O passaporte é um documento obrigatório para quem está planejando viajar para o exterior. Emitido pela Polícia Federal, ele “autoriza” os cidadãos brasileiros a saírem do país. O documento é exigido em praticamente todo o mundo, exceto nos parceiros do Mercosul que, devido a um acordo diplomático, exigem apenas o documento de identidade.

Quem tem dúvidas sobre como tirar o passaporte pela primeira vez, pode se tranquilizar. Trata-se de um processo simples e rápido. Além disso, o agendamento pode ser através da internet e somente a entrega dos documentos e a retirada do passaporte ocorre presencialmente.

Veja abaixo nossas dicas para tirar o seu passaporte e comece a planejar sua viagem!

1 – Separe os documentos necessários

Antes de seguir os passos para tirar o passaporte pela primeira vez, tenha em mãos todos os documentos necessários. São eles:

  • Documento de Identidade;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Título de Eleitor, com os comprovantes de votação ou Justificativa de ausência da última eleição;
  • Documento que comprove a quitação com o Serviço Militar (somente homens);
  • Certificado de naturalização para quem se naturalizou brasileiro.

2 – Solicite a emissão do passaporte

No site da Polícia Federal é possível solicitar a emissão do documento. Basta preencher o formulário e escolher a cidade e em qual posto da PF deseja ser atendido.

Após o preenchimento, será gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU), que é a taxa de emissão do passaporte, além de um protocolo de agendamento que deve ser impresso. Após o pagamento, guarde o comprovante, pois ele deve ser apresentado no dia junto do número de atendimento.

3 – Agende a data de atendimento

Após a compensação do pagamento da GRU, que pode demorar até 3 dias úteis, é possível agendar o dia e a hora do atendimento neste site.

Não são todas as unidades que precisam de agendamento. Ou seja, em algumas basta levar o número de protocolo e entrar na fila. Porém, é importante consultar se o posto escolhido está inserido nesse perfil ou não.

4 – Vá a Polícia Federal no dia agendado

Após seguir os primeiros passos de como tirar o passaporte pela primeira vez, vá ao posto de atendimento no dia e horário agendados munido de todos os documentos. É imprescindível estar com tudo impresso, pois, na ausência de algum documento, a PF pode negar o atendimento.

Neste dia, você precisará fazer uma entrevista e tirar uma foto que será anexada a documentação. Após todos esses procedimentos, será gerado um protocolo com a previsão de data para a retirada do passaporte.

Utilizando o mesmo número gerado no fim do atendimento, é possível consultar o status do documento no site da PF. Quando estiver pronto, aparecerá a mensagem: “O documento de viagem foi recebido pelo Posto de Emissão de Passaportes e encontra-se disponível para retirada.”

5 – Retire o seu passaporte

Munido de documento de identidade, compareça no mesmo local onde deixou os documentos e retire o passaporte que terá validade por 10 anos. O prazo para retirada é de 90 dias, sendo que após esse período ele é cancelado.

--

Agora que você já sabe como tirar o passaporte pela primeira vez, é hora de organizar a sua viagem. Confira outros artigos do nosso blog para ter mais dicas de viagens internacionais!