in Broderland inteiro de uma vez só.

 
 

Também podemos usar apenas binge-watching ou bingeing na frase, para falar maratona de séries e afins, olha só:

binge-watching maratona de séries/ temporadas/sagas/etc.

 

bingeing maratona de séries/ temporadas/sagas/etc.

 

Veja alguns exemplos:

Sometimes, all you want is a chill night of binge-watching. = Sometimes, all you want is a chill night of bingeingÀs vezes, tudo que você quer é uma noite tranquila de maratona de séries.

 
 

Doctors say binge-watching is not so good for your health = Doctors say bingeing is not so good for your health. Médicos dizem que maratonar séries não é tão bom para a sua saúde.

 
 

Temos outras duas expressões que podem ser usadas da mesma forma que binge-watch para dizer maratonar, assistir tudo de uma vez só, numa tacada só etc. Take a look:

to watch (a series) end-to-end assitir (uma série) de uma vez só, assistir (uma série) numa tacada só, maratonar (uma série)/ assistir (uma série) até o fim

 

to power-stream assistir de uma vez só, assistir numa tacada só, maratonar (algo)

 

Veja alguns exemplos:

I watched Stranger Things end-to-endEu assisti Stranger Things tudo de uma vez só. / Eu assisti Stranger Things até o fim.

 

It’s not easy to watch that show end-to-endNão é fácil assistir aquela série de uma vez só. / Não é fácil assistir aquela série até o fim.

 

I’ll power-stream it as soon as it comes out. Eu vou assistir tudo numa tacada só assim que sair.

 

I had to power-stream the last season of Boku no Hero Academia to know what my friends were talking about. Eu tive que maratonar a última temporada de Boku no Hero Academia pra saber do que meus amigos tavam falando.

 

Agora que você aprendeu tudo isso, que tal um desafio? Crie no seu Lexical Notebook este exemplo: “Eu maratonei aquela série no fim de semana”.

Se você colocou “I binge-watched that show/series on the weekend”, “I binged that show/series on the weekend”, “I power-streamed that show/series on the weekend” ou “I watched that show/series end-to-end on the weekend” acertou! Mas se seu exemplo ficou diferente, não se preocupe, continue praticando!

E que tal assistir o vídeo abaixo para testar o que aprendeu aqui? Nele, você entenderá o porque nós maratonamos. Nos mande uma mensagem contanto o que você compreendeu do vídeo.

 

Why do we binge-watch? | BBC Ideas 

 

See you next time!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.