Tem coisas que são muito importantes para nós, por exemplo, elogiar alguém especial ou alguém que de alguma forma foi legal para nós, alguém que nos fez bem. Sempre é bom fazer um elogio, quando um amigo/a se arrumou e está bonito, ou quando alguém te faz um baita favor ou ainda quando alguém tem uma ótima ideia. Em português diríamos:

Você está bonito/a hoje!

Você é muito legal!

Você é sensacional!

Mas você sabe como dizer isso em espanhol? Será que é só traduzir, ou existe um jeitinho especial para fazer os elogios?

Antes de continuar, que tal acessar o aplicativo Cuaderno de Léxicos ou Lexical Notebook, que é um caderno de estudos gratuito que você pode baixar no celular ou tablet, nele você pode registrar o novo vocabulário e cadastrar exemplos com frases que façam sentido para você. Também é possível criar categorias para separar o conteúdo e assim facilitar a busca do vocabulário quando você precisar. Você pode ainda registrar o vocabulário por chunk que são combinações ou grupo de palavras que frequentemente aparecem juntas, e eles acontecem tanto em português como em espanhol. Aprendendo o chunk e a maneira correta de usá-lo, você aumenta muito o seu potencial comunicativo pois você pode adaptá-lo para diversas situações e sem riscos de cometer erros de traduções literais ou travar na hora de falar.

Agora sim, vamos te ensinar como elogiar alguém em espanhol com vários exemplos. Lembre-se de ouvir os áudios com bastante atenção, ouça várias vezes e repita todas as frases. Isso melhora muito as suas habilidades de compreensão auditiva e pronúncia.

Primeiro vamos te mostrar como elogiar um amigo/a ou namorado/a que se arrumou, cortou o cabelo, enfim, se produziu, nesse caso dizemos:

¡Te ves bien hoy! Você está bonito/a hoje!


Também podemos dizer:

¡Qué guapo estásVocê está bonito!

¡Qué guapa estás! Você está bonita!


Porém, independente do dia, para dizer que alguém é bonito, podemos dizer:

¡Qué guapo eresVocê é bonito! / Que gatinho!

¡Qué guapa eresVocê é bonita! / Que gatinha!


Note que este é um chunk semifixo, ou seja, podemos alterar a palavra guapo, pois essa palavra pode variar de acordo com a região, e também com o gênero, pois podemos dizer guapo ou guapa. Veja:

¡Qué hermosa eresVocê é bonita! / Que gatinha!

¡Qué preciosa eresVocê é bonita! / Que gatinha!

A alteração de acordo com o regionalismo é muito comum no espanhol, como equivalência de bonito podemos usar morro que é usado na Espanha ou chulo que é usado no México. Veja as frases:

¡Qué morro eresVocê é bonito! / Que gatinho!

¡Qué chulo eresVocê é bonito! / Que gatinho!


Usando esses mesmos elogios, podemos alterar o modo de dizer a frase:

¡Eres (muy) hermosaVocê é (muito) bonita!

¡Eres (muy) preciosaVocê é (muito) bonita!

¡Eres (muy) morroVocê é (muito) bonito!

¡Eres (muy) chuloVocê é (muito) bonito!


Mas os elogios não são só em relação à beleza ou aparência de alguém, veja como elogiar aquela pessoa que é muito legal, que sempre quebra um galho, empresta o celular, divide o lanche, aquela pessoa que é legal mesmo, veja:

¡Eres (muy) buena genteVocê é (muito) gente boa! Você é (muito) legal!


Este também é um chunk semi-fixo, pois podemos alterar buena gente, de acordo com a expressão usada na região, por exemplo, no Chile, Colômbia e Cuba é muito usual dizer bacán para dizer que alguém é gente boa, já na Espanha pode se trocar por guay e na Bolívia, Peru e Venezuela se usa o chévere. Veja como aplicamos essas variações em frases:

¡Eres (muy) bacánVocê é (muito) legal!

¡Eres (muy) guayVocê é (muito) legal!

¡Eres (muy) chévereVocê é (muito) legal!


E agora veja como elogiar alguém que é o máximo, sensacional, aquela pessoa que sempre tem as melhores ideias, nesse caso, podemos dizer:

¡Eres lo máximoVocê é o máximo!


E este também é um chunk semi-fixo, pois podemos alterar máximo, adaptando a expressão aos regionalismos, veja algumas variações desse chunk:

¡Eres genialVocê é genial!

¡Eres increíbleVocê é incrível!

¡Eres tremendo/aVocê é o máximo!

¡Eres la peraVocê é o máximo!


E aquele seu amigo inteligente, a sua colega simpática, o seu vizinho gentil? Nesses casos, podemos dizer:

¡Eres (muy) inteligenteVocê é (muito) inteligente!

¡Eres (muy) simpática/oVocê é (muito) simpática/o!

¡Eres (muy) amableVocê é (muito) gentil!


Notou que para todos os chunks apresentados você está diretamente dizendo o elogio a alguém? Veja agora como dizer ela é..., ele é... e assim por diante.

Perceba que a parte da direita do quadro é o elogio e você pode trocar o guay por algumas das opções vistas acima e montar frases como:

¡Ella es hermosaEla é bonita!

¡Él es muy inteligente! Ele é muito inteligente!

¡Vosotros sois la peraVocês são o máximo!

¡Ustedes son muy amablesVocês são muito gentis!


De acordo com o que você aprendeu neste post, você sabe como dizer as frases a seguir em espanhol?

Ela é muito bonita!

Eles são muito legais!



Você acertou se pensou em dizer:

¡Ella es hermosa! ou ¡Ella es muy bonita! Ela é muito bonita!

¡Ellos son muy chévere! ou ¡Ellos son muy guayEles são muito legais!

 

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente!

Eso era, ¡hasta pronto!