Essa é uma pergunta muito comum entre aprendizes: será que é realmente possível aprender inglês com o auxílio de músicas? A verdade é que dá sim, mas é preciso estar atento ao jeito certo de aprender. Esse post vai explicar certinho tudo o que você precisa saber para aprender dessa maneira e também vai te dar algumas dicas de músicas para turbinar seu inglês!

Antes de qualquer coisa, é preciso dar atenção para dois detalhes muito importantes em relação ao que aprendemos ao longo do tempo: o primeiro diz respeito às diferentes maneiras através das quais conseguimos aprender algo novo, e o segundo diz respeito à qualidade desse aprendizado. Como exemplo, estes são alguns dos vários mecanismos utilizados para se aprender um novo idioma:

  • Músicas;
  • Filmes;
  • Séries;
  • Livros e revistas;
  • Aplicativos.

Todos esses mecanismos podem contribuir bastante para o aprendizado, mas pesquisas apontam que os próprios usuários que utilizam apenas estes mecanismos não os consideram tão completos quanto um método estruturado de ensino, pois trabalham habilidades de forma não integrada. Você pode entender melhor sobre isso clicando aqui.

 

inbound-ingles-musica-2017-img1-dest.jpg

 

Como estamos falando de música, a dica então é: utilize as músicas que você gosta como uma espécie de complemento ao seu curso, pois, aprendendo de forma estruturada, ficará muito mais fácil entendê-las e, por consequência, entender o idioma como um todo! Algumas das vantagens em complementar seus estudos com músicas são:

  • A linguagem utilizada nas letras é muito próxima da linguagem natural, do dia a dia;
  • Aprende-se vocabulário novo e variado;
  • Aprende-se muitos aspectos culturais sobre diferentes lugares do mundo;
  • Há contato com diferentes sotaques;
  • Há um grande estímulo da habilidade de listening;
  • A consolidação do aprendizado é mais rápida devido à relação emocional do aprendiz com a música.

Aqui no Blog, já postamos um artigo que ajuda a entender melhor as músicas que você gosta em inglês através de dicas bem práticas! Vamos conferir então algumas músicas bem legais que ajudarão em seu aprendizado?

1. The Police – Every Breath You Take

Esta clássica canção de 1983 ainda faz sucesso nos dias de hoje! Sua letra é excelente para treinar combinações de palavras e memorização através de repetição de vocabulário:

 

 

2. Louis Armstrong – What A Wonderful World

Outra música muito conhecida, sua letra é de fácil entendimento e também trabalha vocabulário e gramática de baixa complexidade:

 

 

4. Ed Sheeran – Thinking Out Loud

Balada romântica de muito sucesso, sua letra é uma mensagem de fácil compreensão, mesmo trabalhando algumas expressões consideradas intermediárias e avançadas:

 

 

4. The Beatles – Hey Jude

Incontestavelmente uma das bandas mais famosas do mundo. A música “Hey Jude” vai te ajudar com pontos gramaticais bem básicos, mas que muita gente erra por aí!


 

5. Adele – Rolling In The Deep

Uma das músicas mais famosas da cantora britânica, ela é ótima para aprender vocabulário mais avançado!

 

 

Você pode encontrar muitas outras músicas para treinar seu inglês no site LyricsGaps, que inclusive traz vários exercícios de diferentes níveis para você praticar!

E aí, quer nos contar como você utiliza músicas em seu aprendizado? Deixe um comentário para nós e não esqueça de curtir e compartilhar!