Dica sobre literatura inglesa: Robinson Crusoe (1719)

Você certamente já deve ter assistido ao filme Náufrago (Cast Away), estrelado por Tom Hanks (e Wilson, claro!), ou pelo menos ter ouvido falar. Pois este clássico do cinema poderia não ter existido não fosse o livro que comentaremos aqui.
Não, Náufrago não é a adaptação de Robinson Crusoe para o cinema; acontece que o livro do jornalista Daniel Defoe (1660-1731), gerou uma vertente da literatura conhecida por “ficção da ilha deserta” em inglês chamados de castaway novels. A palavra “castaway” é equivalente a “náufrago” em português.

crusoetitle

Nele, o personagem que dá nome a obra, um mercador inglês da cidade de York (Inglaterra), parte em viagem marítima em busca de riquezas, porém, é capturado por piratas, foge e acaba em um engenho de cana aqui no Brasil. Novamente ao mar, sofre um naufrágio e fica perdido em uma ilha, constrói abrigo com os destroços do navio e passa a pescar, plantar e a desbravar o local enquanto aguarda por um possível resgate. Após certo tempo, encontra indícios de canibalismo na ilha e salva um nativo que seria devorado por uma tribo, o qual passa a acompanhá-lo.
É curioso analisar o choque cultural que se estabelece entre os dois em sua relação, começando pelo nome que dá ao selvagem: Friday, por ter sido o dia em que ele foi salvo. Nesta relação há completa submissão por parte do índio (colonizado), em relação ao estrangeiro (colonizador). Claro que na época em que a obra fora publicada (século XVIII), não se observava por esse lado, haja vista seu público leitor, uma classe burguesa européia que começava a consumir aquele novo gênero literário: o romance, do qual Robinson Crusoé é apontado por alguns críticos como a primeira obra. Outro ponto marcante é o estilo descritivo minucioso (que vem da profissão do autor). Daniel Defoe busca confundir o leitor, pois a verossimilhança em sua narrativa é tão forte, que se não nos faz crer que a história é real, ao menos deixa-nos com uma pulga atrás da orelha.
Se tiver interesse em ler este livro em inglês, você pode encontrá-lo neste link.

[by teacher André Garcia, inFlux São Braz, Curitiba-PR]

Até a próxima dica!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.