O que quer dizer a expressão “andar por su cabeza”?

A princípio, esta expressão causa estranheza, mas, na verdade, ela é bem comum e bastante utilizada na região da América do Sul, especialmente em um país distinto. Vamos descobrir o que significa andar por su cabeza em espanhol?

Esta expressão originou-se no Paraguai, país de quase 7 milhões de habitantes cujos idiomas oficiais são o espanhol e o guarani, língua indígena de grande importância que é falada em todo o país e também é língua oficial do Mercosul. Boa parte do vocabulário do espanhol “paraguaio” sofre forte influência do guarani, de onde muitas expressões tiveram origem – inclusive traduzidas praticamente de forma literal.

Andar por su cabeza é uma adaptação da expressão guarani “oiko iñakãre”, que significa aproximadamente “fazer o que quer da vida” ou “viver segundo seu entendimento”. Estas expressões, no espanhol “tradicional”, poderiam ser ditas como hacer lo que quiere ou vivir según su capricho; em português, existe uma equivalência bem comum, que é “fazer o que bem entender”. Veja só estes exemplos:

Le dije que no bebiera mucho, pero no me hizo caso porque anda por su cabezaDisse a ele para não beber muito, mas ele nem me ouviu porque faz o que bem entende.

Este niño no es muy educado. Siempre anda por su cabezaEssa criança não é muito educada. Sempre faz o que bem entende.

 

Si anda por su cabeza, pone en riesgo a toda la sociedad. Se alguém faz o que bem entende, põe todas as pessoas em risco.

 

andar-por-su-cabeza-img1.gif

 

El ministro acusó el presidente de andar por su cabeza y actuar contra la ley. O ministro acusou o presidente de fazer o que bem entende e atuar contra a lei.

González por veces anda por su cabeza y no piensa en nada. González às vezes faz o que bem entende e não pensa em nada.

Necesito ayuda porque mi perro anda por su cabezaPreciso de ajuda porque meu cachorro faz o que bem entende.

 

Perceba que a expressão é geralmente usada em um contexto negativo, como quando é necessário explicar que alguém não tem muito juízo.

Espero que tenham gostado da curiosidade de hoje. E para nos despedirmos apropriadamente, nada melhor que vocabulário típico guarani: Jajetopata! ¡Los veo pronto!

 

Leia também:

O corpo humano em espanhol – Parte I – a cabeça

Dicas de Viaje – 10 frases para sobreviver em um país de língua espanhola

Como o “vos” é usado no espanhol?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.