Você que é fã da franquia Star Wars não pode deixar de ler esse post. Se não for, aproveite para conhecer essa data comemorativa da cultura pop!

Primeiramente, é bom você saber de uma coisinha para entender a brincadeira. Na franquia, é muito comum que os personagens, principalmente os jedis, digam uns aos outros may the force be with youem português, que a força esteja com você. É como se fosse uma saudação, um desejo de boa sorte. Agora que você aprendeu essa saudação, vamos entender como o trocadilho acontece, e para não esquecer o que aprender aqui, abra o seu Lexical Notebook para anotar os chunks e poder praticar depois, afinal, sabemos que praticar é essencial para realmente aprender algo novo no idioma. Também é importante lembrar que, para que seu estudo seja realmente eficiente ao revisitar as anotações no seu app, anote sempre sem chunks, os blocos de palavras frequentemente usados no idioma, assim, você não precisa depender de tradução literal ou regras gramaticais para se comunicar, o que diminui suas chances de erro! Dito isto, vamos começar! 

https://vimeo.com/333348454

Para entendermos o motivo de celebrarmos o “Star Wars Day” no dia 04 de maio precisamos lembrar que nos Estados Unidos o padrão das datas é mês, dia e ano, nesta ordem, ou somente mês e dia:

May the 4th4 de Maio.

Veja como a pronúncia de May the 4th é parecida com a frase dita pelos Jedis:

May the force be with you. Que a força esteja com você.

May the 4th be with you. Que a força esteja com você


E por conta dessa similaridade na fala que acontece o trocadilho com a data. Como os trocadilhos são brincadeiras de palavras, muitas vezes as equivalências não fazem tanto sentido ou não são tão engraçadas como na língua original. Por isso é importante aprendemos o idioma pelos chunks e suas equivalências, assim, evitamos mal-entendidos em casos como esse onde, se traduzíssemos o trocadilho literalmente seria algo como “quatro de maio com você.” e ficaríamos sem entender a piada ou mesmo dizendo algo que não faz sentido.

Origem da expressão

O primeiro filme da trilogia original de Star Wars foi lançado no dia 25 de maio de 1977 e esse trocadilho foi usado pela primeira vez em 04 de maio de 1979 quando Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ser eleita Primeira-Ministra do Reino Unido. Seus colegas de partido colocaram uma placa com os dizeres: "May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations".

Atualmente os fãs comemoram a data binge-watching os filmes, participando de quizzes ou preparando receitas Star Wars como o Thala-siren milk também conhecido como green milk.

Se quiser treinar o seu inglês e se aventurar a preparar essa receita clique aqui.

Então, depois de preparar seu Thala-siren milk que tal treinar as quotes mais famosas da franquia? Veja abaixo as frases e por qual personagem elas foram ditas. Não se esqueça de repeti-las depois do áudio para também praticar sua pronúncia.

https://vimeo.com/333348485


Han Solo

“It’s not my fault.” “Não é minha culpa.”

“Never tell me the odds!” “Nunca me diga as probabilidades.”

“It’s not wise to upset a Wookiee.” Não é inteligente chatear um Wookiee.”

“Chewie, we’re home.” “Chewie, nós estamos em casa.”


Mestre Yoda

“Do. Or do not. There is no try.” “Faça. Ou não faça. Não existe tentar.”

"You must unlearn what you have learned." “Você precisa desaprender o que aprendeu.”

"The greatest teacher, failure is." “O maior professor, o facasso é.”


Darth Vader

“I find your lack of faith disturbing.” “Eu acho que sua falta de fé é pertubadora.”

“No. I am your father.” “Não. Eu sou seu pai.”

“When I left you, I was but the learner. Now I am the master.” “Quando te deixei eu era apenas um aprendiz, agora eu sou o mestre”


Princesa Leia

“Help me, Obi-Wan Kenobi. You’re my only hope.” “Me ajude, Obi-Wan Kenobi. Você é minha única esperança.”

“Aren’t you a little short for a stormtrooper?” “Você não é meio baixinho para um stormtrooper?”

Hope is like the sun. If you only believe it when you see it, you'll never make it through the night. “A esperança é como o sol. Se você apenas acredita quando vê, você nunca vai sobreviver à noite.”

Princess Leia: “I love you’Eu te amo.”

Han: “I know “Eu sei.”


Admiral Ackbar

“It’s a trap!” “É uma armadilha!”


Obi-Wan Kenobi

“Be mindful of your thoughts, Anakin, they betray you.” Esteja consciente dos seus pensamentos, Anakin, eles te traem.”

In my experience there is no such thing as "luck”. Na minha experiência não existe algo como "sorte".


Queen Padmé Amidala

“To be angry is to be human.” “Estar com raiva é natural do ser humano.”

So this is how liberty dies… with thunderous applause. Então é assim que a liberdade morre... com um estrondoso aplauso.


Rey

"I've Seen Your Daily Routine. You Are Not Busy!"Eu vi a sua rotina. Você não é ocupado!” 

"You underestimate Skywalker and Ben Solo and me. It will be your downfall." Você subestima Skywalker, e Ben Solo, e a mim. Isso vai ser a sua queda.”


Luke Skywalker

"Your overconfidence is your weakness." “Seu excesso de confiança é a sua fraqueza.”

“Strike me down in anger and I'll always be with you. Just like your father.” “Me ataque em fúria e sempre estarei com você, igual seu pai.”


 Poe Dameron

“We are the spark that'll light the fire that'll burn the First Order down.” Somos a faísca que acenderá a chama que destruirá a Primeira Ordem.”


Finn

I was raised to fight. For the first time I have something to fight for. “Eu fui criado para lutar. Pela primeira vez eu tenho algo pelo que lutar.”


Kylo Ren

Let the past die. Kill it if you have to. That’s the only way to become what you were meant to be. “Deixe o passado morrer. Mate-o, se for preciso. É o único jeito de cumprir o seu destino.”

E aí, quais dessas quotes você se lembrava? Sentiu falta de alguma quote memorável? Manda pra gente!

Um bom Star Wars Day para você!

May the 4th be with you.