Como se diz “espirrar” em espanhol?

O espirro é uma reação natural dos seres humanos e de alguns animais que se caracteriza pela eliminação de corpos estranhos ao organismo através da expulsão brusca do ar. Os falantes de espanhol têm uma palavra muito curiosa para definir essa reação do corpo; vamos aprender com este artigo do inFlux Blog como se diz espirrar em espanhol?

Este tipo de espirro (a reação corporal) é definido em espanhol como estornudo; consequentemente, espirrar se diz estornudar. Aprenda melhor com os exemplos abaixo:

estornudo espirro

 

estornudar espirrar

 

¿Crees que te vas a estornudar otra vez? Você acha que vai espirrar outra vez?

 

La he oído estornudar en el pasillo. Eu ouvi ela espirrar no corredor.

 

Yo intento estornudar, pero no logro. Eu tento espirrar, mas não consigo.

 

Si acabas de estornudar, probablemente tenías algo que irritaba tu nariz. Se você acaba de espirrar, provavelmente você tinha algo que irritava o seu nariz.

 

Generalmente, se dice que un estornudo viaja a 160 km/h, pero lo normal es que no supere los 60 km/h. Geralmente, diz-se que um espirro viaja a 160 km/h, mas o normal é que não supere os 60 km/h.

 

Em português, o nome “científico” do espirro é parecido com o espanhol: esternutação. Não é nada comum que nos comuniquemos dessa forma, mas não deixa de ser um fato curioso!

Temos também que considerar que espirrar não necessariamente vai identificar a reação do corpo, mas também outros tipos de ações, como em espirrar (tinta) na parede, borrifar um pouco de (limão), entre outras. Em espanhol, um dos verbos apropriados para estes casos é rociar; preste atenção nos exemplos para entender a lógica do seu uso:

Conviene rociar las plantas con un poco de agua en los días calientes. Convém espirrar um pouco de água nas plantas nos dias quentes.

 

Rocía el pescado con jugo de limónEspirre suco de limão no peixe.

 

Rocié la ensalada con un poquito de aceite de olivaBorrifei um pouquinho de azeite de oliva na salada.

 

Na verdade, o uso de rociar em espanhol é mais amplo e vale um artigo específico só para este verbo; então, não deixem de acompanhar diariamente as dicas de espanhol do inFlux Blog para aprofundar seus conhecimentos neste idioma!

¡Los veo pronto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.