Dicas de Aprendizado: Como utilizar filmes para turbinar seu inglês!

Se você é daqueles que gostam muito da sétima arte, essa notícia é excelente para você: filmes e seriados são os recursos mais utilizados pelos aprendizes ao estudar um segundo idioma. Isso porque, pela lógica, aprender algo novo fica mais fácil através de hábitos que são agradáveis, não é? Então, o que queremos agora é mostrar alguns segredinhos para que você tire o máximo proveito da sua experiência ao utilizar séries e filmes para aprender inglês. Quer ver quais são?

Filmes e séries usam linguagem real

Você já ouviu falar (ou até mesmo já passou por essa experiência) sobre alguém que estava aprendendo inglês e teve a oportunidade de ter contato com nativos e que comentou que a experiência não foi muito boa porque teve a impressão de que não havia aprendido nada no curso? Isso geralmente acontece porque, em muitas metodologias, o inglês que é ensinado difere bastante daquilo que é encontrado na vida real (o que chamamos de linguagem real ou linguagem provável). Então, filmes ajudam muito nesse sentido, porque a linguagem falada nos filmes é muito natural e muito próxima do que você vai encontrar em uma situação real. O cenário ideal? Aliar uma metodologia de ensino que priorize o uso da linguagem provável e o contato com essa linguagem real vista nos filmes.

Filmes e séries também ensinam “contexto”!

Métodos mais tradicionais de aprendizado costumam ensinar vocabulário de maneira isolada e descontextualizada (como aquelas famosas “listas de vocabulário”, lembra?), o que acaba dificultando o entendimento da linguagem real porque, apesar de aprender o que a palavra significa, você acaba levando mais tempo para entender como ela é usada. Os filmes e séries, por naturalmente serem contextualizados, exigem que a linguagem também esteja sempre contextualizada, conforme os princípios da Abordagem Comunicativa.

Leia mais: Imagine você se comunicando com um estrangeiro de forma natural e ainda usando os mesmos termos que os próprios nativos falam? Isso é possível com o Método inFlux!

Baseado nesses fatos, confira agora algumas dicas para aproveitar ao máximo os benefícios de aprender inglês com filmes e séries!

1. Escolha um filme que te agrade!

Como dissemos no começo, é mais fácil aprender algo novo através de hábitos agradáveis; então, se você escolhe um filme “chato” apenas com o objetivo de aprender a língua, a experiência pode não ser tão proveitosa. O site IMDb está sempre atualizado com as novidades do cinema internacional e pode ser uma boa fonte de pesquisa!

 

inbound-movies-2017-1.gif


2. Escolha um filme que “acompanhe” o seu nível atual de inglês;

Para iniciantes, o recomendável são animações e filmes de contexto menos complexo, como comédias, por exemplo; a razão é que a linguagem adotada tende a ser de fácil compreensão. Se você já tem nível mais avançado, o leque de possibilidades aumenta, mas, mesmo assim, a escolha apropriada do filme pode fazer a diferença em seu aprendizado.

 

inbound-movies-2017-2.gif


3. Pratique repetição!

Ao assistir o filme, procure repetir frases que são comumente usadas no inglês, como frases para se apresentar e se despedir e gírias, por exemplo; ao falar em voz alta, a memorização acontece mais rapidamente pelo estímulo de várias áreas cerebrais responsáveis pelo armazenamento de informações.

 

inbound-movies-2017-3.gif


4. Assista duas vezes!

É isso mesmo! Procure assistir o capítulo ou o filme duas vezes: a primeira, com legendas; a segunda, sem legendas. A ideia é aproveitar o fato de que a história já vai ser conhecida para que o foco esteja muito mais direcionado para o aprendizado de vocabulário. Assim, você consegue estimular suas habilidades de listening de maneira muito mais efetiva!

 

inbound-movies-2017-4.gif


5. Não se frustre se não entender algo… faz parte do aprendizado!

Lembre-se de que o objetivo principal é desenvolver habilidades de outro idioma através de um processo que deve ser prazeroso; se você não entender alguma palavra ou frase, não fique chateado: procure auxílio de recursos como um dicionário, algum blog especializado ou até mesmo as legendas do filme e tente novamente!

 

 

inbound-movies-2017-5.gif

 

Curtiu as dicas? Agora é só fazer uma pipoquinha, escolher seu filme favorito e aprender muito inglês com a ajuda da inFlux! Bye bye!

 

cta_blog-1.png

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.