Quando atingimos nossos 18 anos de idade, alguns até antes, costumamos ingressar no mercado de trabalho. Se você está lendo este post, provavelmente gostaria de trabalhar com algo relacionado ao inglês, até porque estatisticamente, falar outra língua lhe proporciona estar à frente dos demais neste mundo que pode ser tão competitivo. Se pretende ingressar ou está ingressando neste mundo, especialmente se quer trabalhar em qualquer área relacionada ao inglês, você precisa estar por dentro do vocabulário usado para dizer coisas como "Eu estou procurando um emprego.", "Eu consegui um emprego naquela empresa.", "Estou em período de experiência.", e outras frases tão comuns em qualquer área que trabalhe que precise falar inglês. 

Para que você fique afiado no que aprender aqui, e conseguir colocar em prática na próxima vez que estiver falando com alguém sobre este assunto, não deixe de ouvir com atenção aos áudios, praticar bastante a sua pronúncia com eles quantas vezes desejar, e por fim, anote em seu Lexical Notebook os chunks junto com suas equivalências em português e alguma frase com ele. E claro, se criar alguns exemplos próprios, estará dando um passo a mais e as chances de aprender tudo aumentam muito. 

Para começar vamos ver alguns collocations com a palavra job [emprego, trabalho]. Todo mundo em determinado momento da vida tem de 'look for a job' [procurar um emprego, arrumar um emprego, arranjar um emprego]. Em inglês, também é possível dizer 'find a job' ou 'get a job':

to look for a job procurar emprego

I looked for a job for two months. Eu procurei emprego por dois meses.

She's looking for a job at the moment. Ela está procurando emprego atualmente.


to find a job encontrar emprego

It's hard to find a job sometimes. É difícil encontrar emprego às vezes.

She did her best to find a job, but to no avail. Ela fez o melhor pra conseguir um emprego mas sem sucesso.


to get a job conseguir um emprego

He got a job last month. Ele conseguiu um emprego no mês passado.

Did you get a job there? Você conseguiu um emprego lá?

Don't you think it's about time you got a job?

I'm trying to find a decent job, but it's been really hard nowadays.


Depois que a pessoa 'find a job', ela começa a trabalhar. No entanto, ela ainda não está definitivamente hired [contratada]. 

to be hired ser contratado

I was hired to work there as a writer. Eu fui contratado pra trabalhar lá como escritor. 

She was hired last week. Ela foi contratada semana passada.


Está apenas no período de experiência, que em inglês é 'probation period'. Somente depois de passar o 'probation period' é que a pessoa será efetivada na empresa [hired].

to be on probation estar em experiência

probation period período de experiência

I got the job but I'm on probation. Eu consegui o emprego mas estou de experiência.

I was on probation period for three months. Then, they hired me. Eu estava em experiência por três meses. Aí eles me contrataram.


Caso algum dia a pessoa fique doente e não possa ir ao trabalho ela tem de telefonar para a empresa a avisar que está doente. Este ato em inglês é conhecido como 'call in sick'. Pare entender melhor veja o exemplo abaixo:

I'm not feeling well today. I'll have to call in sick. Eu não estou me sentindo bem. Vou ter que faltar ao trabalho.

I called in sick last week because I had a terrible cold. Eu tive que faltar na semana passada pois eu tive um resfriado terrível.


Vamos supor que o tempo passa e a pessoa começa a ficar insatisfeita com o emprego. Caso ela não suporte mais trabalhar naquele local, não suporte mais as pessoas, o trabalho em sim, ela pode simplesmente 'hand in his/her notice' [entregar sua carta de demissão, pedir demissão]. Vale dizer que também pode ser 'hand in his/her resignation'.

to hand in your notice pedir demissão, entregar sua carta de demissão

to hand in your resignation pedir demissão

I handed in my notice yesterday. Eu pedi demissão ontem. Eu entreguei minha carta de demissão ontem.

When will you hand in your resignation? Quando você vai pedir demissão?


Digamos que a pessoa resolva correr o risco e não peça demissão. Ela continua na empresa. No entanto, seu rendimento não é dos melhores. Podemos então dizer que uma hora ou outra ela irá 'lose his/her job' [perder o seu emprego].

to lose your job perder seu emprego

I lost my job last month. Eu perdi meu emprego no mês passado.

You'll end up losing your job. Você vai acabar perdendo seu emprego.


And that's it! Esperamos que tenha gostado! 

Bom, agora que você já sabe um pouco sobre este vocabulário, o próximo passo é se candidatar a algumas entrevistas de emprego. Mas e aí, está preparado para uma entrevista de emprego em inglês? Saberia responder às perguntas do entrevistador? Nestas horas, travar não é uma opção, então, acesse nosso conteúdo onde te ensinamos as principais perguntas e respostas em uma entrevista de emprego em inglês.

Well, that's it for today! Take care!