Aqui no inFlux Blog nós sempre reforçamos a importância de se aprender com chunks ao invés de palavras soltas não é? Mas, você sabe por que os chunks tornam seu aprendizado muito mais eficaz? Os chunks são as combinações de palavras mais comuns no idioma, quando aprendemos por meio deles nos acostumamos a pensar em inglês, isso acelera e facilita nosso aprendizado uma vez que não precisamos traduzir tudo o que desejamos falar do português, palavra por palavra. Então, abra o seu Lexical Notebook para anotar o que vamos te ensinar aqui, lembre-se que é muito importante anotar e revisitar o conteúdo para que ele realmente se fixe no seu vocabulário. O nosso app do Lexical Notebook conta com diversos recursos para que você possa organizar suas anotações, criar seus próprios exemplos e usar flashcards e quizes para praticar! Então, vamos começar, pois hoje trouxemos diversos collocations com a palavra enough.

A palavra enough, em português, pode ser equivalente a “suficiente”, “o suficiente” ou “o bastante”. No post de hoje você vai aprender collocations como “tempo suficiente”, “forte o suficiente”ou “estudar o suficiente”.

Para começar, observe o quadro abaixo

Agora, vamos ver alguns exemplos com os collocations acima:

Currently, we don’t have enough money to afford a car. Atualmente, nós não temos dinheiro suficiente para manter um carro.

I always feel there isn’t enough time in a day to do everything I want to do. Eu sempre sinto que não há tempo suficiente em um dia pra eu fazer tudo que eu quero.

I’m not sure enough people will support us. Eu não tenho certeza que pessoas o suficiente vão nos dar apoio.

Do we have enough food for everyone? Nós temos comida suficiente para todo mundo?

It seems they really have enough evidence to press charges against him. Parece que eles realmente têm evidências suficientes para denunciá-lo.

Também podemos fazer combinações como “bom o suficiente”, “velho o suficiente”,esperto o suficiente” etc. Veja no quadro:

Vamos, então, ver algumas frases em que essas combinações são usadas: 

He said my ideas were not good enough. Ele disse que minhas ideias não eram boas o suficiente.

Do you think this tent is big enough for the three of us? Você acha que essa barraca é grande o suficiente para nós três?

It sounds to me like you are old enough to figure it out. Me parece que você é velho o suficiente para entender isso.

After being sick for a week, he felt strong enough to play again. Depois de ficar doente por uma semana, ele se sentiu forte o suficiente para jogar de novo.

Do you think they're smart enough to learn by themselves? Você acha que eles são espertos o suficiente para aprender por conta própria?

Observe no quadro que também podemos fazer combinações com verbos como “trabalhar o suficiente”, “se importar o suficiente” etc. Veja:

Have you studied enough for the exams? Você estudou o suficiente para os exames?

My boss trusts me enough to let me hire whoever I want to. Meu chefe confia em mim o suficiente para deixar eu contratar quem eu quiser.

If you care enough about me, tell me the truth. Se você se importa o suficiente comigo, me diga a verdade.

Para praticar o que aprendeu aqui, preparamos um exercício usando a palavra enough!

Para expandir ainda mais o seu conhecimento, continue explorando os posts abaixo:
Perdendo a paciência em inglês!
O que significa “just can’t get enough”?
O que significa "sure enough"?

Agora, que tal criar seus próprios exemplos com os collocations que aprendeu aqui no seu Lexical Notebook? Aproveita e conta pra gente como ficou nos comentários!

Bye for now!