Como ensinamos a gramática do inglês na inFlux?

Aprender inglês focando na conversação ou na gramática?

Você já deve ter se perguntado qual a melhor forma de aprender inglês para alcançar a fluência. Será que é melhor focar na conversação, ou estudar bastante a gramática para falar corretamente?

Se pensarmos bem, faz sentido que precisamos das duas coisas para falar bem um idioma. Porém, o que acontece normalmente – e essa é a experiência de muitos alunos – é que mesmo depois de anos estudando gramática, não se sentem seguros na hora de falar. Parece que trava tudo. E mesmo quem investe em cursos de conversação, até conseguem falar uma frase e outra, mas sentem que falta alguma coisa.

Já passou por aquela situação em que você queria falar uma coisa, você até lembrava as palavras, mas a frase não saiu? Na hora de juntar as palavras você teve dúvida de qual preposição usar, qual tempo verbal? Sabe quando você fica buscando as palavras, parece que está na ponta da língua, mas a frase não sai?

Isso é motivo de frustração para muitos alunos. Estudar por anos, investir tempo e dinheiro e não alcançar a tão esperada fluência.

Por que isso acontece?

Na maior parte das vezes isso acontece porque os cursos tradicionais, mesmo aqueles que oferecem conversação, focam bastante no ensino de regras gramaticais e listas de palavras. Quem nunca ficou horas memorizando uma lista de verbos irregulares, ou fez tabelinhas de preposições?

E isso parece funcionar até que você precise colocar em prática. Montar esse quebra-cabeça de palavras, lembrando das regras gramaticais e suas exceções demora tempo, a frase sai incompleta, errada ou por vezes a conversa acaba e a frase nem sai.

Vamos pensar em como falamos português: quantas vezes você parou para pensar nas regras gramaticais antes de falar algo? Você hesita ao conjugar um verbo no passado? Você tem dúvidas na hora de usar as preposições, como “eu sonhei com você“, “sonho em comprar um carro”?. Provavelmente a resposta é não. Você não precisa pensar nas regras gramaticais ao falar e ainda assim, sua fala é correta. Isso acontece porque você sabe a gramática de uso da língua portuguesa, então, não é necessário ficar buscando as regras, você simplesmente sabe como falar!

Por isso, o ideal é aprender a gramática de uso do inglês através de chunks ao invés de ficar memorizando regras e listas. Vamos falar mais sobre isso ao longo desse artigo.

Precisamos aprender gramática e conversação ao mesmo tempo!

Este é sem dúvida o maior desafio. Dominar a gramática e o vocabulário de forma natural, assim como falamos nossa língua nativa.

Afinal, quando você fala português, você pensa qual tempo verbal vai usar? “Ah, vou contar uma história que aconteceu comigo ontem, então preciso me atentar para usar os verbos no passado.”. Ninguém pensa isso! Por que uma segunda língua deveria ser diferente?

E não precisa ser. Podemos aprender a gramática e desenvolver a fluência em uma segunda língua, assim como falamos nossa língua nativa.

Como isso é possível?

Sabendo dessa necessidade e das principais dificuldades dos alunos brasileiros ao aprender inglês, a inFlux através de pesquisas levantou quais seriam os principais desafios de um curso de inglês.

Alunos buscavam um curso completo, ou seja, em que você aprendia toda a gramática, mas também focava nas habilidades de ouvir e compreender e principalmente falar. E isso de forma rápida, afinal, só ter o resultado depois de longos anos de dedicação é desmotivador. Além de que, as oportunidades acabam passando e você ainda não está preparado para elas.

Para atender esta demanda, a inFlux desenvolveu o método inFlux. Que traz através da combinação de duas eficazes abordagens de ensino: Communicative Approach e Lexical Approcah, uma nova maneira de ensinar e aprender inglês.

E com isso, no curso da inFlux o aluno aprende a gramática de forma natural.

Como a gramática é ensinada no curso da inFlux?

A gramática é ensinada no curso da inFlux através de chunks. Vamos te explicar melhor:

Chunks of language ou itens lexicais são grupos de palavras e combinações de palavras muito usadas no dia a dia de uma língua. Por exemplo:

How are you? Como vai?

Este é talvez um dos primeiros chunks ensinados em cursos de inglês. Todo aluno que começa um curso ou busca aprender através de aplicativos, já aprendeu esta frase. Este é um chunk muito útil e perceba que todo aluno aprende, repete, sabe o significado e consegue usar na prática sem muitas explicações.

Isso porque a gramática que está inserida ali (verbo to be, question words, etc.) é absorvida, internalizada naturalmente.

Você não precisa montar uma tabelinha de verbo to be para perguntar “Como vai?” em inglês não é mesmo?

Porém depois de aprender alguns chunks básicos, os cursos começam a ensinar alguns verbos soltos, e logo uma tabela de verbos irregulares para memorizar. E aí já aparece o temido “verbo to be” e uma tabela de conjugações e regrinhas.

E o aprendizado toma outro rumo, focado em regras gramaticais e muita, mas muita palavra solta.

Na inFlux, a gramática também é ensinada, porém tudo é ensinado como você aprendeu o “How are you?”. De forma natural, com muitos exemplos e prática.

Tipos de chunks: sentenças fixas e semi-fixas

Segundo a abordagem lexical, os chunks podem ser divididos em categorias, e vamos falar de duas delas: as sentenças fixas e semi-fixas.

Sentenças fixas, como o nome mesmo diz, não mudam, são geralmente usadas da mesma forma. Vamos utilizar um exemplo em português. Imagine que você está em dezembro, Natal e Ano Novo. Por toda a cidade vemos outdoors, propagandas na tv, lojas e vemos o seguinte chunk:

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Este é um chunk fixo do português, porque normalmente ele é usado desta forma, sem variação. É até automático, não é?

Dificilmente falaríamos “alegre Natal” ou “afortunado Ano Novo”. Isso soaria até estranho, mesmo não tendo nenhum erro gramatical, a frase estaria correta, porém não muito comum.

Em inglês, até poderíamos dizer “prosperous New Year”, mas o chunk equivalente aos nossos “Feliz Natal e próspero Ano Novo” seria:

Merry Christmas and a Happy New Year!

Perceba também que usamos, mais comumente, a palavra “merry”, e não “happy” em “Merry Christmas” e ninguém falaria “Merry New Year”! O interessante é que a língua acontece assim, e quanto mais chunks você aprender, mais próximo de um nativo será o seu inglês.

Já as sentenças semi-fixas possuem uma parte delas que é fixa e uma parte que podemos mudar, criando novas frases. Um exemplo em português:

Eu acordei (cedo).

O chunk acima, tem uma parte fixa “eu acordei” e uma parte que é móvel entre parênteses: “cedo”. Se quisermos falar outra frase, como por exemplo, “eu acordei tarde” vamos utilizar a parte fixa do chunk e mudarmos a parte entre parênteses:

Eu acordei (tarde).

A partir daí, temos diversas possibilidades:

Veja que acima, temos do lado esquerdo um chunk e do lado direito outros chunks que combinam entre si neste contexto. Veja como eles ficariam em inglês:

I woke up early.

 

I woke up late.

 

I woke up at 7o´clock.

 

I woke up hungry.

 

I woke up in the middle of the night. 

 

I woke up feeling sick.

 

Além de saber o significado e praticar a pronúncia, com estes chunks você já aprende a gramática usada, sem muitas explicações. Perceba que através desses exemplos você já aprendeu que “às 7h” é “at 7 o’clock” e “de madrugada” é “in the middle of the night”. Você já pode usar essas combinações sem precisar se estressar se usa as preposições “at”, “in” ou “of”, e os porquês. Você os memoriza do jeito que é, como uma coisa só.

Com os chunks você não precisa montar a frase palavra por palavra. Ao estudar chunks você tem à sua disposição diversos “blocos” de linguagem, gramaticalmente corretos que você pode juntar e criar frases que fazem sentido de forma rápida. Este é o maior segredo da fluência!

Tipos de chunks: words e collocations

Outros tipos de chunks são words (palavras) e collocations (combinações, geralmente de duas palavras como adjetivo + substantivo, verbo + substantivo, entre outras).

Vejam alguns exemplos de words:

Absolutely. Com certeza.

 

Awesome! Que massa! Maravilha!

 

E collocations são as combinações que podem ser diferentes de uma língua para a outra.

Em português nós falamos “fazer café” e “arrumar a cama”. São verbos diferentes. Porém em inglês, podemos dizer “make coffee” e “make the bed”.

Agora, “fazer café” e “fazer a lição de casa” em português, usamos o mesmo verbo “fazer”. Porém em inglês temos: “make coffee” mas “do the homework”.

E agora? Como vou saber quando usar uma palavra ou outra?

Na inFlux o método foca no ensino destas combinações. Através de exemplos e muita prática, você absorve collocations que se tornam automáticas, assim como em português.

Vamos fazer um teste rápido? Complete as frases mentalmente:

Eu moro _________ Bahia.

Eu moro _________ Rio Grande do Sul.

Eu moro _________ São Paulo.

Provavelmente suas respostas foram:

Eu moro na Bahia.

Eu moro no Rio Grande do Sul.

Eu moro em São Paulo.

Como que nós sabemos quando usar “na”, “no” e “em”? Você precisou pensar na regra de gramática do português? Ou esta gramática já está internalizada, fazendo com que você fale corretamente?

Completamos estas frases com facilidade pois temos muito input correto do português, afinal, é a língua que temos contato no dia a dia.

E para que isso seja possível também no inglês, precisamos deste input correto das collocations.

Em uma aula inFlux, os alunos aprendem as palavras junto com as collocations mais comuns e em seguida já praticam. Assim a gramática também é internalizada naturalmente.

Em resumo, a gramática é ensinada no método da inFlux, porém através dos chunks. A cada aula, os alunos aprendem uma série de words, collocations, sentenças fixas e semi-fixas, tudo dentro de um contexto real, onde precisariam utilizar estes chunks. E com bastante conversação desde a primeira aula, os alunos já conseguem se comunicar nas situações mais comuns do dia a dia.

Se você gostou da ideia de aprender assim e quiser uma demonstração deste método, saiba mais clicando aqui!

                                             

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.