Para falar qualquer idioma, é preciso aprender vocabulário, certo? Mas isso não significa decorar listas e mais listas de palavras. Para aprender vocabulário é preciso memorizá-lo, claro, mas também aprender o que geralmente vai antes e depois dele. Por exemplo: ao aprender a palavra morning (manhã) é importantíssimo que você aprenda também a dizer in the morning (de manhã, pela manhã); yesterday morning (ontem de manhã); yesterday afternooon (ontem de tarde); yesterday evening (ontem à noite); tomorrow morning (amanhã de manhã); Saturday morning (sábado de manhã) etc. Isso porque é dessa forma que essa palavra será usada na vida real. Logo, aprender vocabulário é essencial, mas tenha em mente que aprender somente palavras soltas não te fará fluente. É preciso aprender combinações como as que mostramos acima e também frases inteiras. A isso damos o nome de chunks of language.

As dúvidas que logo surgem são: Como anotar todo o vocabulário que aprendi e estou aprendendo em inglês ou espanhol? Qual a melhor forma de memorizar o que estou aprendendo? Muitas pessoas têm o hábito de escrever o que aprendem e essa é uma técnica de memorização realmente eficaz. Afinal, aprendemos e memorizamos também através de repetição, e a escrita ajuda bastante nesse sentido. Além disso, é importante ter um material com suas anotações para eventuais consultas. Assim, você cria uma espécie de dicionário próprio.

A ideia aqui, então, é ajudar você com suas anotações. Saiba que como estudante de inglês ou espanhol (ou qualquer outro idioma!), é válido ter um olhar diferente quando estiver exposto à língua. Ao ver um filme, série, ouvir música, conversar com nativos ou até mesmo estudar seu material didático, faça anotações do vocabulário que você considera importante e que gostaria de usar. O segredo de aprender e memorizar é como essas anotações devem ser feitas. Continue lendo para descobrir.

A inFlux disponibiliza um aplicativo, o inFlux Lexical Notebook para você registrar e memorizar chunks (combinações de palavras) em inglês ou espanhol e ter seu próprio caderno de estudos no celular ou tablet. O app é gratuito e pode ser baixado por qualquer pessoa que tenha uma conta no Facebook, então, se conectando dessa forma, mesmo que troque de celular ou tablet, é só baixar o app de novo e se conectar, que suas informações estarão salvas.

 

Você pode baixar seu inFlux Lexical Notebook através da Play Store, se seu aparelho rodar com Android, ou na Apple Store, caso rode em iOS, e ter a facilidade de levar suas anotações para todo lugar com você.

 

Como registrar o vocabulário no meu aplicativo? Veja abaixo:

Vamos supor que você aprendeu os chunks for breakfast, for lunch e for dinner em inglês, que significam no café da manhã, no almoço e no jantar, e quer registrar em seu Lexical Notebook para não esquecer.

Primeiro, você vai cadastrar a categoria, clicando no botão “+” (no caso desses chunks, a categoria pode ser restaurante, comida, alimentação etc.) e escolher um ícone para a categoria, clicando em ✔” depois:

Depois, você deve clicar na guia “Vocabulário” e clicar no botão “+” para adicionar um novo.

Quando abrir a tela de inclusão, você vai selecionar a categoria e o idioma (inglês, português ou espanhol). Essa escolha vai depender:

  • De que idioma você está estudando – inglês ou espanhol;
  • De como você aprendeu o vocabulário:
  • Se você aprendeu o vocabulário em inglês, é mais provável que procure por ele assim, então, coloque o vocabulário em inglês, com a equivalência em português. Exemplo: Você aprendeu once a week, seja na escola, em um filme, uma série etc. Assim, você deve lançar o chunk em inglês e colocar a equivalência em português: uma vez por semana.
  • Se você aprendeu como dizer alguma coisa em inglês, a partir do português, coloque o vocabulário em português e depois a equivalência em inglês, porque é mais provável que você busque dessa forma depois. Exemplo: Você aprendeu que para dizer meio expediente você diz part-time, é mais provável que você procure pelo vocabulário em português, então deve colocá-lo em português, colocando a equivalência em inglês.

Depois de escolher o idioma de lançamento, é só digitar o vocabulário, a equivalência e criar um ou mais exemplos, colocando sua equivalência e clicando em “✔”, como no modelo abaixo:

Além do Vocabulário, que você pode organizar como preferir, das Categories, o app ainda gera flashcards com tudo que você inserir lá, para treinar de maneira divertida, e também um quiz para testar seus conhecimentos sobre o que já incluiu no seu inFlux Lexical Notebook!

Dentro do aplicativo, você ainda conta com um tutorial, caso tenha alguma dúvida na hora de usá-lo.

 

Clique aqui para sabe mais sobre e baixar o app: inFlux Lexical Notebook: seus chunks na palma da mão!

Também é possível usar um caderno para fazer seu lexical notebook. Veja como:

Step 1: tenha um caderno

Para fazer seu lexical notebook, você vai precisar de um caderno. Sugerimos que seja pequeno para facilitar o transporte, com bastantes páginas, mas também pode ser um universitário, se você preferir.

Step 2: dividindo o caderno

Você vai dividir seu caderno em três partes e aqui focaremos no inglês, mas tenha em mente que é possível fazer isso em qualquer idioma:

1. Portuguese to English

Dividida em ordem alfabética, sendo cada folha, frente e verso, para cada letra. Para a letra E, sugerimos deixar mais páginas, pensando nas frases que começam com “Eu”.

2. English to Portuguese

Dividida em ordem alfabética, sendo cada folha, frente e verso, para cada letra. Para a letra I, sugerimos deixar mais páginas, pensando nas frases que começam com “I”.

3. My Personal Categories

Aqui você pode deixar as páginas em branco a princípio para ir preenchendo depois, como vamos te contar mais abaixo no post.

Step 3: anotando no seu lexical notebook

Quando você aprender algo que seja relevante pra você, você deve anotar nas duas partes: Portuguese-English e English-Portuguese.

É importante anotar como você fala. Por exemplo, se aprendeu I’ll have... e, em português, você diz “Vou querer uma Coca.”, anote na letra V, e não “Eu vou querer uma Coca-Cola.”. O importante é cada item cadastrado estar fácil de ser encontrado por você.

Veja como anotar:

Você também pode usar canetas coloridas para diferenciar os idiomas e marca-texto para destacar os chunks:

Do mesmo modo, você deve anotar também na parte English to Portuguese, na letra “I” de I’ll have:

Se quiser anotar apenas uma palavra solta, ao invés de uma estrutura ou expressão, você também pode, mas nesse caso, procure anotar também as combinações mais prováveis e pelo menos uma frase que você criou, como no exemplo abaixo:

Step 4: categorias do lexical notebook

Se você se interessa bastante por um assunto ou ele é seu foco no aprendizado de inglês, você pode anotar conteúdo específico desses assuntos na parte de categorias do seu lexical notebook. Veja estes exemplos:

Pronto! você já sabe como fazer e usar seu lexical notebook!

Então, se você estiver no seu celular ou tablet, baixe agora na Playstore ou na Applestore e aproveite seu inFlux Lexical Notebook! Se tiver qualquer dúvida ou se quiser compartilhar com a gente sua experiência com nosso app, mande um comentário!

Cya! XOXO