Como memorizar vocabulário em inglês de maneira eficiente?

Sempre ouvimos e recebemos comentários de estudantes de inglês e a situação é sempre a mesma. Estudaram inglês por anos, investiram tempo, dinheiro e não conseguem falar. Você também passa por isso?

Conhece muitas palavras, mas na hora de juntar as palavras dá um branco e trava? No meio de uma conversa tenta responder e perde o timing, a frase sai errada, ou nem sai?

Este problema é tão comum com quem estuda inglês que nós vamos falar um pouco sobre isso e como você pode estudar e memorizar vocabulário de maneira eficiente e alcançar a fluência no inglês.

Como funciona o nosso cérebro

Primeiro precisamos entender um pouco sobre como funciona o nosso cérebro. Por que será que algumas coisas são fáceis de aprender e memorizar e outras parecem não fixar na nossa cabeça?

Por que temos tanta memória para algumas coisas, e na hora de aprender inglês parece que a memória falha?

Acontece que em nosso cérebro existem dois tipos de operações, que são responsáveis por determinadas ações. Vamos chama-los aqui de Sistema 1 e Sistema 2. Este estudo foi feito e apresentado pelo psicólogo Daniel Kahneman em seu livro “Rápido e Devagar”.

O Sistema 1 é responsável pelas operações intuitivas, rápidas e automáticas. Por exemplo, é o Sistema 1 que faz você fechar os olhos quando um objeto vem em sua direção, ou faz você rapidamente tirar a mão de uma panela quente.

Na parte dos idiomas, o Sistema 1 é responsável pelas operações em que você acessa na memória sua lingua nativa. Por isso falamos nossa língua materna com rapidez, de forma automática.

Já o Sistema 2 ele é responsável pelas operações mais lógicas, deliberativas e consequentemente mais lentas. É como precisar abaixar o volume do rádio do carro para procurar um endereço. A ação de encontrar um endereço não é intuitivo ou automático. Ela é uma ação comandada pelo Sistema 2, e por isso mais lenta e demanda mais tempo e atenção. Como fazer uma conta de multiplicação, como 21×12 de cabeça, por exemplo.

Voltando para os idiomas, quando aprendemos uma segunda língua, esta memória é inicialmente acessada pelo Sistema 2. Sabe quando você lembra que aprendeu uma coisa em inglês mas na hora de falar busca na memória, e não consegue acessar? Parece que está ali, na ponta da língua mas ela não sai? Isso é o seu Sistema 2 em ação.

Mas, agora pense o seguinte. Se você já estudou inglês antes, vamos te perguntar como se “Como vai?” em inglês. É muito possível que você rapidamente pensou em “How are you?“.

Se esta frase veio rapidamente à sua mente, isso significa que esta operação foi realizada pelo Sistema 1. O mesmo que acessa sua língua materna. Isso acontece por que a frase “How are you?” é tão comum e repetida em cursos de inglês que ela já está consolidada e facilmente acessada pelo Sistema 1.

Isso significa que quanto mais vocabulário você tiver acessado pelo seu Sistema 1, mais rapidamente você acessa esta informação e mais fluente você será.

Memorizando vocabulário de maneira eficiente

Mas como fazer com que o que eu aprendi em inglês seja acessado pelo Sistema 1 de forma automática?

Através da repetição! Estudos indicam que, no mínimo, é necessário que a gente reveja um vocabulário 7 vezes para que ele passe a ser acesssado de forma automática.

Mas importante: não é só repetir 7 vezes seguidas e pronto. Estas repetições devem acontecer em momentos, situações e contextos diferentes. Por isso a importância do input, ou seja, estar em contato com o idioma estudado, ouvindo, lendo, praticando sempre que possível. Assim, você aumenta e até mesmo cria novas oportunidades de se deparar com esse vocabulário mais vezes e fazer com que ele se torne cada vez mais automático.

Agora, já aconteceu com você de durante as aulas de inglês ou depois de praticar bastante com algum aplicativo, você até faz os exercícios com facilidade, mas depois de uns dias já não consegue mais lembrar aquele vocabulário?

A curva do esquecimento

Isso é normal acontecer por conta de uma coisa chamada the forgetting curve – a curva do esquecimento. Estudos apontam que quando aprendemos algo, assistimos uma aula ou palestra, depois de 24h é possível esquecer cerca de 50% de tudo que foi visto. Depois de dois dias, mais de 75%. Depois de uma semana, não lembramos quase nada.

Então além da repetição para que o novo vocabulário passe a ser acessado pelo Sistema 1, ela também é fundamental para vencer a curva do esquecimento e alcançar a fluência. Não esquecemos nossa língua materna por que temos contato com ela constantemente.

O inglês é uma língua que está presente em nosso dia a dia, no trabalho, filmes, músicas, etc. Se pedirmos para você listar quantas palavras você conhece em inglês, é muito provável que você consiga rapidamente fazer uma lista com várias palavras. Isso por que elas estão já de fácil acesso, já são acessadas pelo Sistema 1 e devido à exposição contínua, elas não se perderam na curva do esquecimento.

Mas por que ainda assim não consigo falar inglês?

Aprendendo vocabulário através de chunks

Acontece que nosso cérebro gosta de palavras soltas, elas são fáceis de lembrar. Mas o problema é que você lembra de todas estas palavras e na hora de falar não consegue juntar tudo. Fica buscando as palavras e não consegue produzir frases coerentes de forma natural e fluente.

Isso se deve ao fato de que a língua não é formada por palavras soltas, e sim, por blocos de palavras pré-estabelecidos. Estes blocos de palavras, chamados pela Abordagem Lexical de chunks ou itens lexicais são as combinações de palavras mais comuns utilizadas por um nativo da língua.

Quando aprendemos através de chunks, nosso cérebro consegue assimilar o vocabulário, a pronúncia e a gramática de uma só vez. Memorizando chunks você conseguirá acessar este vocabulário de forma fácil, com segurança e criar frases que façam sentido. E este é o grande segredo da fluência. Quanto mais chunks você souber e praticar através da repeitção de forma consistente, mais eficiente será seu aprendizado.

Quer saber mais como aprender chunks e como você pode utilizar a repetição para memorizá-los? Acesse:

Crie um Lexical Notebook e pratique através da repetição

Qual o método de ensino utilizado na inFlux?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.