9 maneiras de perder o medo de falar inglês

O medo de falar inglês bloqueia pessoas muito capacitadas a interagir no idioma. Muitas vezes, o estudante está capacitado, mas o assombroso “medo” impede que ele realize uma comunicação básica.

Se você está passando por isto, não se assuste! É uma situação emocional que afeta grande parte dos estudantes que estão aprendendo um novo idioma. Veja a definição da palavra medo no dicionário:

medo

/ê/

substantivo masculino

1.estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.

2.temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio.

Ou seja, tudo que é novo causa certo tipo de estranheza ou pânico. Assim, a primeira dica é tornar o idioma parte do seu cotidiano e tirá-lo do palco do desconhecido. Não deixe para usá-lo apenas naquela entrevista de emprego, bate-papo com o amigo ou prova oral do curso.

Para ajudá-lo a superar este medo, vamos compartilhar dicas funcionais que, se forem corretamente aplicadas, com certeza farão com que você drible esta dificuldade:

1.pngTreino

Você já deve ter ouvido falar que a prática leva à perfeição. O aprendizado de um novo idioma é algo que foge do seu dia a dia, então, mude este cenário. Se programe para ler, ao menos uma hora todos os dias uma letra de música, notícia de jornal americano, revista em quadrinho, enfim, torne o inglês parte do seu cotidiano.

 

 

2.pngAcostume-se a ouvir sua voz em inglês

Leia em voz alta algum texto no idioma ou cante uma música em inglês. Perceba como você consegue pronunciar as palavras de maneira correta. Assim, desenvolver diálogos pode soar de maneira mais natural e o medo será vencido!

 

 

3.pngPense em inglês

Está no ônibus ou fila do banco sem nada para fazer? Comece a pensar em inglês! Você pode tentar descrever as pessoas ao seu redor, como estão vestidas ou se ouvir alguma conversa, vá traduzindo para o inglês. Pensar no idioma é essencial para conseguir falar de maneira mais natural.

 

4.pngPrepare-se

A empresa que você trabalha vai receber um colaborador estrangeiro na próxima semana ou você vai participar de uma reunião em sua empresa que será em inglês. Estas são oportunidades de utilizar inglês já previstas e você pode se preparar para isso. Estude como recepcionar estrangeiros e qual a melhor maneira de ensiná-los a chegar em um restaurante ou ponto turístico. Para a reunião, estude termos estrangeiros da área em que você trabalha, para que você possa expressar suas ideias transmitindo conhecimento e confiança.

 

5.pngAssista séries e filmes com áudio e legenda em inglês

Este é um exercício super prazeroso. Sabe aquela série incrível ou filme que você adora assistir? Assista em inglês e preste muita atenção na pronúncia, expressões, gírias e aprenda ao máximo a forma de articulação deles. Se tiver no nível básico, assista o filme com legenda em português e depois veja novamente com a legenda em inglês. Em um nível mais avançado, comece com a legenda em inglês!

 

6.pngEsgote suas possibilidades para assimilar um texto em inglês

Nada de não entender uma palavra e já correr para o dicionário! Se ler pela primeira vez e não entender uma frase, leia várias vezes, veja as imagens, o título e busque entender o contexto, os termos em inglês e não palavra por palavra. O aprendizado de um novo idioma é um exercício complexo que exige bastante dedicação.

 

7.pngMantenha-se informado

Para complementar o aprendizado, aproveite as informações disponíveis na internet, de fontes confiáveis, que trazem dicas de termos e como aplicá-los na maneira correta na língua estrangeira. Além dos blogs, há uma série de aplicativos que te ajudam a aprender novas expressões que você pode utilizar ao se comunicar em inglês.

 

 

8.pngDomine as expressões de sobrevivência

Apesar de todos os treinos e atividades, os erros acontecem e são consequências de qualquer aprendizado. Se você errou, mantenha a calma e não se preocupe, afinal, isso não é nenhuma sentença de morte! O importante é saber reverter a situação e transmitir com clareza que você não entendeu e que a pessoa precisa repetir a mensagem. Então, domine expressões que podem te tirar de saias justas, como: Could you speak slowly? ou Sorry! I didn’t understand. Can you repeat that, please?

9.pngArrisque!

Esta é uma dica valiosa. Fale sozinho, com amigos, professores e pessoas que estão dispostas a ajudar. Enquanto você não arriscar, não terá experiências e aprendizado. Com acertos e erros, se comunicar em inglês fará parte de seu cotidiano e o medo ficará cada vez menor!

 

Seja para aprender inglês ou aprender a dirigir, tocar um novo instrumento ou aprender um esporte, além de muito esforço e dedicação, você terá muitos erros e acertos, mas que vão lhe tornar mais forte para alcançar o que deseja.


Curiosidade

Medo de falar inglês é apenas um dos medos que algumas pessoas enfrentam no dia a dia. Segundo pesquisa da Datafolha (2013), o maior medo dos entrevistados é perder as pessoas que amam ou que algo de ruim aconteça com os filhos.

Além disso, em comparação com a mesma pesquisa realizada em 2008, novos medos foram citados, como o de ter a conta do Facebook invadida, celular roubado ou ficar sem conexão com a internet. Veja abaixo o gráfico da pesquisa com todos os medos citados:


tabela-medo.png

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.