Inglês by Denilso de Lima

Como aprender phrasal verbs

Muita gente acha que a melhor maneira de aprender phrasal verbs é através de listas e mais listas. Há na internet sites com lista de phrasal verbs mais usados em inglês, phrasal verbs com determinada preposição, phrasal verbs com isto e com aquilo.

Eu não acredito muito nesta ideia de aprender phrasal verbs por meio de listas. Acho uma verdadeira perda de tempo. As dicas que sempre dou aos alunos e alunas são as mesmas dicas que descrevo nos parágrafos a seguir.

A primeira coisa a fazer é se livrar das listas. Esqueça-as! Jogue-as fora! O negócio é aprender um phrasal verb de cada vez. Nada de fazer listas contendo 10 ou mais phrasal verbs. Acredite! Não vale a pena. Procure aprender um de cada vez [pacientemente]. O resultado será muito mais satisfatório e menos frustrante para você.

Em segundo lugar, observe como o phrasal verb é usado. Observe que palavras estão sendo usadas antes ou depois. Observe com que palavra o phrasal verb é combinado na sentença. Observe quaisquer curiosidades que estejam nos arredores do phrasal verb. Enfim, desenvolva a sua capacidade de noticing [observação].

Por fim, crie seus próprios exemplos. Porém, baseie seus exemplos levando em conta as observações que você fez com relação ao phrasal verb estudado. Se possível pesquise mais sobre aquele phrasal verb e o sentido [significado] que ele tem no contexto que você o encontrou. Crie exemplos parecidos e com o tempo arrisque-se a criar exemplos um pouco diferentes.

Lista-de-Phrasal-Verbs-222x300

Que tal um modelo para que você entenda melhor o que estou procurando ensinar neste post? Observe as sentenças abaixo.

We've sorted out the computer system's initial problems.
I guess you have to sort out this problem right now.
If you can wait a moment, I'll sort that problem out for you.

Nas sentenças o phrasal verb é 'sort out'. Observe que em todas elas a palavra 'problem' [problema] também aparece. Logo, você começa a perceber [notice] que 'sort out' e 'problem' costumam aparecer juntas. Isto quer dizer que elas combinam [collocate]. Você então observa que o significado de 'sort out a problem' é 'resolver um problema', 'solucionar um problema' ou 'encontrar uma solução para um problema'.

Será que isto é tudo? Não! Veja só! Na última sentença temos 'sort that problem out'. Isto significa que 'sort out' quando usado com a palavra 'problem' pode ser escrito separadamente. Além disto, observe que no último exemplo temos 'sort that problem out for you', ou seja, se temos de dizer 'resolver um problema para alguém' teremos de usar 'sort out a problem for someone'. Note a preposição 'for' na sequência. Feitas as observações você pode procurar por mais exemplos na internet ou em dicionários [ou quem sabe criar seus próprios exemplos]:

Did you sort out that problem?
Did you sort that problem out?
Can you help me sort out this problem?
Can you help me sort this problem out?
Why don't you sort that problem out for me?
Why don't you sort out that problem for me?

É isto! Acredito que se você fizer assim, começará a melhorar cada vez mais e mais na sua relação com os tais phrasal verbs. See ya! Take care!

Comentários