Como entender melhor as músicas em inglês?

                                              karaoke-queen

A utilização da música no aprendizado de qualquer idioma é uma ajuda e tanto! Através da música podemos aprender, antes de tudo, um pouco mais sobre a cultura do lugar, sua história – bem como o período histórico no qual a música foi escrita -, o modo de vida das pessoas, etc. O sotaque de cada lugar também é algo interessante de descobrir através da música, pois sotaques variam claramente até dentro de uma mesma cidade.

Através da música aprendemos sem nem mesmo perceber. E quando menos esperamos, estamos utilizando uma expressão que escutamos em uma música. Desta forma, aliamos a diversão ao estudo da língua. Basta escolher estilos musicais que agradem aos seus ouvidos. E opções não faltam opções. Temos o blues, o country e o bluegrass, entre outros prevalecentes nos estados do sul dos Estados Unidos, que abordam o trabalho no campo, o saudosismo e, como sempre, a mulher amada. Seguindo na música tradicional, do outro lado do Atlântico, temos incontáveis grupos que proporcionam um insight valioso de sua história e sua consciência coletiva, com belas letras e melodias, algumas mais antigas do que nosso próprio país. Já o rock e o pop, por exemplo, e todas suas nuances, apresentam uma visão mais moderna do mundo em que vivemos, com letras menos “bairristas”, mais globalizadas.

Um método bacana de “digerir” bem uma música é primeiramente escutá-la – mais de uma vez – tentando compreender o sentido geral da letra, prestando atenção na maneira como é cantada, na entonação, no sotaque etc. Feito isso, com o advento da internet, basta procurar a letra e lê-la, e conferir se a primeira impressão que tivemos da música era a verdadeira. Pesquisando o significado de palavras que ainda não conhecíamos, expandimos nosso vocabulário e, ao escutar a mesma canção outras vezes, passamos a nos acostumar ao seu uso, empregando-as nós mesmos em nosso dia a dia. O terceiro passo consiste no famoso “sing along“, ou seja, tente cantar junto. Desta forma, em pouquíssimo tempo você estará cantando em inglês com a mesma naturalidade do português, e, de quebra, saberá mais sobre o lugar, haverá adquirido novo vocabulário – e reforçado vocabulário que já conhecia – e perceberá diferenças interessantes na maneira como a língua inglesa é falada em diferentes regiões de cada país.

Está pronto para praticar essas dicas? Coloque sua música favorita para tocar e enjoy it!

[by Bruno Truiti, inFlux Água Verde, Curitiba, PR]

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.