3 Dicas e técnicas de leitura de inglês para vestibulandos

Hello, girls and boys!

A dica de hoje vai para você que está se preparando para o vestibular e para o ENEM. Interpretar textos e responder questões em uma língua que não dominamos 100% nem sempre é fácil. Por isso, algumas dicas aqui podem ser úteis. Vamos começar falando sobre algumas técnicas de leitura que podem ser úteis.

Tanto os vestibulares mais importantes, quanto o ENEM, cobram principalmente interpretação de textos, e esses textos são geralmente retirados de jornais, revistas e até mesmo da internet. Então, estar habituado a esse tipo de leitura e linguagem é importante. 

Outra questão a ser considerada é não busque por palavras isoladas no texto. Por vezes, se você não está acostumado a ler frases inteiras e a tentar entendê-las como um todo, acabará vendo palavra por palavra, pegando o significado de uma ou outra, e achar que se trata de algo completamente diferente do que está sendo dito, e aí, aparecem as famosas pegadinhas. Portanto, aprender inglês através dos chunks of language é um diferencial enorme. Isto fará com que você fale de maneira muito mais fluida (pois pensará frase por frase e não palavra por palavra, o que acelera sua fala e faz com que você atinja a famosa fluência), e é claro, será muito útil ao ler e interpretar textos, pois evitará confusões com as palavras isoladas. E é claro que este é o método que utilizamos aqui na inFlux, com nossas abordagens lexical e comunicativa.

Há também algumas técnicas de como ler textos. Técnicas de leitura podem ajudar em vários aspectos como qualidade e rapidez de leitura, assim como interpretação. E é sobre isto que iremos conversar neste post. Aqui estão algumas:

Prediction predição, ou prever – Prever o conteúdo do texto é a primeira coisa que deve ser feita antes da leitura do mesmo iniciar. Antecipar o conteúdo através do título, subtítulo, gráficos, figuras, etc.

Observe esse texto e tente prever o conteúdo do mesmo. Quais informações podemos antecipar a partir do título e da figura? Ao final do post você encontrará as respostas:

Inference inferência – Onde se lê o que não está escrito, ou está escrito, mas é necessária a interpretação. “Adivinhação” feita com ajuda de algumas pistas dadas no próprio texto. Ex: Piadas, charges, etc.

Observe a figura abaixo. Enquanto aluno, você sabe bem o significado de sentar em cada lugar da sala, não é mesmo? Então, você consegue adivinhar várias coisas sem mesmo ler as legendas em inglês. Quais são elas?

 

Skimming & Scanning leitura rápida e superficial Ao identificar qual o tipo de texto estamos trabalhando, deve ser feita a leitura de títulos, subtítulos, fotos, ilustrações, gráficos, datas, desenhos, palavras em negrito, etc. Algumas questões podem ser resolvidas apenas com essas informações.

Essas técnicas consistem em procurar no texto a resposta com base em alguma informação dada na pergunta. Pode ser um nome, número, palavra-chave, etc. A dica aqui é: Ler as questões antes de ler o texto todo. Assim você pode achar informações rapidamente.

De acordo com as estratégias propostas, ler apenas o terceiro parágrafo seria suficiente para resolver essa questão. Você consegue fazer isso?

É isso, estas foram algumas dicas para você sair na frente no vestibular. E se quiser fazer alguma pergunta para a nossa equipe, fique à vontade! Ficaremos felizes em te ajudar, basta clicar no link abaixo:

Envie sua dúvida

E agora, confira no espaço abaixo as respostas esperadas nos exercícios propostos.

Prediction – vai ser uma resenha de um livro e seu conteúdo é “o mundo sem habitantes”; é fácil prever que cidades, sem habitantes, vão se deteriorar e ficarão, obviamente, desertas.

Inference – podemos inferir que pessoas que sentam na frente tendem a ser mais comprometidas, e as que sentam no fundo, menos comprometidas; as que sentam do lado tendem a ser tímidas, e as que sentam próximo da saída querem ir embora logo.

Skimming & Scanning – 01, 16, 64 = 81

E falando em vestibular, nós já entramos em uma faculdade pensando no mercado de trabalho, não é verdade? Mas e aí? Já pensou em como você se daria em uma entrevista de emprego em inglês? Que tipos de perguntas fariam, como você poderia respondê-las? Se você ficou curioso, não deixe para a última hora! Comece a se preparar agora mesmo. Preparamos um post especial para que você tenha um primeiro contato com este mundo:

Entrevista de emprego em inglês 

See ya!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.