Como sair do nível intermediário para o nível avançado do inglês?

Você já estudou inglês por anos e parece que está travado? Tem a sensação que seu inglês até ajuda em algumas situações, e no início da conversa mas depois não consegue mais desenvolver? Te falta vocabulário e parece que você está sempre naquele “arroz com feijão” básico?

É muito comum estudantes com anos de cursos de inglês e estudos até alcançarem um nível básico ou intermediário, porém não conseguem evoluir muito depois disso.

Se você quer vencer essa barreira e colocar inglês avançado em seu currículo sem medo, acompanhe esse post!

Quando começamos estudar tudo é novidade. Você sai do zero e começa a aprender algumas frases como “How are you?”, “What’s your name?”, “Where are you from?” e já se sente confiante a iniciar uma conversa. Porém depois disso começa aquela coisa de preposição, regras de gramática, muitos verbos irregulares para memorizar, aí você de depara com omnj tal do present perfect e parece que tudo vira uma confusão.

Aquele progresso rápido que você percebeu no início se torna cada vez mais lento e complicado. Parece que você não sai mais do lugar.

Talvez você até consegue se comunicar, mas usa sempre o mesmo vocabulário e qualquer mudança de assunto já te deixa inseguro de continuar.

Para resolver isso, vamos te orientar como estudar para sair do nível intermediário, e aumentar seu vocabulário de forma consistente para que você continue percebendo o progresso igual quando começou a estudar!

Desenvolvendo as habilidades comunicativas

Quando aprendemos uma língua, trabalhamos normalmente com quatro habilidades. Ouvir, ler, escrever e falar. Elas são divididas em habilidades receptivas e habilidades ativas.

As habilidades receptivas: ouvir e ler, são as que devemos trabalhar com muita intensidade, desde o início do aprendizado e não podemos parar. É através delas que aprendemos novo vocabulário, pronúcia e desenvolvemos um banco de informações na língua alvo que será usado quando quisermos escrever ou falar.

Quando se inicia o aprendizado da língua, a habilidade de ouvir, o listening deve ser a habilidade mais trabalhada. Através do listening você tem o input necessário para começar a compreender como a língua funciona.

Para praticar o listening você precisa porém do input correto. Ouvir conteúdo específico para estudantes (materiais didáticos), seu professor, podcasts, filmes e séries são excelentes.

Porém só ouvir sem nenhum tipo de direcionamento não é muito eficiente. Claro que você pode se acostumar com o som, e com o tempo começar a compreender, mas esse processo pode ser acelerado.

Para praticar seu listening é importante primeiro que você saiba o que está sendo dito, no caso de um podcast, por exemplo, ler a transcrição antes de ouvir vai te ajudar muito. Aqui no inFlux Blog, você tem vários exemplos com áudio. Uma orientação é você ler, ouvir uma vez. Ouça uma segunda vez e repita para se acostumar com a pronúncia. Depois, ouça novamente de olhos fechados. Faça este processo por algumas vezes seguidas e você vai perceber como a prática vai fazendo com que você fique cada vez mais familiarizado com o vocabulário.

No nível intermediário você também pode praticar bastante a leitura, já que conhece um pouco de vocabulário e não precisa ficar procurando cada frase no dicionário. Através do contexto, você já é capaz de inferir significado às palavras que não conhece e entender os textos como um todo. A leitura também é uma habilidade receptiva importantíssima para aumentar seu vocabulário. Leia notícias, livros, artigos, tudo que tiver ao seu alcance!

A escrita e a fala são duas habilidades chamadas de ativas, onde você precisa produzir. Mas escrever, normalmente é mais simples, com tantos recursos que temos hoje. Você pode procurar no Google ou usar os recursos de correção do editor de texto. Escrever é uma habilidade que traz um pouco mais de segurança muitas vezes.

Já o falar, o speaking pode ser a pedra no sapato, tanto de alunos iniciantes como quem já está com nível intermediário.

É uma habilidade de exige muita prática e repetição. Infelizmente, os cursos focam quase todo o tempo estudando regras de gramática ao invés de praticar. Para desenvolver esta habilidade, procure um curso que tenha muita prática de repetição, exemplos que você possa seguir e atividades comunicativas que trabalham situações do dia a dia.

Muitas vezes, as aulas de conversação não tem um direcionamento, ou seja, o professor dá um assunto e os alunos conversam sobre ele. Porém, o que acontece é que os alunos usam sempre as mesmas frases, aquelas que estão confortáveis em usar, e isso é um dos grandes motivos por que os alunos não saem do nível intermediário. É necessário exercícios direcionados, de repetição com novo vocabulário.

Vamos te passar aqui um exercício para você começar a quebrar este platô agora mesmo. Aqui no blog da inFlux você encontra diversos posts com vocabulário, exemplos e áudio. Busque um post com um vocabulário que você ainda não conhece. Leia e ouça o áudio. Repita uma vez. Ouça novamente. Repita quantas vezes achar necessário. Anote esse vocabulário em seu caderno e durante a semana e coloque em que situações você usaria ele. Pratique ele algumas vezes se imaginando nessa situação.

Aprenda a criar um Caderno Lexical:

O que é e como usar um Lexical Notebook

A quinta habilidade comunicativa

Agora o grande segredo para sair do nível intermediário e alcançar a fluência no avançado com segurança está nesta habilidade comunicativa que ninguém fala. O noticing. Esta habilidade foi mencionada pelo linguista inglês Michael Lewis em seus livros onde ele desenvolveu a abordagem de ensino chamada The Lexical Approach.

O noticing vem de “notar, perceber” e é uma das habilidades mais importantes que você deve desenvolver em uma língua. Esta habilidade faz com que você perceba o idioma, note padrões e aprenda a gramática e seu uso através desses padrões.

A língua consiste em combinações de palavras que no Lexical Approach são chamadas de chunks of language.

Saiba mais dobre o que são chunks e como eles ajudam a dominar o inglês.

Estes chunks são as combinações de palavras mais utilizadas em uma língua em determinadas situações. Alguns exemplos de chunks:

How are you? Como vai?

 

Have a nice day! Tenha um bom dia!

 

You know what I mean? Sabe o que estou falando?

 

On the other hand… Por outro lado…

 

Great idea! Ótima ideia!

 

etc.

Veja que as palavras acima são usadas juntas e não isoladamente. Quado você desenvolve a habilidade de noticing, você começa a prestar atenção nas palavras e quais outras estão junto com ela. Desta forma você aumenta seu vocabulário de forma mais dinâmica e eficaz. Ao invés de listas de palavrinhas que depois você demora juntar, você já aprende blocos que ajudam na comunicação.

Então, comece a partir de hoje, ao ler uma palavra em um texto, por exemplo, já observe o que vem antes e depois dela. Sublinhe e comece a anotar estas combinações comuns que encontrar e o que elas significam.

Isso vai fazer toda diferença nos seus estudos e você rapidamente vai sair do intermediário e se tornar ainda mais fluente!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.