Como usar um dicionário em inglês? – Parte 2

Já falamos um pouco aqui no Blog sobre como devemos escolher um dicionário e como encontrar palavras nele. No post de hoje, vamos conferir um pouco sobre o que significam as abreviaturas, siglas e símbolos encontrados ao lado das entradas em um dicionário. Let’s check it out!

Abreviaturas e símbolos

As entradas encontradas no dicionário geralmente vêm acompanhadas de abreviaturas que contêm informações sobre as palavras. Podem ser encontradas informações gramaticais, frequência de uso, se a palavra é comum do inglês americano ou britânico, etc.

Essas abreviaturas podem aparecer de formas diferentes em cada dicionário, portanto, é muito importante verificar em seu dicionário – geralmente na contra capa ou nas primeiras páginas – quais são as abreviaturas utilizadas naquele modelo.

As mais comuns costumam ser:

adj adjetivos

adv advérbios

fem palavras de gênero feminino

masc palavras de gênero masculino

substantivos

prep preposições

phr v phrasal verbs

pron pronomes

pl plural

sb somebody (alguém)

sth something (algo, alguma coisa)

verbo

[c] (countable) substantivo contável

[u] (uncountable) substantivo incontável

AmE inglês americano

BrE inglês britânico

Frequência de uso

Prefiram sempre dicionários baseados em um corpus, ou seja, um conjunto extenso de textos e gravações em um idioma – como um banco de dados – que é usado para definir frequências de uso das palavras, os significados mais utilizados, e também quais são as combinações mais comuns que acompanham aquela palavra.

De forma geral, esses dicionários possuem um destaque nas palavras que são utilizadas com mais frequência, ou no significado mais recorrente de uma palavra que possui várias equivalências. Esse destaque é feito, comumente, através da diferenciação de cor nas palavras mais utilizadas. Porém, alguns dicionários possuem informações mais específicas da frequência de uso.

No Longman Dictionary of Contemporary English, por exemplo, pode-se observar além da diferenciação de cor, as abreviaturas S1, W1, S2 e W2.

A letra S indica que a informação é referente a língua falada (spoken English), enquanto W refere-se a língua escrita (written English).

A numeração indica qual o nível de frequência de uso das palavras. As entradas com número 1 estão entre as mil palavras mais usadas, enquanto as de número 2 indicam que a entrada encontra-se entre as duas mil palavras mais comuns na língua.

Nesse dicionário, palavras destacadas por cor indicam que as mesmas estão entre as três mil mais utilizadas.

Em alguns casos, a numeração do S pode ser diferente da W, visto que algumas palavras são mais usadas na língua falada do que na escrita, e vice-versa, enquanto algumas palavras não possuem indicação nenhuma pois não estão entre as mais frequentes.

Essas informações agregam muito no aprendizado do idioma, pois é possível através delas identificar o modo que a língua realmente é utilizada pelos nativos.

Vamos verificar agora, como é apresentada a entrada da palavra error no Longman Dictionary of Contemporary English:

Dessa entrada podemos extrair as seguintes informações:

Através das abreviaturas n e [C, U], podemos verificar que a palavra é um substantivo que pode ser tanto contável como incontável. Pode-se perceber que a palavra é utilizada com bastante frequência, através das abreviaturas S2 e W2, que indicam também que a frequência de uso é a mesma tanto na língua falada como na escrita.

A entrada conta também com um gráfico, que indica que temos uma palavra semelhante (mistake) que é mais comum na língua falada, enquanto error geralmente é utilizada na forma escrita ou em expressões.

Símbolos fonéticos

Uma das formas de aprendermos a pronúncia de uma determinada palavra é recorrendo a dicionários online que possuem a opção de ouvir o áudio do termo desejado. Porém, é também possível tirar essa informação do próprio dicionário de papel através dos símbolos fonéticos. Aprender a ler estes símbolos pode facilitar muito o aprendizado. Tendo esse conhecimento, podemos recorrer à transcrição fonética das palavras cada vez que surgir alguma dúvida referente a isso.

Para aprender mais sobre símbolos fonéticos, confiram esse post:

A importância dos “Phonetic Symbols”

Lembrando que as dicas desse post valem também para as versões de dicionários online, já que a grande maioria deles também conta com essas informações.

That’s it for now, guys. Have fun studying!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.