O futebol é um dos esportes mais populares e mais amados do Brasil, e é também, o mais popular do mundo. É muito comum ouvirmos pessoas falando sobre o esporte em qualquer parte do mundo que viajarmos. Então, é um assunto super comum de se falar em inglês com algum estrangeiro que tenha o mesmo interesse que você. E para conversar com alguém sobre futebol, sem que haja problemas de comunicação, saiba que dependendo se você estiver conversando com um alguém que fala inglês britânico ou americano, poderá haver diferenças.  Então vamos aprender a como nos comunicarmos independente da origem da pessoa com quem estamos falando?

Lembrando que quando falamos de vocabulário o importante é entender que não apresentaremos palavras isoladas, palavras soltas, pois sabemos que aprender dessa forma pode ser ineficiente, apresentaremos em forma de chunks, que são grupos ou combinações de palavras mais usadas pelos nativos. Essa também é uma ótima oportunidade de usar o nosso aplicativo gratuito, o Lexical Notebook, no qual você pode fazer anotações das coisas que aprende em inglês na forma de chunks, criando seus próprios exemplos, e personalizando o seu material de estudo da maneira que quiser, podendo ter acesso a tudo isso a hora que precisar. Ele se torna extremamente importante, pois sabemos que precisamos rever o conteúdo que aprendemos várias vezes para internalizarmos melhor e realmente utilizarmos com naturalidade.

Bora lá?

Vamos começar pelo próprio nome do esporte.

Em inglês, para dizer futebol - aquele jogado pelo Pelé, Maradona e o Neymar - podemos dizer: football no inglês britânico (BrE) e soccer no inglês americano (AmE). A palavra football também é usada pelos americanos, porém ela é usada para se referir ao esporte equivalente ao futebol americano no português, aquele jogado pelo Tom Brady, marido da Gisele Bündchen.

Mas saber apenas essas duas palavras não faz com que você comunique. É importante aprender combinações de palavras comuns com elas (collocations), como “jogar futebol”, “assistir futebol”, “acompanhar futebol” etc. Aprenda então algumas collocations, em inglês, e alguns exemplos em seguida:


to play soccer (AmE) / to play football (BrE) jogar futebol / jogar bola

Confira esses exemplos:

(AmE) The kids enjoy playing soccer. = (BrE) The kids enjoy playing football. As crianças adoram jogar futebol.

(AmE) Every weekend I play soccer with my friends. = (BrE) Every weekend I play football with my friends. Todo final de semana eu jogo bola com meus amigos.

 

to watch soccer (AmE) / to watch football (BrE) assistir futebol

Veja os exemplos:

(AmE) She loves to watch soccer. = (BrE) She loves to watch football. Ela ama assistir futebol.

(AmE) Watching soccer with my family is very fun. = (BrE) Watching football with my family is very fun. Ver futebol com a minha família é muito divertido.

 

to follow soccer (AmE) / to follow football (BrE) acompanhar futebol

Olhe os exemplos:

(AmE) I don’t really follow soccer, but I like to play it. = (BrE) I don’t really follow football, but I like to play it. Eu não acompanho muito o futebol, mas eu gosto de jogar.

(AmE) My dad always follow everything that happens in soccer. = (BrE) My dad always follow everything that happens in football. Meu pai sempre acompanha tudo que acontece no futebol.

 

E para dar aquele up no seu inglês, trouxemos mais algumas collocations relacionadas ao futebol e a diferença que temos entre o inglês americano e o britânico:

to enter the field (AmE) / to enter the pitch (BrE) entrar em campo

Observe os exemplos:

(AmE) Everyone got crazy when Brazil entered the field. = (BrE) Everyone got crazy when Brazil entered the pitch. Todo mundo foi à loucura quando o Brasil entrou em campo.

(AmE) When the Spain team entered the field the fans started to cry. = (BrE) When the Spain team entered the pitch the fans started to cry. Quando o time da Espanha entrou em campo os fans começaram a chorar.

 

to root for a team (AmE) / to support a team (BrE) torcer para um time

Confira este exemplo:

(AmE) I root for (Manchester United). = (BrE) I support (Manchester United).   Eu torço para o (Manchester United).

 

Aproveite e aprenda um chunk do tipo fixo, ou seja, é uma frase que você pode utilizar exatamente como apresentarmos aqui, sem modificações. Os chunks podem fazer a diferença na hora de conversar com alguém. Com eles você consegue perguntar sobre o time de coração de alguém sem precisar pensar palavra por palavra e correr o risco de errar. Olha só:

 

(AmE) Which team do you root for? = (BrE) Which team do you supportPra qual time você torce?


Essas são algumas diferenças que temos entre o inglês britânico e o americano quando o assunto é futebol. Então, agora, como você responderia à pergunta acima?

Resposta: seja qual time for, se você usou os chunksI root for... / I support...” você acertou! E aproveite para aprender mais chunks para usar antes, durante e depois uma partida de futebol:

Aprenda chunks para acompanhar uma partida de futebol.