Espanhol by Thiago Tasep

O que significa “mamón” em espanhol?

Essa versátil palavra do espanhol é utilizada em muitos contextos diferentes, e um deles não tem nada a ver com a fruta! Quer saber o que mamón significa em espanhol? Continue lendo este artigo do inFlux Blog!

O primeiro significado é o mais clássico. Em países como Venezuela, Costa Rica, Nicaragua, Panama e El Salvador, mamón representará uma fruta, mas não é o mamão papaya que conhecemos por aqui: é uma fruta típica da zona intertropical da América, redonda e pequena, como a da foto abaixo:

 

mamon-img1.jpg

 

Já nos países da Bacia do Prata (Uruguay e Argentina), pode se dizer mamón para representar o mamão papaya que também é comum por aqui:

mamon-img2.jpg

Agora, há outro significado para esse termo: especialmente no México, quando usado como gíria, ele terá como equivalência “arrogante”, “soberbo”, “chato”, entre outros adjetivos de caráter depreciativo. Vamos ver algumas frases:

Desde que Juán ganó el premio está muy mamón. Desde que Juán ganhou o prêmio, está muito arrogante.

Ella gritó fuerte - ¡Y tú eres un mamón prepotente! Ela gritou alto – E você é um arrogante prepotente!

¡Deja de ser un mamón! Para de ser chato!

¡El hijo de Isabel es un mamón! O filho da Isabel é um chato!

Eres un mamón y me tratas mal. Você é um arrogante e me trata mal.

 

Em alguns contextos, esse termo pode significar “mimado”:

Mi exnovio era un mamón y nunca salimos de la casa de mi suegro. Meu ex-namorado era mimado e nunca saímos da casa do meu sogro.

Debes poner atención a sus actitudes para comprobar que no se trata de un mamón. Você deve prestar atenção em suas atitudes para comprovar que não se trata de um mimado.

 

mamon_img3-1.jpg

 

Tenha em mente que, além de representar uma fruta, ela é uma gíria da américa central, e, por essa razão, pode ser interpretada como ofensiva se usada incorretamente. É importante conhecer vocabulário, mas nada de sair por aí chamando todo mundo de mamón, OK?

¡Los veo pronto!

Comentários