Business Basics – Figure (Part II)

Na parte 1 deste post, pudemos entender o funcionamento da palavra figure, quando relacionada ao inglês de negócios. Porém, por se tratar de uma palavra extremamente versátil, também se faz necessário entendermos como ela funciona em alguns contextos diferentes. Se você ainda não viu a parte 1 deste post, é só acessar o link abaixo:

Business basics – Figure (part I)

Como foi dito na parte 1, é um erro enorme tentar aprender outra língua e focar nas palavras isoladas. O verdadeiro significado das palavras vem quando observamos elas dentro de blocos de linguagem, ou os chunks, em inglês. Um exemplo disto: a palavra dado, isoladamente, pode significar um objeto, geralmente em formato de cubo com seis lados, mas também pode ser um número em uma estatística, ou ainda, o passado particípio do verbo “dar”. Mas dados estatísticos, dados bancários, dados numéricos (ensinamos este vocabulário na parte 1 deste post), comunicam muito mais que somente a palavra dado. Então, esta é a nossa proposta. Aprender as palavras em seus blocos, em chunks, e assim, nos comunicaremos com muito mais facilidade, pois nossa cabeça não pensará nas palavras isoladamente, além de evitar os erros clássicos de falar e entender as coisas traduzindo-as ao pé da letra.

Sabendo disto, vamos aprender mais algumas combinações com a palavra figure, desta vez sem relação ao business English. 

Se quiser dizer “figura central“, “figura de liderança” ou até mesmo “peça-chave“, memorize estas combinações e aproveite para praticar sua pronúncia com algumas frases. Veja só:

leading figure figura de liderança

 

Bob is clearly a leading figure in the department. O Bob é claramente uma figura de liderança no departamento.

 


central figure figura central

 

Jack became a central figure throughout the years. Jack se tornou uma figura central ao longo dos anos.

 


key figure peça-chave

 

Do you know who the key figure in the plot isVocê sabe quem é a peça-chave na trama?

 


Figure também pode ser utilizada para falar do corpo humano. No entanto, geralmente usamos figure quando nos referimos ao corpo feminino, ok? Ela aparece em combinações como “estar em boa forma”, “manter a boa forma”, “cuidar do peso”. A seguir, vamos ver os chunks para dizer isto e algumas frases:

to have a (good) figure ter uma (boa) forma

 

She’s training hard and she already has a good figureEla está treinando pesado e ela já tem uma boa forma.

 


to keep (your) figure manter a forma

 

Mary, in order to keep your figure you have to eat healthy foods and exercise. Mary, para manter a boa forma você precisa comer alimentos saudáveis e se exercitar.

 


to watch (your) figure cuidar da forma, manter o peso

 

Watch your figure, Sarah! Stop eating that! Cuide da sua forma, Sarah! Pare de comer isso!

 

Para fechar o tema, um último significado para a palavra: “vulto” (quando não conseguimos ver claramente uma pessoa); Como por exemplo em “um vulto masculino” ou “um pequeno vulto”:

It was a bit dark and I just could see a male figure around the corner. Estava um pouco escuro e só consegui ver um vulto masculino na esquina.

 

Can you tell what it is? For me it looks like a small figureVocê consegue dizer o que é? Pra mim parece um pequeno vulto.

 

Estes são apenas alguns significados que figure pode assumir, pois é uma palavra muito versátil, como já dissemos. Não deixe de estudar bastante sobre o assunto, criando seus próprios exemplos e tirando suas dúvidas através dos comentários. 

Agora, vale a pena anotar o que aprendeu por aqui em seu Lexical Notebook. Lembre-se que se você tirar um tempinho para ler, ouvir, repetir, anotar o que aprendeu e por fim, criar seus próprios exemplos, as chances de fixar bem o conteúdo e colocá-lo em prática quando precisar serão muito maiores! Caso queira, temos um guia bastante interessante de como criar seu próprio Lexical Notebook. Acesse:

O que é e como usar um Lexical Notebook

E não deixe de praticar o que aprendeu por aqui com alguns exercícios de fixação:

Exercise: Business Basics – Figure

See you!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.