Existem aquelas palavrinhas que de tão parecidas, podem virar um grande problema ao aprender outro idioma. É o caso de many e much. Nas salas de aula, é bem comum vermos alunos confusos ao serem apresentados a elas. Tudo porque normalmente somos nós mesmos que complicamos as coisas, pois acreditamos que precisamos entender a regra gramatical que cada palavra deve seguir para ser usada. Você já deve ter lido por aí que many é usado com substantivos contáveis e much com substantivos incontáveis. Essa é a regra, mas, além de talvez ter confundido ainda mais, é possível que você ainda não faça ideia de como montar uma frase com as duas palavras.

Mas afinal, qual é a maneira mais eficaz de aprender esta (e muitas outras) coisas do inglês? 

Nas aulas da inFlux, é bem comum ver os alunos se surpreenderem com o quanto pode ser fácil aprender inglês, especialmente aqueles alunos que já carregam alguma bagagem de aprendizado e que nunca entenderam algumas coisas da língua inglesa. Ao serem apresentados a uma nova maneira de pensar, eles entendem que o inglês pode ser fácil e descomplicado. E o assunto de hoje é um desses assuntos que todo mundo acha complicado, mas que com nossa abordagem, pode ser bem fácil. 

Agora, para aprender e memorizar bem como usar estas palavras, abra seu Lexical Notebook e anote todos os chunks que aprender por aqui. Não esqueça de ler, anotar, ouvir as frases e repetir com atenção para treinar a sua pronúncia. Se fizer isto, dará um passo a mais em direção ao domínio do idioma. E criando frases próprias com o que aprende, você estará ainda mais à frente neste processo, então, não deixe de fazer isso, ok?

A abordagem que utilizamos aqui na inFlux para aprender um idioma novo é a Lexical, em conjunto com a abordagem Comunicativa para fixar todo o conteúdo de uma maneira mais fácil. Na abordagem Lexical, nós aprendemos o idioma pensando em chunks, em blocos de linguagem comuns da língua, e também pensamos em equivalência. E esta é a grande sacada.

Ao aprender many e much, devemos pensar em equivalência, não nas regrinhas gramaticais, pois assim, é muito mais fácil de compreender como usá-las. Para isto, lembre-se que many significa muitos ou muitas. Ou seja, sempre que for falar algo no plural, muitos carros, muitas pessoas, muitos livros, etc. você pode dizer many cars, many people, many books, etc, respectivamente. Vejamos no quadro abaixo algumas combinações com a palavra many:

many_much.png

Agora, acompanhe algumas frases onde utilizamos estas combinações. Ouça cada frase e repita com atenção:

There are many cars on the streets today. Tem muitos carros nas ruas hoje.

Many people went to the beach this weekend. Muitas pessoas foram para praia esse fim de semana.

Let's go to the bookstore today! There are many books I want to buy. Vamos à livraria hoje! Tem muitos livros que quero comprar.

Wow, there are many chairs in this room. Let's get a good place to sit. Nossa, tem muitas cadeiras nessa sala! Vamos pegar um bom lugar para sentar.


Já a palavra much quer dizer muito, muita, ou seja, quando for falar coisas no singular, como muito dinheiro, muito arroz, muito açúcar, etc. você pode dizer much money, much rice, much sugar, etc. Vamos ver o quadro abaixo:

novoblog28

Agora vejamos alguns exemplos:

I don’t have much money. Eu não tenho muito dinheiro.

There isn't much rice to make lunch. Não tem muito arroz para fazer o almoço.

There isn't much sugar left. Não tem muito açúcar sobrando.

There isn't much traffic when I go to work in the morning. Não tem muito trânsito quando vou para o trabalho de manhã.


É importante mostrar que não falamos muitos dinheiros em português, então não falamos many money em inglês. Assim como também não falamos muitos arrozes, assim many rices também não é possível em inglês.

E outro detalhe interessante é que a palavra much não é muito usada em frases afirmativas. Para saber mais sobre este detalhe, acesse o post abaixo:

Many, much e a lot of

Bem legal, né?

Pensar assim, fica muito mais fácil do que pensar se as palavras são contáveis ou incontáveis. Assim a gente evita aqueles problemas típicos de ter que pensar em gramática antes de falar e a frase sai muito mais rápido.

Esperamos que tenha gostado!

E se você é desses que gostam de saber a diferença entre palavras parecidas, nos diga uma coisa. Você sabe quando usar than e then? Elas também podem ser bastante complicadas se você está acostumado com regras gramaticais, então, aproveite a oportunidade e aprenda de vez a utilizá-las! Acesse:

Quando usar than e then em inglês

Have fun studying!