Inspiração Influx by Evelise Toporoski

Saiba tudo sobre como fazer intercâmbio na Irlanda

irlanda.jpg

A Irlanda é um dos países mais receptivos da Europa e possui condições facilitadas para estudantes do mundo todo, tanto para aprimorar o conhecimento em inglês, para trabalhar ou para fazer uma graduação ou pós no país.

Ficou interessado? Conheça outras vantagens de fazer intercâmbio na Irlanda!

Download ebook grátis sobre intercâmbioVisto

O país não solicita visto ou entrevista prévia para entrada. Caso faça uma viagem ao país por intercâmbio, você precisa apenas de seu passaporte e da carta da escola mostrando por quanto tempo você precisa ficar para os estudos, confirmando também a sua acomodação.

Ao chegar ao aeroporto de Dublin, o oficial da imigração analisará estes documentos e lhe dará um visto provisório que varia entre 30 e 90 dias. Quem precisar ficar no país por mais de três meses, deve fazer um registro na Guarda Nacional de Imigração (GNIB) para receber visto para maior tempo. O aluno tem até um mês para aumentar o tempo da sua estadia na Irlanda e solicitar o visto de estudante, que será estendido até o fim de seu curso.

Oportunidades de estudo e trabalho

Quem está no país para estudo e vai ficar pelo menos um ano, tem a oportunidade de trabalhar de maneira regular por 20 horas semanais (meio período por dia), enquanto estuda, e nas férias, pode trabalhar por até 40 horas. O salário mínimo pago é de 8,65 euros por hora.

A prática é chamada de emprego casual e tem algumas regras estabelecidas pelo governo. O índice de presença nas aulas, por exemplo, precisa ser de, no mínimo, 85%. Quem não cumprir, pode ter a solicitação de extensão de visto negada ou até mesmo ser deportado.

Por outro lado, se você se adaptar bem e deseja permanecer no país por mais tempo, depois dessa estadia como estudante pode procurar um emprego em sua área específica de estudo e obter o visto de trabalho permanente (work permit) ou o visto para residência (Green Card). Nesse caso, o emprego pode ser de período integral.

Curso de inglês na Irlanda

Diversas instituições de ensino oferecem cursos para estrangeiros aprimorarem o inglês em diferentes níveis, veja alguns deles:

- General English: é uma das opções mais procuradas, pois é um curso de inglês para aprimorar o conhecimento que você tem na língua, seja do básico ou avançado.

- Business English: Voltado para as áreas de negócios, como administração, vendas e marketing. Para fazer este curso, o aluno precisa ter nível avançado em inglês como pré-requisito.

- Preparação para testes de proficiência: Você pode fazer cursos para obter uma nota alta nos testes de proficiência como IELTS, TOEFL ou Cambridge. Este curso tem duração mínima de 4 semanas.

As cidades que mais oferecem estas oportunidades de estudo e emprego para estrangeiros são: Dublin, Cork e Galway – conheça mais sobre cada uma delas.

Faça o download do guia "Tudo sobre Intercâmbio". É grátis!

Dublin

irlanda-dublin.jpg

A capital da Irlanda, Dublin, é um dos destinos preferidos dos turistas. A cidade tem 600 mil habitantes, sem contar a região metropolitana, que faz duplicar o número de pessoas.

Na região não há prédios com mais de quatro andares e existe um misto de modernidade com construções históricas. É possível visitar os principais pontos turísticos do centro da cidade a pé, mas, caso precise utilizar o transporte público, você estará bem amparado, com ônibus e metrôs que fazem todos os trajetos. O ônibus Dublin Sightseeing faz a rota dos pontos turísticos e o visitante pode subir e descer nas paradas quantas vezes desejar.

Outra opção ainda mais surpreendente é a visita guiada do Viking Spash Tour, em que um guia turístico devidamente trajado de Viking explica a história da cidade, com um veículo em formato de anfíbio que percorre as principais ruas de Dublin, incluindo um percurso com água.

Os passeios preferidos dos turistas incluem o Trinity College, o Dublin Castle, Dublinia, a Galeria Hugh Lane, o National Museum of Ireland, além dos parques como o Saint Stephen’s Green e Merrion Square Park. É nessa região que também estão importantes zonas comerciais e turísticas – a Grafton Street e o Temple Bar.

Cork

irlanda-cork.jpgA cidade fica às margens do rio Lee e a origem do seu nome foi dada graças ao pântano onde está localizada.
A população da cidade chega a 140 mil habitantes e é considerada a segunda cidade mais importante do país, graças a seu desenvolvimento e intensa vida noturna, que atrai muitos jovens.

Ao mesmo tempo, outra parte do território de Cork ainda é pouco explorada e mantém pequenas aldeias com simpáticos moradores. Nessa região é possível conhecer a igreja de St. Ann’s Shandon, contruída em 1722, e o Museu Cork Butter, que conta a história de um dos produtos de maior exportação local: a manteiga. Outro castelo para visitação é o Desmond Castle, situado a 16 km ao sul do centro de Cork e foi construído em torno de 1500. No castelo está localizado o International Museum of Wine.

Galway

irlanda-galway.jpgEsta é uma cidade predominantemente universitária, a mais importante após Dublin, e possui um dos maiores atrativos turístico da Irlanda, o Cliffs of Moher.

A vida cultural de Galway é muito rica, com muitos "Pubs" e um estilo de vida descontraído, com opções culturais para quem gosta de música, teatro e cinema. Apesar de ser uma grande cidade no Condado de Galway, tem o estilo de vida de uma pequena vila, serena e tranquila. É conhecida também como a "Cidade das Tribos" por ter sido governada por 14 tribos prósperas durante a Idade Média.

A sua localização na ponta da Baía de Galway, voltada para o Atlântico, com ruas bonitas no estilo medieval e mercados charmosos tornam esta cidade inesquecível.

Curiosidades

Antes de viajar para a Irlanda, é importante conhecer alguns costumes locais para demonstrar que você se preocupou em conhecer a cultura deles - e para garantir que você não vai pagar nenhum mico!

  • É comum tomar chá com leite gelado, na maior parte das vezes sem açúcar. Seria nosso cafezinho do dia a dia!
  • Prepare-se para ver muitas galinhas! O país tem mais de 12 milhões dessa ave, é praticamente o triplo da população local!
  • Prefira o aperto de mão para cumprimentar os irlandeses. Apesar de serem muito simpáticos e receptivos, não estão acostumados com beijos e abraços na hora dos cumprimentos.
  • Antes de desembarcar do ônibus, é costume os passageiros agradecerem ao motorista pela viagem. Quem não agradece, passa a impressão de ser mal educado.
  • Os irlandeses gostam de puxar assunto com desconhecidos e geralmente falam sobre o clima do país.
  • O inglês que você vai ouvir na Irlanda pode soar diferente não apenas pelo sotaque, mas também porque eles criaram palavras novas por influência do gaélico. Por exemplo, o plural de vocês é “you” no inglês original, mas na Irlanda é comum falar “youse” para isso.
  • O esporte preferido do país é o futebol gaélico, a diferença é que nesse caso eles podem utilizar as mãos para o jogo.
  • O feriado de Saint Patrick’s Day é um dia de muita festa no país, em que todos se fantasiam e fazem desfiles de rua, assim como nosso Carnaval.
  • Há um pub para cada 100 irlandeses, ou seja, é mais comum do que se imagina!

Se quiser saber mais curiosidades, leia também o post "Algumas Curiosidades sobre a Irlanda".

 

Conheça também outros ótimos destinos para intercâmbio:

 

Comentários