O que é e como usar um Lexical Notebook?

Em um mundo de pura correria e tecnologia, o Lexical Notebook ou Cuaderno de Léxicos chegou para ajudar você, aluno de inglês ou espanhol. Tenha um aplicativo para poder anotar, praticar com áudios, pronúncia e ainda testar seu conhecimento. Tudo isso no seu celular, estando no trabalho, no mercado, no carro esperando o sinaleiro abrir, ou até mesmo no ônibus.  Por isso, venha conferir o que é e como usar um Lexical Notebook ou Cuaderno de Léxicos.

Primeiramente, é importante entender o que são chunks. Os chunks são as combinações de palavras comumente usadas pelos nativos de uma língua. E por que aprender inglês ou espanhol por meio de chunks?

Ao invés de você fazer listas de palavras soltas, como: mañana manhã / tarde tarde / evening noite / night noite. É melhor você aprender as combinações usadas pelos nativos, ou seja, os chunks:

hasta mañana até amanhã

mañana a la mañana amanhã de manhã

buenas tardes boa tarde

tarde o temprano mais cedo ou mais tarde / cedo ou tarde

good evening boa noite

yesterday evening ontem à noite

good night boa noite

at night à noite

last night ontem à noite / a noite passada / na última noite

É assim que se fala na vida real, porque palavras soltas nem sempre comunicam não é mesmo? Por isso é importante aprender um idioma por meio de chunks. Para isso, você precisará um caderno para anotar os chunks possíveis. É aí onde entra o Lexical Notebook ou Cuaderno de Léxicos.  

Como usar o Lexical Notebook ou Cuaderno de Léxicos

Antes de mais nada, você precisa baixar este app gratuito da inFlux no seu celular ou tablet, caso você tenha IOS ou Android.

Como registrar o vocabulário no app

Imagine que você aprendeu os chunksbread and butter” em inglês, que significa “pão com manteiga”; e “a mí me gusta” em espanhol, que significa “eu gosto de”. Agora você quer registrar isso no seu Lexical Notebook ou Cuaderno de Léxicos para não esquecer.

Para isso, você vai clicar no botão de + na aba “Vocabulário”. Selecionar um Deck ou criar novas categorias na aba Deck sempre que necessário:

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Os nomes das categorias no Decks podem estar em português, inglês ou espanhol, o que for melhor para você:

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Na sequência, você vai cadastrar o chunk que deseja armazenar, vai colocar a equivalência (em português, inglês ou espanhol), classificar o nível de dificuldade (Fácil, Médio ou Difícil) e cadastrar também um exemplo de uso. Ao cadastrar o chunk e o exemplo, você pode escolher o idioma do vocabulário e da equivalência clicando no ícone da bandeira:

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Após cadastrar os chunks e os exemplos, você poderá ouvir a pronúncia para treinar o seu listening e ainda gravar você mesmo falando para treinar seu speaking e conferir sua pronúncia na sequência. Caso você não fique satisfeito com a gravação, você poderá praticar e regravar as vezes que precisar.

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Você pode ajustar a velocidade de reprodução nas “Configurações” podendo deixar a leitura do vocabulário mais rápida ou mais lenta.

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Como praticar usando o vocabulário cadastrado

Após você cadastrar todo o vocabulário que você quiser nos Decks, você tem a opção de treinar usando os Flash Cards. Com os Flash Cards você memoriza o vocabulário cadastrado de maneira divertida, podendo classificar os Flash Cards como “Fácil”, “Médio” ou “Difícil”.

O app do Lexical Notebook ou Cuaderno de Léxicos utiliza a tecnologia de Spaced Repetition. Sendo assim, os cards classificados como “Fácil” ficarão disponíveis para você praticar a cada 4 dias, os “Médio” a cada 10 minutos e os “Difícil” a cada 3 minutos.

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Como testar seu conhecimento no vocabulário cadastrado

Ainda mais, após inserir os chunks, criar exemplos, praticar sua escuta, sua fala, treinar com os Flash Cards, você pode testar seu conhecimento por meio do Quiz.

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Também é possível usar um caderno para fazer seu Lexical Notebook

Step 1: consiga um caderno

Para fazer seu Lexical Notebook ou Cuaderno de Léxicos, você vai precisar de um caderno. Sugerimos que seja pequeno para facilitar o transporte, com bastantes páginas, mas também pode ser um universitário, se você preferir.

Step 2: divida o caderno

Você vai dividir seu caderno em três partes e aqui focaremos no inglês, mas tenha em mente que é possível fazer isso em espanhol:

1. Portuguese to English

Dividida em ordem alfabética, sendo cada folha, frente e verso, para cada letra. Para a letra E, sugerimos deixar mais páginas, pensando nas frases que começam com “Eu”.

2. English to Portuguese

Dividida em ordem alfabética, sendo cada folha, frente e verso, para cada letra. Para a letra I, sugerimos deixar mais páginas, pensando nas frases que começam com “I”.

3. My Personal Categories

Aqui você pode deixar as páginas em branco a princípio para ir preenchendo depois, como vamos te contar mais abaixo no post.

Step 3: faça as suas anotações

Quando você aprender algo que seja relevante pra você, você deve anotar nas duas partes: Portuguese-English e English-Portuguese.

É importante anotar como você fala. Por exemplo, se aprendeu I’ll have… e, em português, você diz “Vou querer uma Coca.”, anote na letra V, e não “Eu vou querer uma Coca-Cola.”. O importante é cada item cadastrado estar fácil de ser encontrado por você.

Veja como anotar:

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Você também pode usar canetas coloridas para diferenciar os idiomas e marca-texto para destacar os chunks:

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Do mesmo modo, você deve anotar também na parte English to Portuguese, na letra “I” de I’ll have:

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Se quiser anotar apenas uma palavra solta, ao invés de uma estrutura ou expressão, você também pode, mas nesse caso, procure anotar também as combinações mais prováveis e pelo menos uma frase que você criou, como no exemplo abaixo:

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Step 4: categorias do Lexical Notebook

Se você se interessa bastante por um assunto ou ele é seu foco no aprendizado de inglês, você pode anotar conteúdo específico desses assuntos na parte de categorias do seu Lexical Notebook. Veja estes exemplos:

O QUE É E COMO USAR UM LEXICAL NOTEBOOK?

Agora você já sabe o que é e como usar um Lexical Notebook ou Cuaderno de Léxicos!

No trabalho, assistindo um filme, ouvindo uma música, no ônibus, em qualquer lugar você pode identificar chunks e logo em seguida anotar eles no seu app. Depois pode criar frases de exemplo, ouvir a pronúncia, gravar você mesmo falando aquela frase, treinar com Flash Cards e ainda testar seu conhecimento.

Estudar inglês e espanhol nunca foi tão fácil!

Qualquer dúvida, comente aqui embaixo e bons estudos!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.