5 Dicas Para Você Aprender Espanhol Rápido

Aprender um novo idioma pode ser empolgante, especialmente quando se trata de espanhol, uma língua falada por centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo. Seja para viagens, trabalho ou simplesmente por prazer, dominar o espanhol rapidamente pode ser desafiador. Então, preparamos 5 dicas para você aprender espanhol rápido e sair na frente de todo mundo!

1.     Não decore lista de palavras e nem regras gramaticais! Aprenda espanhol com chunks

As pessoas costumam perder tempo tentando entender coisas técnicas como “pasado perfecto”, “condicionales”, “imperativos”, “artículos definidos e indefinidos”, etc. Entretanto, se você pensar bem, você não precisou estudar sobre “conjunção adversativa”, “oração subordinada”, “verbos anômalos e defectivos”, etc. para ser fluente no português, certo?

Mas, então, como podemos aprender? O segredo está em aprender chunks ao invés de ficar decorando listas de palavras e regras gramaticais. Os chunks são os grupos de palavras que aparecem frequentemente juntos em uma língua. Por exemplo, pense na palavra “carro”. Agora tente pensar nas palavras que combinam com esta palavra. Você pode ter pensado em “carro zero”, “entrar no carro”, “ligar o carro”, “viajar de carro”, etc. Estas combinações são chunks!

Perceba que para montar essas combinações, você não precisou pensar se o adjetivo vinha antes ou depois do substantivo, não precisou pensar em qual preposição usar. Isso porque esses chunks estão memorizados juntos no seu cérebro. Legal né? E isso também acontece no espanhol!

Portanto, ao aprender uma palavra nova no espanhol, procure quais são as palavras mais comuns que aparecem com ela. Por exemplo, além de aprender que uma das maneiras de dizer carro em espanhol é coche, aprenda:

coche nuevo carro novo

entrar en el coche entrar no carro

arrancar el coche ligar o carro

viajar en coche viajar de carro

Viu como, com os chunks, você aprende vocabulário, gramática e pronúncia como se fossem uma coisa só? Focar em aprender chunks irá fazer com que você aprenda espanhol rápido e de maneira eficiente pois a fluência está diretamente ligada à quantidade de chunks que sabemos!

Se você quiser entender melhor como os chunks podem te ajudar a acelerar o aprendizado de espanhol, leia este post aqui.

2.     Não tenha medo de traduzir. Use sua língua materna para acelerar o aprendizado!

É comum as pessoas falarem que para aprender um segundo idioma é preciso evitar o uso da língua mãe e fazer uma espécie de imersão com o segundo idioma. É muito possível aprender somente dessa forma, mas o resultado pode demorar a aparecer. 

A utilização correta da tradução para a aquisição de uma segunda língua com certeza faz você aprender espanhol rápido. Mas você deve estar se perguntando: “O que seria uma utilização correta de tradução?”

Primeiramente, e isto já até é um senso comum, é que não devemos nunca traduzir textos ao pé da letra, palavra por palavra, sejam estes falados ou escritos. O segredo está em aprender a traduzir chunk por chunk.

Por exemplo, imagine que você queira dizer a frase abaixo em espanhol:

Eu gosto de tomar leite no café da manhã.”

Se traduzirmos palavra por palavra teríamos algo como “Yo gusto de tomar leche en el café de la mañana”. Bom, esta frase está errada e não é comum de se ouvir em espanhol.

Agora se você aprender os seguintes chunks com suas equivalências:

Eu gosto = me gusta

tomar leite = tomar leche

no café da manhã = en el desayuno

Você conseguirá produzir essa frase muito mais rápido e sem erros gramaticais! Olha só:

Me gusta tomar leche en el desayuno.

Interessante, né? Assim, você evitará ser mal entendido por um nativo e sua comunicação será muito mais eficiente.

3.     Mantenha uma rotina de estudos consistente para aprender espanhol rápido!

A consistência é a chave para o sucesso no aprendizado de um novo idioma. Desenvolver e manter uma rotina de estudos sólida é crucial, não apenas para a aquisição de novos conhecimentos, mas também para a retenção de longo prazo do que já foi aprendido.

Por isso, estabeleça uma rotina de estudos, dedicando tempo todos os dias para praticar as habilidades comunicativas: a fala, a compreensão auditiva, a escrita e a leitura. E inclua na sua rotina, revisar o conteúdo já visto a fim de combater a curva do esquecimento.

Como aprender espanhol rápido - inFlux Blog

Hoje em dia há inúmeras ferramentas digitais que podem te auxiliar nessa rotina de estudos. Como, por exemplo, o Lexical Notebok, aplicativo da inFlux para alunos e não alunos que permite com que você anote os chunks que aprendeu, junto a frases de exemplo e, ainda, praticar o ouvido e a fala destas frases cadastradas. O aplicativo ainda te ajuda na memorização definitiva com a tecnologia do Spaced Repetition nos flashcards.

Entenda mais sobre este aplicativo clicando aqui e entenda como essa ferramenta te ajudará a aprender espanhol de forma rápida.

4.     Maximize o contato com o idioma e assuma um papel ativo na aprendizagem!

Ao mergulhar no estudo de uma segunda língua, há duas questões fundamentais para uma aquisição eficaz do idioma: o input – o quanto você é exposto ao espanhol – e o output – o quanto de produção ativa do idioma você terá. Ambos desempenham papéis cruciais na forma como absorvemos e utilizamos o novo idioma, impactando diretamente na rapidez e eficiência do aprendizado.

Isso quer dizer que é vital que você tenha muito contato com o idioma (input), através de músicas, filmes, livros, podcasts e, se você está matriculado em um curso, com o professor falando espanhol. Este contato constante é importante para:

Aquisição de vocabulário: o input constante expõe os estudantes a um vasto leque de vocabulário.

Compreensão gramatical: ao se deparar repetidamente com estruturas gramaticais em contextos naturais, os aprendizes internalizam regras gramaticais sem a necessidade de uma memorização explícita.

Melhoria da compreensão auditiva: a exposição regular ao espanhol falado ajuda a afinar o ouvido para diferentes sotaques e velocidades de fala.

O output também é tão importante quanto estar em contato com o idioma e ele muitas vezes é deixado de lado. Para realmente acelerar o seu aprendizado, é preciso que você tenha uma produção ativa do idioma, seja por fala ou escrita. Praticar o output é essencial por vários motivos:

Consolidação do aprendizado: ao usar ativamente o espanhol, você transforma o conhecimento passivo em ativo, consolidando o que aprendeu.

Melhoria na fluência: a prática regular da fala aumenta a fluência, uma vez que será uma prática para formular frases de maneira mais rápida, tornando cada vez mais natural.

–  Feedback construtivo: através de interações com falantes nativos ou professores, os alunos recebem feedback direto que pode ser usado para ajustar e melhorar sua competência linguística.

Aumento da confiança: ao superar o medo de cometer erros e praticar a fala, os estudantes desenvolvem confiança em suas habilidades de comunicação.

Estabelecer um equilíbrio entre input e output é essencial se você quer alcançar a fluência mais rapidamente. Enquanto o input fornece conhecimento e familiaridade necessários com o idioma, o output oferece a prática e a aplicação desse conhecimento. Juntos, eles formam um ciclo de aprendizado dinâmico que leva a proficiência no idioma.

5.     Defina metas realistas e celebre cada progresso no caminho da fluência

Aprender um novo idioma é uma jornada cheia de desafios e conquistas. Quando o objetivo é alcançar a fluência em espanhol, a importância de estabelecer metas realistas e comemorar cada etapa de progresso não pode ser subestimada. Este enfoque não apenas mantém a motivação em alta, mas também transforma o processo de aprendizado em uma experiência mais gratificante e eficaz.

Estabelecimento de metas realistas

Metas alcançáveis proporcionam um senso de direção e estrutura, ajudando a manter o foco e a determinação. Quando definimos metas que estão além de nossas capacidades imediatas, corremos o risco de enfrentar desapontamentos e frustrações, o que pode levar a desmotivação. Por outro lado, objetivos realistas inspiram ação e promovem um progresso constante.

Como definir metas realistas?

Comece com objetivos de curto prazo que você sabe que pode alcançar com um esforço razoável. Isso pode incluir aprender um números específico de chunks por semana ou conseguir manter uma conversa simples sobre um tópico específico, por exemplo.

Celebração de cada progresso

Cada passo em direção à fluência merece reconhecimento. Celebrar os sucessos, por menores que sejam, é fundamental para manter a moral elevada e reforçar a autoconfiança. A celebração do progresso ajuda a relembrar o quanto você já avançou desde o início de sua jornada linguística e serve como um lembrete de que cada esforço traz recompensas.

Como celebrar o progresso?

As celebrações podem ser tão simples quanto se presentear com algo que você gosta após alcançar uma meta ou compartilhar seu sucesso com amigos e familiares. Outra forma eficaz é refletir sobre seu progresso, escrevendo um diário em espanhol ou gravando um vídeo falando sobre sua experiência de aprendizado.

Aprender espanhol rápido é um objetivo ambicioso que pode ser alcançado com as estratégias certas. E muitas vezes na correria do dia a dia, criar todo um planejamento de estudo, manter um acompanhamento de sua evolução e de que partes você pode melhorar e como melhorar, pode ser um desafio.

Por isso, saiba que você não precisa estar sozinho nesta! Aqui na inFlux todas essas dicas são colocadas em prática todos os dias! Com a nossa metodologia exclusiva que une duas abordagens, a Comunicativa e a Lexical, você aprenderá espanhol com a ajuda dos chunks e ainda colocará tudo em prática com situações reais do dia a dia.

Assim, você aprenderá espanhol de forma rápida e eficiente, alcançando o domínio do idioma em até 2 anos. Além disso, temos uma garantia em contrato de que ao final do curso você alcançará seus objetivos com o espanhol. Tudo isso comprovado por uma prova de proficiência internacional.

Caso você queira conhecer mais sobre o curso de espanhol da inFlux e nossa metodologia inovadora, acesse influx.com.br/curso/espanhol.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.