Como perguntar “Como vai? ” em Inglês ?

Hello, hello! E aí? Como vai? Tudo em cima? Coé rapaziada?

Já iniciamos este post te mostrando que a lista de como dizer como vai em português é extensa, e olha que estas formas acima são só algumas! Neste post, vamos aprender algumas formas de dizer como vai em inglês, desde o famoso how are you? até a gíria what’s up?. Vem aprender com a gente!

Antes de começarmos, lembre-se que as combinações que veremos a seguir são chunks, aquelas frases muito comuns, que são usadas o tempo todo por nativos. Esses chunks funcionam como uma palavra só, que você vai pronunciar de uma vez, assim como dizemos como vai?, ou como você tá?, em português.

Aprender inglês por meio dos chunks torna seu aprendizado muito mais rápido e eficiente, já que você aprende gramática, vocabulário e pronúncia de maneira integrada, sem se preocupar com traduções ao pé da letra.

Agora, vamos aprender!

Logo no nosso primeiro livro do curso de inglês da inFlux, os alunos aprendem a expressão how are you?, que significa como vai? ou como vai você?. Uma ótima pergunta para iniciar uma conversa e quem sabe, conhecer alguém melhor.

Ah, vale lembrar que estamos falando sobre equivalências entre as línguas. Ou seja, se você olhar palavra por palavra, pode ser que a frase em inglês não se pareça com a nossa. Mas elas são equivalentes, isto é, transmitem a mesma mensagem.

Então, vamos começar com esta. Ouça e repita, tá bom?

How are you? Como vai?; Como vai você?; Como você está?

 

Good morning, John! How are you today? Bom dia, John! Como você está hoje?

 

Ao longo do curso, nossos alunos aprenderão outras expressões que também podem significar como vai? ou como vai você?, mas que são usadas em contextos diferentes, da mesma maneira que no português. E esta vai ser a grande diferença entre as frases, os contextos de uso.

Por exemplo, no nosso segundo livro os alunos aprenderão a expressão how are you doing? que significa a mesma coisa que how are you?. A única diferença é que esta expressão é mais informal. Ou seja, é possível usar how are you? em uma reunião de negócios, em situações nas quais se exige mais seriedade e formalidade. Mas entre os amigos, how are you doing?  funciona muito bem. Ouça e repita:

How are you doing? Como vai?; E aí?; Beleza?

 

Hey, guys! How are you doingE aí, pessoal! Tudo certo? / Beleza?

 

Esta expressão é mais usada com amigos, familiares, colegas na escola, pessoas com as quais se tem mais afinidade e contato.

Quer deixar esta expressão ainda mais informal?

É só dizer how you doing? Assim:

How you doing? E aí?; Qual é?; Como vai?

 

Se você é fã do seriado “Friends”, deve se lembrar do personagem Joey dizendo “How you doing?” quando está tentando paquerar ou dar em cima de alguém. 

  

Já no nosso terceiro livro, é possível aprender ainda algumas expressões que necessitam um pouco de prática pra falarmos corretamente. Ouça com atenção cada uma e repita. Cuidado com a pronúncia, OK? Olha só algumas delas:

How’s it going? E aí?; Como vai?

 

How’s everything? Como vão as coisas?; Como vai?

 

How’ve you been? Como vai?; Como tem passado? 

 

Todas elas também significam o mesmo que How are you? e How (are) you doing?, mas são mais usadas em situações informais. Portanto, usem e abusem delas ao cumprimentar seus colegas em sala de aula, seus amigos, e pessoas mais próximas a você.

Além disso, muitas vezes, nós também podemos iniciar uma conversa com a seguinte pergunta: “o que você anda aprontando?”. Esta é outra maneira bastante informal de perguntar como as pessoas estão. Em inglês podemos dizer “what’ve you been up to?” mas, se falado de maneira rápida e natural, e em ambientes ainda mais informais, é possível dizer apenas “what you been up to?”. Aqui costuma ser um pouco difícil de ser pronunciado corretamente, portanto, pratique bastante com os áudios:

What’ve you been up to? Como vai?; O que anda aprontando?

 

What you been up to? Como vai? O que anda aprontando?

 

Há ainda a expressão what’s up?. Foi ela que provavelmente deu inspiração ao nome do aplicativo de troca de mensagens Whatsapp. Novamente, usada em ambientes bem informais:

Hey! What’s upEi! E aí?

 

What’s up, mate? E aí, parceiro?

 

E deixando ela ainda mais informal, é só dizer ‘sup? Assim:

Sup, dude? E aí, cara?

 

Sup, mate? E aí, parceiro?

 

‘Sup, brother? E aí, mano?

 

‘Sup, bro! E aí, mano?

 

Sup, everyone? E aí, pessoal?

 

Bom, falamos tanto sobre jeitos informais de se dizer como vai? em inglês, e agora, vale a pena falar de um jeito que você praticamente não vai ouvir por aí, mas se ouvir, queremos que esteja preparado. É extremamente formal e pode ser considerado até um pouco antiquado, então, saiba bem quando utilizar:

How do you do? Como vai?/ Prazer em conhecê-lo.

 

E o que responder quando alguém lhe disser isso? É só dizer how do you do? de volta. Engraçado, não é? Lembrando que em alguns contextos, pode significar prazer em conhecê-lo, também.

Não deixe de anotar os chunks que aprendeu hoje em seu inFlux Lexical Notebook, o app gratuito da inFlux no qual você pode anotar chunks e praticar com os quizzes e flashcards! Assim, você memoriza e pratica o conteúdo de uma maneira muito divertida. Não esqueça, se você escrever, repetir, memorizar, criar contextos e exemplos e praticar, sua aprendizagem é muito mais proveitosa.

Agora um desafio para você: como podemos dizer e aí, mano? Como você tá? em inglês?

powered by Advanced iFrame. Get the Pro version on CodeCanyon.

via GIPHY

Resposta: ‘Sup, bro? How’s it going? / ‘Sup, bro? How’ve you been? / ‘Sup, bro? How you doing?

Ficou com alguma dúvida, ou sua resposta ficou diferente? Manda pra gente!

Dê uma olhada em nossos outros posts:

O que significa ain’t

Como se diz “bora…?” ou “partiu…?” em inglês?

Como se diz “de mão beijada” em inglês?

O que significa “stay tuned” em inglês?

Gírias para falar sobre “levar foras” em inglês

Diferentes formas de dizer “oi” em inglês

Como dizer ‘tchau’ em inglês sem usar ‘bye’?

Até a próxima! Cya, mate!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.