O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, globalizado e, consequentemente, mais exigente. Assim, quem busca uma recolocação profissional ou um upgrade no cargo e no salário, tem que entrar em ação e buscar novas alternativas de como melhorar o currículo. Seja fazendo cursos complementares, aprimoramento pessoal ou buscando o domínio do inglês, a tarefa, agora, requer perseverança e capacidade de ampliar a visão a cada mudança que surge, tanto nas empresas, como na sua própria vida.

Para ajudá-lo a encontrar formas de como melhorar o currículo, destacamos 5 habilidades consideradas fundamentais no modelo de carreira atual. Quem não quer ficar atrás, precisa buscar o seu aprimoramento e se diferenciar. Confira!

1 - Capacidade de trabalhar em equipe

Não é de hoje que saber trabalhar em equipe é uma habilidade importante para todos os profissionais. Porém, com um mercado tão competitivo e recheado de profissionais qualificados, isso se tornou pré-requisito.

As empresas buscam pessoas participativas, colaborativas, flexíveis, dinâmicas, que se envolvam em mais de uma tarefa ou setor e que, principalmente, saibam aceitar a opinião dos outros. Então, não tem como melhorar o currículo sem esse quesito.

2 - Inteligência emocional

Mais do buscar cursos para melhorar o currículo, é imprescindível desenvolver competências pessoais, como as que envolvem a emoção. Pessoas que buscam o autoconhecimento; sabem lidar com outras pessoas; não se abalam frente a mudanças e, ainda, se adaptam facilmente às transformações empresariais são consideradas candidatos em potencial.

Além disso, desenvolver uma visão sistêmica, ou seja, do negócio como um todo, e não somente no que se refere ao seu trabalho, é igualmente um passo importante na meta de como melhorar o currículo.

3 - Capacidade de identificar e solucionar problemas

As empresas buscam profissionais com atitude, principalmente diante das complicadas adversidades do dia a dia. Assim, desenvolver a capacidade de identificá-los e, em particular, tomar à frente na busca pela solução pode ser um grande diferencial.

Para as empresas, a nova geração possui um perfil interessante justamente porque tem esse tipo de habilidade. No caso, como são superconectados, possuem a capacidade de lidar com novas soluções ou mesmo desenvolvê-las. E o principal: sem medo. Assim, quem não tem esse aspecto nato, precisa pensar como melhorar o currículo também nesse sentido.

4 - Cursos complementares

Pessoas que buscam aprimoramento constante são sempre muito bem-vistas pelos recrutadores. Porém, mais do que realizar cursos para melhorar o currículo, eles devem oferecer um aprofundamento na sua área, complementar a sua experiência ou ampliar as possibilidades de atuação em outros setores.

Os cursos e treinamentos devem agregar informações que realmente farão a diferença para empresa e elevarão o seu potencial profissional.

5 - Domínio de outro idioma

Ter o domínio do inglês não é mais visto como um diferencial, mas sim um pré-requisito para diversas áreas de atuação. Quem não sabe ainda como melhorar o currículo, pode buscar uma escola de idiomas e começar os estudos.

Além das aulas, é imprescindível praticar e vivenciar a nova língua. Empresas multinacionais estão sempre recrutando profissionais com domínio do inglês para os altos cargos, justamente porque entendem e falam o idioma naturalmente.

--

Agora que você já sabe como melhorar o currículo, é hora de colocar a mão na massa. Conheça os diferenciais dos cursos da inFlux e se destaque.