Dicas de Aprendizado – Como aprender inglês lendo livros e revistas!

Você sabia que ler é uma das melhores maneiras de aprender um segundo idioma? Pois é, a leitura costuma ser um processo agradável de aquisição que também abre a mente para novas experiências e diferentes perspectivas. Além de aprender inglês, também é possível conhecer novas informações sobre cultura, sociedade, história e outros assuntos que você nunca viu antes. Então, quanto antes você adotar livros em inglês em seu aprendizado, mais rapidamente você pode atingir a fluência desejada! Veja agora algumas dicas para aprender inglês através da leitura:

Perca o medo dos livros!

Se você tem medo de pegar algum livro em inglês para ler porque acredita que não vai entender nada, saiba que existem excelentes títulos que não são nada difíceis de entender: basta evitar de início os grandes clássicos da literatura (que provavelmente vão utilizar uma linguagem pouco provável atualmente) e dar preferência para livros mais recentes, cuja linguagem é mais atual e mais provável de ser encontrada em um contexto real.

Aprenda no seu próprio ritmo

Outra vantagem do aprendizado através da leitura é a possibilidade de estabelecer o seu próprio ritmo; se você tem condições de dedicar mais tempo, seu progresso certamente será mais rápido, mas, se você tem restrições, isso não impedirá você de aprender no seu tempo. A mesma afirmação é válida para as dificuldades de aprendizado: se estiver difícil entender alguma coisa, simplesmente releia – faça da leitura prazerosa um exercício de aprendizado!

Aprenda bastante vocabulário – sem sofrimento!

Ao aprender um segundo idioma através da leitura, é muito importante fazê-lo através do aprendizado de vocabulário, pois conhecendo novas palavras, combinações de palavras (link post collocations) e expressões, é possível aprender também gramática, pronúncia e outras habilidades de maneira integrada; os livros e revistas, além de te ensinarem bastante vocabulário (e desenvolver todas estas habilidades), também apresentam a vantagem de ensinar tudo contextualizado, contribuindo para seu conhecimento cultural.

 

Se você está procurando um curso de idiomas, também é importante atentar para um método de ensino que leve estas características em consideração. Nada de ficar sofrendo para aprender tudo o que você precisa saber através de regras e termos técnicos que não dominamos nem em português, não é verdade?

Vamos dar uma olhada em algumas dicas de leitura?

 

inbound-livros-revistas-2017-harry-potter.jpg

 

1. “Harry Potter and the Sorcerer’s Stone”, de J.K. Rowling

A famosa série de romances de J.K. Rowling encanta adolescentes e adultos até hoje. Nessa história, Harry Potter, o famoso mago aprendiz, vive sem grandes perspectivas em um pequeno quarto improvisado embaixo de uma escada. Em um determinado dia, ele recebe um convite que mudará a sua vida pra sempre.

Os livros da autora são escritos em uma linguagem muito simples, mas igualmente rica em conteúdo. Se você tem curiosidade sobre o inglês britânico, você vai adorar essa opção!

 

inbound-livros-revistas-2017-animal-farm.jpg

 

2. Animal Farm, de George Orwell

Esse romance conta a história de animais que falam e que se rebelam contra os humanos através de uma linguagem simples, clara e rápida; a intenção de Orwell era satirizar o regime ditatorial de Stalin na União Soviética; se você aprecia história da humanidade, não deixe de conferir esse livro, seja qual for o seu nível de inglês.

 

inbound-livros-revistas-2017-man-sea.jpg

 

3. The Old Man and The Sea, de Ernest Hemingway

Este livro é uma excelente introdução à obra de Hemingway, escritor americano que foi premiado com um Nobel de Literatura; seu estilo direto e simples de escrita facilita muito para aprendizes de inglês. O romance conta a história de um pescador cubano e a sua batalha com um grande peixe, mas que, no fundo, leva o leitor à reflexões sobre a relação do homem com a vida.

 

inbound-livros-revistas-2017-girl.jpg

 

4.  “The Girl with All the Gifts”, de M. R. Carey

Este livro é excelente para aprendizes de nível básico, pois a história é contada apenas no present tense (link dica de gramática) pelo ponto de vista da protagonista – uma jovem garota que tem poderes especiais.

 

inbound-livros-revistas-2017-time.png

 

5. TIME

A TIME é uma das mais respeitadas revistas do mundo; sua proposta é a de trazer “um conhecimento mais profundo sobre o mundo em que vivemos”. É uma excelente opção para aprendizes em nível avançado, que já conseguem aprender vocabulário através da inferência de ideias pelo contexto geral.

 

Se você gostou das dicas de aprendizado, curta e compartilhe o post. Deixe também um comentário com as suas próprias dicas de leitura!

Bye for now!

Comentários