Como fazer os pontos de interrogação e exclamação invertidos?

Como fazer os pontos de interrogação e exclamação invertidos?

Você sabia que na língua castelhana se utilizam os pontos de interrogação e exclamação no começo das sentenças? Fazê-los no computador pode ser uma dor de cabeça às vezes. Vamos te mostrar que na realidade é bem simples, só precisa segurar o botão “ALT” e alguns números, veja duas maneiras de fazer cada um:

¿ = ALT + 168     ou           ¿ = ALT + 0191

¡ = ALT + 173      ou           ¡ = ALT + 0161

Como fazer os pontos de interrogação e exclamação invertidos em um teclado que não tem os números do lado?

Caso seu computador não tenha o teclado numérico, não se preocupe, vamos te mostrar como fazer usando a tecla “ALT”, mais alguns outros botões. Lembre-se que para dar certo tem que deixar as teclas apertadas ao mesmo tempo. Veja só:

¿ = ALT + CTRL + W

¡ = ALT + CTRL + SHIFT + !

Como fazer os pontos de interrogação e exclamação invertidos no celular?

No celular fica ainda mais prático e funciona em qualquer celular. Primeiramente você precisa clicar no teclado do celular na opção de números e símbolos. Depois, localize o ícone de “?” e deixe o dedo apertado um segundo. Em seguida, acima ou do lado do “?” aparecerá a opção do ponto de interrogação invertido “¿”. Viu que simples? O mesmo processo se aplica para o ponto de exclamação ao contrário.

Por que se utilizam os pontos de interrogação e exclamação invertidos no espanhol?

Você se lembra de quando estava aprendendo a ler na escola, e ao ler um texto em voz alta, você mudava a entonação no meio da frase quando percebia que ela era uma pergunta? Em espanhol, não corremos este risco, pois as frases interrogativas e exclamativas levam a pontuação no início da frase. Ou seja, ao escrever uma pergunta ou uma exclamação em espanhol, você deverá colocar os símbolos invertidos “¡” ou “¿” logo no início da frase. Desta maneira, ao ler já fazemos entonação de pergunta desde o começo da sentença ou entonação de surpresa desde o início da frase.

Veja algumas frases muito comuns no espanhol e preste atenção na entonação de pergunta e de surpresa que deve ser feita desde o começo da sentença onde tem o ponto de interrogação ou de exclamação inicial. Também preste atenção na diferença de entonação quando não leva estes símbolos. Repita os áudios em voz alta para treinar sua própria pronúncia e entonação:

 A- ¿Cuál es tu nombre?Como é o seu nome?

 B- Mi nombre es Karen. Meu nome é Karen.

 A- ¿Qué te gusta hacer?O que você gosta de fazer?

 B- Me gusta leer. Eu gosto de ler.

 A- ¿Por qué estás tan feliz hoy?Por que você está tão feliz hoje?

 B- Porque hoy es mi cumple. Porque hoje é meu aniversário.

¡No te lo puedo creer! Não posso acreditar!

No te lo puedo creer. Não posso acreditar.

¡No me grites! Não grite comigo!

No me grites. Não grite comigo.

¡Qué linda estás! Que linda você está!

Qué linda estás. Que linda você está.

Viu que prático? Agora só basta um pouco de prática. Abra seu Cuaderno de Léxicos ou Lexical Notebook, o app gratuito da inFlux onde você pode inserir chunks novos que você está aprendendo e praticar por meio de Flashcards e Quizzes. Chunks são palavras que costumam aparecer juntas o que torna o aprendizado mais prático e eficiente.

Crie vários exemplos com os pontos de interrogação e exclamação invertidos no app do Cuaderno de Léxicos ou Lexical Notebook e qualquer coisa nos deixe um comentário no Fale Conosco.

Veja também: Abreviações em espanhol na internet

¡Hasta la próxima!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.