Expressões sobre Videogames

Hello guys! O objetivo do post de hoje é esclarecer algumas dúvidas que surgiram em torno de termos utilizados por entusiastas de videogames – os chamados gamers. Uma delas, levantada por um colega, trouxe à tona o significado da sigla FPS; por acreditar que temos muitos interessados em games entre os leitores, aproveito para trazer algumas informações para todos! Vamos lá?

Age_Of_Empires_2 logo[1]Começamos com a sigla RTS: ela resume a expressão Real-Time Strategy, que define os jogos que acontecem em tempo real, ao invés do desenvolvimento por fases distintas. Sua equivalência em português é “estratégia em tempo real”:

What is your favorite RTS game? Qual é o seu jogo de estratégia em tempo real favorito?

Geralmente, os gamers se comunicam através das siglas, mesmo em português:

Age of Empires is my favorite RTS. Age of Empires é o meu RTS favorito.

Se quisermos, por exemplo, “jogar um jogo de estratégia” ou “jogar um RTS”, memorize a seguinte expressão:

John, what about coming to my house to play an RTS game today? John, que tal ir lá em casa pra jogar um jogo de estratégia hoje?

Livia enjoys games and she is always playing an RTS game on the weekends. Livia adora jogos e ela está sempre jogando um RTS nos finais de semana.

FPS é a sigla que resume a expressão First-Person Shooter (por vezes, escrita First Person Shooter, sem hífen); em português, ela é equivalente à “tiro em primeira pessoa” ou “jogo de tiro”, ou seja, são aqueles jogos onde o personagem movimenta-se livremente pelo cenário do jogo, portando uma arma branca ou arma de fogo, com o Doomobjetivo de eliminar inimigos e cumprir uma missão. Um FPS game (jogo de tiro) clássico é o famoso Doom – lançado em 1993, foi precursor de todos os outros FPS games, criando até uma expressão particular que definia os jogos que eram lançados depois, apelidados de “Doom style”. No Brasil, o FPS que fez a cabeça de muitos adolescentes e adultos foi o Counter Strike, sendo jogado até hoje por muitos.

E se a gente quiser dizer que quer “jogar um jogo de tiro”? Novamente, é só adicionar play antes da sigla e fica tudo certo, veja só:

My son only likes to play FPS. I’m very worried! Meu filho só gosta de jogar jogo de tiro. Estou muito preocupado!

We went to our friends’ house to play FPS and eat pizza. Nós fomos para a casa dos nossos amigos para jogar jogo de tiro e comer pizza.

Na linguagem dos gamers, uma equivalência utilizada é a própria sigla:

Do you prefer to play FPS or simulation games? Você prefere jogar FPS ou jogos de simulação?

Alguns RTS e FPS são feitos para serem jogados em rede, ou seja, você pode enfrentar outros jogadores que estão conectados ao jogo em alguma parte do mundo, aumentando o nível de realismo e interação entre os players (jogadores). Esses jogos são conhecidos como multiplayer:

Most of the recently released games are multiplayer FPS. Muitos dos jogos recém-lançados são jogos de tiro multijogador.

Is Warcraft a multiplayer RTS? O Warcraft é um jogo de estratégia multijogador?

Novamente, na linguagem dos gamers, multiplayer permanece praticamente igual em português:

I bought a new multiplayer FPS and I’m enjoying it, so far. Comprei um novo FPS multiplayer e estou gostando dele, até agora.

luke-donald-strike

Agora, precisamos fazer uma distinção, pois a sigla FPS tem outro significado, também envolvido com a área dos games e dos dispositivos audiovisuais: frames per second – em português, “quadros por segundo”. Essa expressão é utilizada quando se quer qualificar a parte gráfica de um jogo; muitas vezes, esta pode ser a principal diferença entre um jogo funcionar sem problemas ou ficar freezing (travando). Na televisão, você consegue reconhecer o FPS através da velocidade da imagem: quanto mais FPS tiver em algo que você esteja vendo, mais devagar a imagem vai parecer: é o famoso slow-motion. Veja exemplos desse contexto:

Robin, come here and watch a glass being broken at 10 million FPS on TV!! Robin, venha ver um vidro sendo quebrado a 10 milhões de quadros por Segundo na TV!!

Movie theaters show 3D movies at twenty-four FPS. Os cinemas passam filmes 3D a vinte e quatro quadros por segundo.

E aí, você tem um FPS game favorito? Conte para nós nos comentários!

Bye for now!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Henrique dos santos

É stumble guys

inFlux
Editor
1 ano atrás

Stumble guys rocks, right?!?!?

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.