Dicas de Aprendizado – Como aprender inglês lendo livros e revistas?

Você sabia que ler é uma das melhores maneiras de aprender um segundo idioma? Pois é, a leitura costuma ser um processo agradável de aquisição de conhecimento que também abre a mente para novas experiências e diferentes perspectivas.

No entanto, muitos estudantes enfrentam uma dificuldade comum ao tentar aprender inglês através da leitura: o esquecimento das palavras novas que aprendem. Isso pode ocorrer devido à falta de prática ou à ausência de uma estratégia eficaz de revisão e retenção. Mas não se preocupe, pois o esse post trará dicas valiosas sobre como combater esse problema.

Além de aprender inglês, também é possível conhecer novas informações sobre cultura, sociedade, história e outros assuntos que você nunca viu antes por meio da leitura. Então, quanto antes você adotar livros em inglês em seu aprendizado, mais rapidamente poderá superar a barreira do esquecimento e atingir a fluência desejada! Veja agora algumas dicas de aprendizado – como aprender inglês lendo livros e revistas!

1. Perca o medo dos livros!

Se você tem medo de pegar algum livro em inglês para ler porque acredita que não vai entender nada, saiba que existem excelentes títulos que não são nada difíceis de entender: basta evitar de início os grandes clássicos da literatura (que provavelmente vão utilizar uma linguagem pouco provável atualmente) e dar preferência para livros mais recentes, cuja linguagem é mais atual e mais provável de ser encontrada em um contexto real. Outra dica é começar pelos livros mais curtos e em primeira pessoa, que tendem a ser ainda mais fáceis e ao terminar você vai se sentir mais motivado(a) para ler o próximo.

2. Aprenda no seu próprio ritmo

Uma vantagem do aprendizado através da leitura é a possibilidade de estabelecer o seu próprio ritmo; se você tem condições de dedicar mais tempo, seu progresso certamente será mais rápido, mas, se você tem restrições, isso não impedirá você de aprender conforme pode. A mesma afirmação é válida para as dificuldades de aprendizado: se estiver difícil entender alguma coisa, simplesmente releia – faça da leitura prazerosa um exercício de aprendizado!

3. Aprenda bastante vocabulário – sem sofrimento!

Ao aprender um segundo idioma através da leitura, é bem provável que você se depare com bastante vocabulário que não conhece. Em vez de tentar pesquisar o significado de palavra por palavra, o que demandaria muito tempo e traria pouco resultado, procure entender onde essas palavras estão inseridas: o que acompanha essas palavras? Qual a frase completa, o contexto? Afinal, palavras mudam de significado a partir das outras palavras que as acompanham.

Essas combinações de palavras que costumam aparecer juntas com frequência são os chunks – e eles aceleram seu aprendizado em até 4x em relação à média mundial. Se quer saber mais sobre como isso acontece e porque, acesse o link abaixo:

O que são chunks e como eles aceleram o aprendizado do inglês – inFlux

Se você está procurando um curso de idiomas, também é importante atentar para um método de ensino que leve os chunks em consideração. Nada de ficar sofrendo para aprender tudo o que você precisa saber palavrinha por palavrinha, com um monte de regras e termos técnicos para decorar.

4. Crie frases que façam sentido para você

Ao aprender novos chunks, tente fazer novas frases com eles que você usaria no seu dia a dia. Por exemplo, se você escolhesse ler The Hunger Games em inglês, talvez essa citação te chamasse a atenção:

“One time, my mother told me that I always eat like I’ll never see food again. And I said, “I won’t unless I bring it home.” That shut her up.”

― Suzanne Collins, The Hunger Games

Então você pode encontrar chunks que sejam novos para você. Vamos supor que você anotou “One time” (“Certa vez”) e “my mother told me that” (“minha mãe me disse que”). A ideia é que pegue esses chunks e construa algo novo com eles:

  1. One time, I ate 3 burgers on my own. Certa vez, eu comi 3 hambúrgueres sozinho(a).
  2. One time, my dad got stuck outside the house. Certa vez, meu pai ficou preso para fora de casa.
  3. One time, I got upset at my brother. Certa vez, fiquei chateado(a) com meu pai.

E com “my mother told me that”:

  1. My mother told me that she loved me. Minha mãe me disse que me amava.
  2. My mother told me that she was fine. Minha mãe me disse que ela estava bem.
  3. My mother told me that I’ll always be her baby. Minha mãe me disse que eu sempre vou ser o bebê dela.

Aos poucos comece a notar quando um chunk tem alguma palavra que pode ser substituída por outra. É o caso de “mother”. Você pode colocar qualquer pessoa no lugar. Não que sua mãe seja substituível, ok? Ela só é substituível em termos de chunks. Olha só:

  1. My mother told me that she’s hungry. Minha mãe me disse que ela está com fome.
  2. My aunt told me that she’s hungry. Minha tia me disse que ela está com fome.
  3. My dad told me that he’s hungry. Meu pai me disse que ele está com fome.
  4. My teacher told me that he’s hungry. Meu professor me disse que ele está com fome.

Você também pode combinar mais de um chunk que você aprendeu para gerar ainda mais significados e praticar ainda mais:

  1. One time, my mother told me that I was special. Certa vez, minha mãe me disse que eu era especial.
  2. One time, my mother told me that I would be successful. Certa vez, minha mãe me disse que eu seria bem-sucedida(o).
  3. One time, my mother told me that she missed my dad. Certa vez, minha mãe me disse que ela sentia falta do meu pai.

5. Combatendo a curva de esquecimento

Se já se viu estudando muito, dedicando um tempão valioso, só para se frustrar ao perceber que esqueceu tudo na hora que mais precisava, relaxe, você não está sozinho nessa. Muita gente já passou por isso, se esforçando para entender gramática, decorar palavras e praticar pronúncia repetidas vezes, só para descobrir que ainda assim não conseguia se expressar direito em inglês.

Esse esquecimento é algo normal, faz parte de um fenômeno chamado “curva do esquecimento”. As informações que não revisamos e não praticamos regularmente tendem a sumir da nossa cabeça com o tempo, dificultando lembrar na hora que precisamos. É isso que causa boa parte da nossa frustração quando percebemos que esquecemos tudo aquilo que estudamos com tanto afinco.

A habilidade de se tornar fluente em uma língua surge da exposição constante a ela. Em outras palavras, é essencial receber uma grande quantidade de informações, ou seja, input, através da prática regular de ouvir e ler. E então, é crucial praticar também com frequência os chunks em forma de output, que são as habilidades de falar e escrever. E muita calma se você não souber o que são chunks. A gente vai te explicar mais para frente.

Em resumo, é necessário alternar entre a absorção de novos chunks e uma prática consistente e espaçada. Para ajudá-lo nessa jornada, vamos ensinar como aprender chunks e algumas maneiras de combater essa curva do esquecimento com eles.

A repetição espaçada é uma estratégia eficaz de aprendizado que se baseia no princípio de revisar informações em intervalos crescentes de tempo para melhorar a retenção a longo prazo. Inicialmente, após aprender um novo conceito, você revisa o material com mais frequência, por exemplo, diariamente. Conforme você se familiariza mais com o conteúdo, os intervalos de revisão são estendidos, passando para revisões a cada dois dias, depois a cada três dias, e assim por diante.

Uma maneira prática de implementar a repetição espaçada é através de aplicativos dedicados, como o Lexical Notebook. Esses aplicativos programam automaticamente as revisões, fornecendo lembretes oportunos para revisar o material. Além disso, é útil estabelecer uma rotina consistente de estudo e revisão, reservando um tempo dedicado regularmente para revisar o material com eficácia. Ao seguir esse método de revisão espaçada e integrá-lo em sua rotina de estudo de forma consistente, você poderá maximizar sua retenção de informações e acelerar seu processo de aprendizado ainda mais.

Que tal algumas sugestões de leitura para aprender inglês?

  1. “Percy Jackson and The Lightning Thief”, de Rick Riordan.
percy jackson

O livro que ganhou recente adaptação do Disney+ é maravilhoso para quem gosta de uma história fácil de acompanhar, com personagens carismáticos e engraçados e muitas referências interessantes à mitologia grega. Por ser narrado em primeira pessoa, este livro traz muitos chunks prontos para serem usados no seu dia a dia, além de te trazer para mais perto do herói: um garoto de 12 anos com dislexia e TDAH que descobre ser diferente dos demais muito além de sua neurodivergência. Por conta da idade do protagonista, o vocabulário do livro é bem amigável para iniciantes. Também existe a versão em quadrinhos para quem está querendo algo ainda mais curto logo de cara.

  • Quadrinhos do Spider Man – ou qualquer quadrinho que te interesse.
amazing spiderman, Dicas de Aprendizado - Como aprender inglês lendo livros e revistas

Poucos heróis são tão amados quanto o Homem-Aranha! Afinal, como muitos de nós, ele precisa trabalhar duro para conquistar o que quer e não costuma ter muito dinheiro no bolso. Quadrinhos costumam ter um vocabulário bem mais simples e coloquial do que livros, então é um ótimo ponto de partida também. Escolha seu super-herói preferido e aproveite!

  • The Word for World is Forest, de Ursula K. Le Guin
the word for world is forest, Dicas de Aprendizado - Como aprender inglês lendo livros e revistas

E se, em uma ficção científica, os vilões invasores fossem os seres humanos e não os homenzinhos verdes alienígenas que estamos acostumados? O livro é curto, poético e traz discussões muito importantes. O livro ganhou o prêmio Hugo Award de Melhor Novela em 1973 e o prêmio Locus Award de Melhor Novela em 1976. Além desses prêmios, também foi indicado ao Nebula Award de Melhor Novela em 1973. Esses prêmios destacam a qualidade e influência da obra na literatura de ficção científica. “The Word for World is Forest” faz alusão à Guerra do Vietnã, especialmente em termos de crítica à guerra, à exploração e aos danos causados ao meio ambiente e traz uma visão pacifista e profunda sobre essa situação.

  • “The Hunger Games”, de Suzane Collins
hunger games

Este livro é narrado majoritariamente no presente simples, por isso é ótimo para quem ainda está molhando os pezinhos em conjugar verbos no passado. Além de ser uma ficção distópica excelente, o livro é fácil de ler com vocabulário ao mesmo tempo rico e cotidiano. E, se você for um fã do livro e já tenha lido ele em português, revisitar a versão no idioma original vai ser uma experiência muito interessante e produtiva.

  • TIME
time, Dicas de Aprendizado - Como aprender inglês lendo livros e revistas

A TIME é uma das mais respeitadas revistas do mundo; sua proposta é a de trazer “um conhecimento mais profundo sobre o mundo em que vivemos”. É uma excelente opção para aprendizes em nível avançado, que já conseguem aprender vocabulário através da inferência de ideias pelo contexto geral.

  • Site da BBC
BBC news, Dicas de Aprendizado - Como aprender inglês lendo livros e revistas

A BBC é muito respeitada por conteúdo de qualidade e seu compromisso com informações sérias. Existem ótimas matérias educacionais sobre diversos assuntos e em vários formatos. Para quem gosta de história, por exemplo, existem muitas matérias interessantes que trazem curiosidades, bem como matérias de geopolítica, de biologia, astronomia, muito mais. É uma forma mais fácil de adquirir vocabulário acadêmico quando está iniciando nesse âmbito.

Leia! Leia! Leia!

Ler faz bem para a o cérebro de tantas formas que devia ser considerado quase uma necessidade básica universal. Por isso, mesmo que seja em português, faça um favor a si mesmo(a) e crie o hábito da leitura. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e se você quiser contar como foi a experiência de segui-las, nos marque nas redes sociais.

See you soon.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.