Gramática by Denilso de Lima

"Many", "Much" e "a lot of"

A dica dada ontem sobre o uso de "many" e "much" fez com que alguns alunos inFlux e leitores do nosso inFlux blog questionassem sobre o uso da expressão "a lot of". Então vamos falar a respeito disto no post de hoje. Se voce ainda não leu a nossa dica anterior, clique aqui para ficar atualizado no assunto de hoje!

A expressão "a lot of" pode ser usada a qualquer momento no lugar de "many" e "much". Isto porque a expressão tem o mesmo significado de "many" e "much", ou seja, "a lot of" significa "muito(s)", "muita(s)", "bastante". Vejam no quadro abaixo:

novoblog30

Agora vamos ver alguns exemplos:

I have many books. ou I have a lot of books. = Eu tenho muitos livros.

We don't have much time. ou We don't have a lot of time. = Nós não temos muito tempo.

Mas, já que o significado é o mesmo, existe diferença quanto ao uso das expressões? Bom,vamos lá! "many" e "much" são normalmente usadas com mais frequência em sentenças negativas ou interrogativas. Veja os exemplos:

I don’t have much money - Eu não tenho muito dinheiro.

Do you have much money? - Você tem muito dinheiro?

She doesn’t have many friends - Ela não tem muitos amigos.

Does she have many friends? - Ela tem muitos amigos?

Já nas sentenças afirmativas é muito mais comum usarmos "a lot of" ou sua forma mais informal: "lots of". Vejam nas sentenças abaixo como ficariam com o uso de "a lot of":

I have a lot of money ou I have lots of money - Eu tenho muito dinheiro.

She has a lot of friends ou She has lots of friends - Ela tem muitos amigos.

Espero ter deixado isto bem claro! Para melhor gravar o que vimos hoje, procurem criar algumas sentenças utilizando estas palavras e compartilhem com seus colegas e professor!

See you next time!

Comentários