Falar em aprender preposições nem sempre é um assunto fácil, não é? É muito comum que estudantes da língua tentem decorar regras, mas isso torna o raciocínio lento, podendo fazer com que você trave na hora de falar ou então que acabe falando coisas erradas.

Uma maneira muito mais fácil de usar as preposições é aprender elas prestando atenção nas palavras que geralmente vêm antes e depois dela, e as equivalências em português. Esses grupos de palavras que são usadas juntas, nós chamamos de chunks. Eles são combinações de palavras que frequentemente aparecem juntas em um determinado contexto. Por exemplo, se você quiser falar que mora em determinada cidade em português, como falaria? Eu moro em..., eu moro no... ou eu moro na...? A resposta para esta pergunta é: depende da cidade. Olha só:

Eu moro em Curitiba.

Eu moro no Rio de Janeiro.

Eu moro na Bahia.

E como você sabe que estas frases estão certas? Você teve que pensar em uma regra gramatical ou a cidade já puxou da sua memória automaticamente a preposição em, no ou na? É assim que o cérebro armazena a maioria do vocabulário, em conjuntos de palavras. Além disso, foi necessário que você visse este conjunto várias vezes quando você estava aprendendo a falar português para que fixasse estas combinações. Pensando nisso, a inFlux criou um aplicativo gratuito para te ajudar memorizar os chunks aprendidos: o Lexical Notebook. Este app te ajudará a manter organizado as anotações e de fácil acesso para quando você quiser rever o conteúdo e praticar. Além disso, ele cria flashcards e quizzes para te ajudar a memorizar o conteúdo!

 

Agora que você já entendeu a melhor forma de aprender sobre preposições, vamos aprender algumas formas de usar a preposição towards (ou toward).

A forma towards é mais usada que toward mas ambas são equivalentes. Esta preposição é bastante usada em combinações mais formais, então é mais provável ouvi-la em um noticiário, por exemplo, do que efetivamente usá-la. No entanto, ela também pode ser usada em algumas situações mais corriqueiras e nós vamos ensinar quais.


A primeira situação é quando você quiser falar “em direção à” no sentido de movimento, ação. Observe estas combinações bastante comuns com toward(s):

to go toward(s)… ir em direção a...

to head toward(s)… ir em direção a...

to come toward(s)… vir em direção a...

to drive toward(s)… dirigir em direção a...

to walk toward(s)... caminhar em direção a...


Agora veja os exemplos, preste atenção nas combinações sublinhadas e aproveite para repetir as frases, treinando seu listening e speaking:

She’s going toward home. = She’s heading toward home.  Ela está indo em direção à sua casa.

He’s driving towards the cityEle está dirigindo em direção à cidade.

The teacher is coming towards meO professor está vindo na minha direção.

She walked toward himEla caminhou em direção a ele.


Após observar estes exemplos, saiba que você poderá alterar um pouco o chunk  para se adaptar ao que você quer falar, veja só:

He looked toward her and smiled. Ele olhou na direção dela e sorriu.

Muslims pray toward MeccaOs muçulmanos rezam em direção a Meca.


Agora veja que toward também pode significar – em direção a, para no sentido figurado, indicando um possível resultado. Esta combinação:

(a) step toward(s)... (um) passo em direção a... / (um) passo para...


Saiba que você também poderá alterar um pouco a fim de falar, por exemplo, o primeiro passo em direção à, um passo importante para, veja só estes exemplos:

The meeting was the first step towards peaceA reunião foi o primeiro passo em direção à paz.

That was an important step toward disarmamentEste foi um passo importante para o desarmamento.


Outro uso um pouco menos formal desta preposição é com a equivalência em relação a. Por exemplo, se você quiser dizer: a atitude em relação a..., meu comportamento em relação a..., pode dizer:

(the) attitude toward(s)... a attitude em relação a…

(the) behavior toward(s)... o comportamento em relação a...


Observe os exemplos abaixo, com as equivalências em português. Preste atenção nas palavras que vêm antes e depois dessas combinações e que o que estava entre parênteses no chunk pode ser alterado para que se encaixe melhor com o que quer dizer:

He changed his attitude towards herEle mudou sua atitude em relação a ela.

That’s their attitude toward deathEssa é a atitude deles em relação à morte.


Outro uso um pouco menos comum é em relação ao tempo, quando falamos que determinada época (mês, dia da semana, época de provas etc.) está se aproximando. Veja algumas combinações prováveis e observe como as equivalências podem mudar em português:

toward(s) the end of (April) mais pro fim de (abril)

toward(s) the beginning of (April) chegando abril, perto do início de (abril), perto do começo de (abril) etc.

toward(s) the end of (spring) mais pro fim da (primavera)

toward(s) the beginning of (spring) chegando a (primavera), perto do início da (primavera), perto do começo da (primavera) etc.

toward(s) the test chegando a época de prova, perto da época de prova etc.

toward(s) (1pm) perto da (uma da tarde), por volta da (uma da tarde) etc.


Agora observe algumas frases usando essas combinações e que podemos alterar o que estava entre parênteses para se adaptar à situação:

What’s the weather like toward the end of OctoberComo é o tempo mais pro fim de outubro?

Everything gets more colorful towards the beginning of fallTudo fica mais colorido chegando o outono.

They’ll be here towards noonEles vão chegar aqui por volta do meio dia.


Também podemos encontrar towards em combinações com o significado de para ajudar a pagar, para ajudar a financiar, para ajudar a arcar etc. Nesse caso, a preposição será usada em contextos mais formais, como em notícias, política, economia etc.

Assim, não devemos usar as combinações que apresentaremos em frases cotidianas, como Ela deu R$100 pra ajudar a pagar o aluguel, por exemplo.

Veja algumas combinações prováveis com este uso de towards e repare que as palavras que vêm antes da preposição sempre têm a ver com dinheiro:


to give money towards... dar dinheiro para ajudar a pagar/financiar/arcar...

to donate part of the profits towards... doar parte dos lucros para ajudar a pagar/financiar/arcar...

to destine grants towards... destinar recursos para ajudar a pagar/financiar/arcar...

to offer contributions towards... oferecer contribuições para ajudar a pagar/financiar/arcar...


Veja só os exemplos que preparamos:

The company has given 1 million towards labor actionsA empresa deu 1 milhão para ajudar a pagar ações trabalhistas.

Government has destined part of the grants towards basic educationO governo destinou parte dos subsídios para ajudar a financiar a educação básica.

Many businessmen destined grants towards the costs of rebuilding the city. Muitos empresários destinaram recursos para ajudar a arcar com os custos de reconstruir a cidade.


Agora que você conheceu as palavras que combinam com a preposição towards, vamos para um desafio: como você diria “Estou indo em direção à cidade”?




Resposta: I’m going toward / towards the city ou I’m heading toward / towards the city.

Aproveite também para criar mais frases com esta preposição no seu Lexical Notebook e não se esqueça de praticar e revisitar este conteúdo!

E que tal aprender o uso das preposições in, on e at? Comece por este post:

Quando usar “in”, “on” e “at” – Part 1

Bye for now!