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6  principais perguntas a fazer antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio ou investir em uma franquia? Antes de resolver esse dilema, confira as 6 principais perguntas que a maioria dos empresários fazem antes de tomar uma decisão!

Abrir uma franquia pode parecer uma alternativa mais segura para empreendedores que estão indecisos entre abrir um negócio do zero ou uma unidade franqueada, cujo modelo de negócio já é consolidado. A impaciência da espera pelo retorno do investimento e a fixação de royalties são alguns dos empecilhos mais comuns na tomada de decisões.

Antes de firmar compromisso com qualquer uma das opções, confira as 6 principais perguntas que a maioria dos empresários fazem antes de abrir uma franquia e as vantagens desse sistema de negócio. Esperamos ajudar você nessa etapa!

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Se você considera qualquer uma das possibilidades, sua primeira tarefa é avaliar a Circular de Oferta de Franquias (COF), documento legal que conta com todas as informações sobre o negócio e que deve ser entregue do franqueador ao franqueado.

Além de contar com a lista completa de franqueados em operação ou que já saíram do negócio nos últimos 12 meses, a COF mostra, também, pendências judiciais e todos os detalhes do negócio. Assim, você evita a dor de cabeça em se relacionar com empresários mentirosos.

1. Se eu abrir uma franquia, terei que pagar royalties?

A maioria das redes de franquia adotam o royalty como principal fonte de remuneração dos franqueadores. Cada franquia é diferente, cabendo ao franqueador definir se haverá ou não a cobrança de royalties.

Existem várias maneiras de cobrança, sendo a mais comum a delimitação de um percentual sobre o faturamento bruto da unidade franqueada a cada mês. Ou seja, se o percentual do royalty for de 5% e o franqueado faturar R$ 50.000 brutos em um mês, o franqueador terá seus devidos R$ 2.500,00 de faturamento.

Outro tipo de royalty é o pagamento de um valor fixo para o franqueado, independente do faturamento ou resultado da unidade franqueada. De acordo com a Lei de Franquia Brasileira (Lei 8.955/94), os royalties nem sempre são obrigatórios, mas é determinante que os franqueadores devem deixar claro quais os valores, bases de cálculo e a que fim as taxas cobradas no contrato se destinam.

2. Se eu começar uma empresa do zero, vou ter que investir mais dinheiro e tempo?

O Franchising é um sistema que proporciona uma expansão de negócios muito mais rápida. O investimento maior é feito individualmente pelo franqueado, então, a necessidade de capital da empresa pode ser bem menor. Então, a resposta é: provavelmente, sim.

Um empreendedor que deseja inserir sua própria marca no mercado necessita de mais capital e tempo para construir sua identidade e viabilizar um projeto do zero. Além de investir mais, uma nova empresa precisa ser registrada e fazer um grande trabalho de divulgação para fazer com que o público conheça todos os serviços oferecidos.

Quando você decide optar por uma franquia, além de receber todo o suporte de sua franqueadora para operar uma unidade, ainda terá o peso de uma marca já consolidada no mercado ao seu favor e que sobreviveu aos investimentos iniciais que uma nova empresa enfrentaria em seus primeiros anos de vida.

Além de investir em branding e um maior tempo no desenvolvimento de uma nova marca, a vantagem em adquirir uma franquia é que, logo de início, é possível iniciar suas operações sabendo qual a sua média de faturamento.

 

46466062_l.jpgComeçar do zero, na maioria das vezes, exige mais tempo e dinheiro de um empreendedor.

3. Quais produtos ou serviços mais combinam comigo?

Não adianta escolher franquias pela popularidade de seus negócios ou se são “bem sucedidas” entre o público. Muitas franquias que estão bombando na mídia podem não ser adequadas ao seu estilo de vida, de planejamento, de pensar, de comercializar.

Nossa dica é: escolha setores com quais você se identifica e tem vontade de trabalhar. Se você decide trabalhar com uma franquia por motivos superficiais, pode estar investindo dinheiro e tempo em algo que deu certo para outros, mas que, definitivamente, não é do seu gosto.

4. Qual é o custo total da compra da franquia?

Para instalar uma nova unidade, o custo inicial é o da Taxa da Franquia. Essa taxa é paga pelo franqueado ao franqueador pelo direito de uso de marca e pela formatação, identidade visual da marca, treinamento e know-how que receberá.

Além disso, uma nova franquia exige despesas como treinamento de funcionários, locação, softwares utilizados para a comunicação interna e, principalmente, a reserva para o capital de giro que você deverá ter para cobrir operações até atingir os lucros desejados (mais conhecidos como “break even”).

Um documento que consta tudo o que o franqueado vai precisar durante sua jornada empreendedora é o ideal para que haja organização e boa prospecção nos negócios. Como franqueadora, a inFlux English School oferece a projeção da unidade com dados que revelam quais os investimentos necessários, bem como a lucratividade inicial do projeto e o retorno sobre investimento estimado para os primeiros anos.  

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Algumas franquias prosperam mais que outras em razão do apoio que recebem de suas franqueadoras antes de abrir uma nova unidade.

5. Qual o suporte que eu vou receber ao investir em uma unidade?

O treinamento é um dos aspectos fundamentais para o funcionamento de novas unidades, tendo em vista que a identidade e posicionamento da marca devem ser preservados.

Ao conversar com um franqueador, questione sobre o treinamento e suporte que serão fornecidos antes de investir em um novo negócio. Organizar conhecimentos e trocar informações com outros profissionais são excelentes oportunidades de ampliar o potencial de negócios de uma franquia.

A inFlux English School oferece todas informações que um franqueado precisa com a projeção da franqueadora. Nela, estão inclusos os valores necessários para que a unidade tenha uma boa perspectiva de funcionamento e manutenção. Um dos grandes compromissos da franqueadora é dispor de apoio para que o sucesso de todos os franqueados alcancem o sucesso individual e a felicidade de colaboradores em suas respectivas unidades.

Em abril a inFlux English School recebeu o prêmio máximo de Franqueador do Ano de 2017 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A escola de idiomas também recebeu o Selo de Excelência em Franchising pela 9ª vez e o Prêmio Destaque do Selo de Excelência pela 7ª vez, em reconhecimento à franquia que possui franqueados 100% satisfeitos.

6. Onde instalo a minha franquia?

O ponto de instalação de uma unidade é de extrema importância para o franqueado, pois é a localização que pode determinar o seu sucesso com a franquia. Para escolher corretamente qual o local ideal para instalar uma unidade, a marca responsável pela franquia deve realizar um estudo de potencial econômico ao lado do franqueado para selecionar qual a melhor localização. Porém, nem todas as marcas têm essa preocupação com empreendedores que desejam instalar novas unidades, o que acaba abrindo espaço para fracassos e complicações durante os negócios.

O estudo de potencial econômico deve analisar, além dos investimentos necessários, a aceitação do produto pelos clientes diante de suas preferências. É preciso identificar o público-alvo da empresa e qual o comportamento “padrão” de determinada população (seja em um bairro, um estabelecimento comercial como shoppings, etc.) para saber quais estratégias de divulgação podem ser mais eficientes ou se os serviços da unidade atendem às necessidades deste grupo de pessoas.

Além disso, é o território que estabelece a área de proteção do franqueado, impedindo que outras unidades da mesma marca se instalem em regiões próximas e entrem em disputa pela mesma clientela. Para evitar essa desavença, leia novamente o Contrato de Franquia e defina com segurança o raio onde a unidade pode se instalar.

Veja também: Qual a chave para uma franquia de sucesso?

Acertar na escolha do ponto representa até 70% do sucesso do negócio, enquanto 30% são provenientes do atendimento e do bom planejamento do franqueado. Portanto, quando for escolher o ponto de venda ideal para a sua unidade, avalie aspectos como visibilidade e acessibilidade para o público alvo, perfil do bairro, fluxo de pessoas ou, principalmente, se há alguma unidade ou franquia concorrente nas proximidades.

A inFlux English School realiza o estudo de potencial econômico ao lado do empreendedor para que ele saiba quais os benefícios e objeções antes de instalar a sua unidade no local desejado. Além disso, a escola de idiomas também sugere quais as regiões de cada cidade têm maior potencial de sucesso.

 42512039_l.jpgFranqueado e franqueador, quando trabalham juntos, têm mais chance de prosperar!

 

Resumindo, antes de abrir a sua franquia, tenha em mente qual o modelo de negócio que mais combina com você e entre em contato com as marcas franqueadoras que mais te interessam. Exija a Circular de Oferta de Franquia (COF) e analise todos os pontos para que não sobrem dúvidas antes de inaugurar a sua unidade.

Lembre-se: uma marca que oferece o total apoio para seus franqueados aumenta suas chances de ter sucesso!

Para mais informações sobre as franquias inFlux, acesse os conteúdos exclusivos do Guia de Franquias ou entre em contato conosco para ter a sua própria unidade!

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Fábio
Franqueado inFlux
Ibirama - SC

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“Fazemos parte da franquia com o método mais eficiente, atual e inteligente do mercado. Sem mencionar os profissionais qualificados e sempre  disponíveis que compõe a inFlux.”

Priscila
Franqueada inFlux
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É a ÚNICA escola de idiomas a vencer por 6 vezes o prêmio Destaque do Selo de Excelência da ABF, o prêmio mais respeitado do franchising brasileiro, concedido anualmente a apenas 3 dentre as 3.000 franquias atuantes no Brasil.

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