Todo começo de ano é assim: os alunos parecem hesitantes e tímidos com os novos colegas de classe. Felizmente, isso não dura por muito tempo, pois logo depois da primeira semana de aula já começam a trocar e-mails, blogs, twitter, etc. Diante destas conversas surge a dúvida sobre como falar, em inglês, os símbolos e pontuações de um endereço de e-mail. Esta é a minha dica aqui no inFlux Blog. Quero ajudar você a resolver esta dúvida. Portanto, segue a dica.

Vamos tomar como exemplo um email fictício. Isto para evitar coincidências. O email escolhido é: exemplo@exemplo.com.br

Devemos pronunciar o símbolo arroba (@) como se estivéssemos falando a palavrinha "at". Aliás, a palavra "at" é uma preposição que significa, entre outras coisas, "em" (algum local). Uma vez que a sua conta de e-mail fica armazenada "em" algum servidor (no caso do nosso email de exemplo, no servidor "exemplo"), nada mais natural do que pronunciá-la como "at".

Já os pontos, não podemos dizer "point". Este é um erro comum entre os alunos. O correto é dizer "dot". Vale dizer aqui que há uma diferença básica entre as duas palavras. "Point" possui diversos siginificados: a ponta de um objeto (the point of a knife, a ponta de uma faca); a idéia principal de um argumento (that's the point of the matter, esse é o "X" da questão). Enquanto que "dot" se refere, principalmente, ao símbolo (.).

Dito tudo isto, já estamos preparados para pronunciar o nosso email fictício. Para pronunciá-lo em inglês você terá de dizer assim: exemplo "at" exemplo "dot" com "dot" br

Conforme dito acima, note que usamos as palavras "at" (@) e "dot" (.) para nos referirmos aos símbolos. Claro, que é bom saber também a pronúncia das letras [do alfabeto] em inglês. Mas para que este post não fique muito longo, poderemos falar sobre isto em uma outra oportunidade.

[by Thiago Gabriel,unidade inFlux Portão, Curitiba - PR]